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10 motivos para você automatizar as vendas agora

por: Afonso Bazolli
fonte: Sóvis
18 de setembro de 2023 - 17:02

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Pequenas e médias empresas, grandes marcas internacionais, startups dos mais variados segmentos ou mesmo uma loja que abriu as portas no último ano. Quem está no mercado sabe que não dá para abrir mão da tecnologia hoje. E quando pensamos em estratégias e soluções para automatizar as vendas, este cenário fica ainda mais evidente.

O mercado atual exige produtividade full time das empresas e, para se destacar neste ambiente competitivo ao extremo, um processo eficaz de automação da força de vendas é essencial. Ou seja, para fazer parte do ranking das grandes empresas pelos próximos anos, é preciso entender hoje a importância de uma venda mais inteligente.

Sua empresa já está preparada? Confira 10 motivos definitivos para você automatizar as vendas agora e sair na frente da concorrência.

1 – Mobilidade é sinônimo de rentabilidade ao automatizar as vendas

Todo mundo utiliza o smartphone para se divertir, trabalhar e ganhar tempo. Por que seria diferente com seus vendedores? A automação da força de vendas está diretamente ligada ao avanço da tecnologia mobile e você, como gestor, deve aproveitar o momento.

Um “vendedor mobile” do século XXI já trabalha com 100% do seu tempo em um ambiente digital, mobile e conectado. E tem um motivo para isso: agilidade!  O vendedor que atende o cliente com rapidez e precisão, é o novo vendedor de sucesso. Você já pensou o quanto está perdendo cada vez que precisa retornar ao escritório para acessar o sistema e fechar um pedido?

2 –Atendimento eficaz é o decisor na hora de converter ou reter cliente

O cliente sempre tem razão e sempre tem pressa. Estas são leis que não mudam. Automatizar as vendas engloba estes dois importantes pilares de uma relação comercial.

Agora, pare e analise friamente: seus vendedores atendem os clientes como deveriam?

Parece óbvio, mas atender bem o cliente é imprescindível para o sucesso da negociação e a automação de força de vendas garante isso. Segundo Chris Wong, vice-presidente de estratégia e gestão de produtos da IBM, “O futuro da automação das vendas é a forma como usamos sistemas inteligentes para construir relacionamentos com os clientes”.  Automatizar as vendas reflete na boa qualidade do atendimento e, consequentemente, na conversão e retenção de clientes.

Nenhum vendedor sente-se estimulado ao abrir o itinerário do dia e perceber que irá passar mais tempo se deslocando pela cidade, de um cliente a outro, pela falta de organização, seja por região ou prioridade. A boa notícia é que o gerenciamento de rotas é um dos benefícios diretos da automação das vendas. Veja o caso do software SOVIS/FV para força de vendas.

3 – Rotas inteligentes transformam performance de vendas

A inteligência deste sistema permite diminuir o tempo de deslocamento entre clientes, otimizando o tempo do vendedor e, consequentemente, aumentando a meta diária e possibilita mais visitas. Ferramentas como o SOVIS/FV tornam possível a gestão de rotas por ordem de visitas, frequência, período, dia da semana, previsão de venda e muito mais. É o tipo de automação que toda empresa só tem a ganhar em performance de vendas e gestão integrada.

4 – Atualização de relatórios em tempo real garante estratégias assertivas

Dentro do mesmo cenário é possível gerar relatórios gerenciais conforme o modelo do seu negócio. Em outras palavras, a automatização de relatórios de vendas te livra dos padrões genéricos de relatórios e métricas, além de disponibilizar dados relevantes e extremamente direcionadores estrategicamente.

Esse tipo de sistema inteligente, alimenta os relatórios com informações dos ERPs e da base de dados coletada em campo, além disso permite a personalização conforme os dados que deseja extrair, forma de exibição de gráficos, filtros e outros detalhes que facilitam a análise sobre as vendas da sua empresa.

