Por: Thiago Compan
Como irá implementar se você não pode medir?!
Nós que trabalhamos com vendas temos que ter índices para saber como estamos nos saindo, como a empresa está chegando no ponto de equilíbrio, como vai a lucratividade, e quanto e como o cliente X está comprando, como melhorar esse número e por aí vai.
Pensando nisso e em nossas vendas do dia a dia, cheguei em 20 KPIs para te ajudar a alcançar o sucesso e mostrar para seus futuros clientes que você pode muito mais com a parceria que procura!
Lembre-se de criar uma possível e realista meta antes de medir algo que não existe ou que não tenha a ver com sua empresa.
E aí, qual é a sua meta diária, semanal, mensal e anual?! Já bateu os 2 primeiros meses?!
Agora que já está ciente das metas, vamos à lista:
1 – Vendas por hora, dia, semana, mês e ano;
2 – Tamanho médio do pedido;
3 – Margem média de lucro;
4 – Taxa de conversão (quantos leads entram e você aborda para quantas vendas fecha);
5 – Taxa de conversão da página de produto;
6 – Novos Clientes X Clientes que já compraram antes;
7 – Participação de mercado;
8 – Número de pedidos onde um produto foi vendido com outros produtos complementares;
9 – Número de seguidores, comentários, likes e shares no Facebook, Twitter, Instagram ou Pinterest;
10 – Número de seguidores, comentários, likes e shares no blog da empresa;
11 – Número de visualizações dos vídeos da loja no YouTube;
12 – CTR de web banners ou qualquer outro tipo de propaganda na web, na própria loja virtual ou até mídias offlines;
13 – Número e qualidade das resenhas de clientes pelo whatsapp, facebook ou em vídeo;
14 – Custo de Aquisição de Clientes por canal;
15 – Participação dos TOP 30% dos clientes no total de vendas da loja (sempre ter um CRM);
16 – Número de vezes que o cliente volta à loja até comprar o produto;
17 – Tempo de Resolução dos problemas;
18 – Número de vendas com Recomendações Cross-Sell (vender mais algum artigo) e Up-Sell (vender um artigo com valor maior);
19 – Vendas por Whatsapp;
20 – “Lifetimecustomervalue” ou valor de tempo de vida do consumidor;
E mais,
21. Número de vendas de todos os vendedores.
Esses 21 KPIs não são apenas para o Dono, Diretor ou o Gerente da empresa medir. Os VENDEDORES devem estar a par desses números!
Você quer crescer e quer sempre maior resultado, e com essa dica, você aumentará muito suas vendas!
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