5 – Gestores atualizados engajam mais

Uma das maiores dores dos gerentes é falta de visão sobre a atuação do seu time comercial. Porém a automação da força de vendas garante a você gestor uma maior visibilidade da equipe.

Porque as informações como controle de roteirização, acesso a mapas com geolocalização, localização em tempo real, horários exatos das visitas realizadas, tempo de permanência e gráficos de análise de desempenho, por exemplo, permitem um gerenciamento integrado sobre o que está acontecendo com as vendas, como é possível melhorar, quais são as melhores oportunidades e por aí vai.

Uma funcionalidade interessante dentro deste ambiente integrado e digital é o Check-in/Check-out, que permite ao gestor a verificação do número de visitas realizados pelos representantes comerciais ao longo de um dia, por exemplo. É possível conferir online a localização do vendedor, horários exatos das visitas realizadas, tempo de permanência em cada cliente e outras informações.

6 – Cadastro atualizado a qualquer hora, em qualquer lugar

Com certeza você já perdeu tempo buscando dados de clientes, anotados em rascunhos ou bilhetes, para discutir informações sobre pagamento ou entrega de produtos e não encontrou.

Pode até parecer um diferencial não tão relevante assim, mas ter um cadastro atualizado e disponível online é importantíssimo. Pois você e seus vendedores externos podem precisar com urgência de um e-mail ou telefone dos clientes quando menos esperam.

7 – Catálogo virtual garante redução de erros no fechamento de pedidos

Por falar em acesso a informações importantes, não podemos esquecer que uma automação de vendas eficaz necessita de ferramentas de suporte, que entreguem inteligência e organização com praticidade e segurança que a operação busca.

Com um catálogo virtual completo, o vendedor tem em mãos um sistema que apresenta fotos, detalhes técnicos, situação de estoque e outras informações sobre os produtos que o cliente deseja comprar.

Com isso, a chance de erro no envio de produtos ou na quantidade é reduzida, pois o vendedor confere online tudo sobre o item, apresenta para o cliente e fecha o pedido na hora sem qualquer dificuldade.

O catálogo virtual também é uma vitrine de oportunidades, principalmente para a venda por impulso. Porque seus vendedores podem apresentar outros produtos relacionados ao interesse do cliente, potencializando novos negócios.

Importante lembrar que comprar por impulso faz parte do perfil do brasileiro. Isso significa que você precisa entender o que leva seu cliente a tomar esta iniciativa. O professor de Psicologia da Universidade de Navarra, Pablo Ruisoto, mostra alguns fatores que levam ao consumo por impulsividade na revista BBC.

8 – Total controle financeiro durante as negociações

Uma das tarefas mais “chatas” de um vendedor é ter que cobrar os clientes. Mas por outro lado, um software de automação das vendas oferece uma visão clara e objetiva de quais empresas estão devendo.

Também permite verificar quais são os valores envolvidos, prazos não foram cumpridos e pendências em um futuro próximo. Com tudo isso em mãos, o vendedor atende o cliente com mais confiança e precisão, sabendo exatamente “onde pisar” e quais negociações podem ser abertas ou não.

9 – Nota fiscal na mão

Esta é uma das funcionalidades mais desejadas pelos vendedores, pois ele está correndo o risco de retornar à empresa para gerar a NF, demorar para fazer ou mesmo esquecer de emitir.

Ao automatizar as vendas é possível entregar a nota fiscal ao cliente no momento da venda. É uma ação transmite dinamismo e modernidade, agregando à imagem da empresa valores raros no mercado de hoje.

0 – Suporte técnico personalizado e atualizado em tempo real

Contar com o suporte técnico de especialistas em automatizar as vendas é essencial no dia a dia. Desta maneira, sempre que uma atualização é lançada ou uma nova funcionalidade é adicionada, automaticamente sua empresa já pode usufruir.

Importante: sempre com atendimento personalizado para que nenhuma funcionalidade fique sem explicação.

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