Jul
25

3 coisas que farão o seu cliente vender o seu produto, gratuitamente

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
24 de julho de 2016 - 14:03

3-coisas-que-farao-o-seu-cliente-vender-o-seu-produto-gratuitamente-televendas-cobranca

Me peguei vendendo produtos – automaticamente e gratuitamente – de uma empresa em quesou apenas cliente. O que nos leva a fazer isso e que pode levar o seu cliente a fazer o mesmopor você?

Por: Rafael Recidive

Há poucos dias eu estava conversando sobre negócios com um amigo, estudante de administração, e quando percebi já fazia pelo menos dez minutos que eu estava elogiando um tradicional restaurante da minha cidade. Cheguei até a dizer: “vai lá e consuma o que quiser, se não ficar satisfeito eu te dou o seu dinheiro de volta.” E olha que o posicionamento (aquilo que marca e identifica o negócio) do local com certeza não é o preço baixo.

Foi aí que eu percebi a que nível eu tinha chegado e até senti a necessidade de informá-lo que não estava ganhando nada para indicar esse restaurante.

De fato eu não ganho nada para indicar o restaurante, nem sequer conheço o dono do estabelecimento.

Isso me fez questionar o que me levou a fazer essa propaganda automática e gratuita para uma empresa, sendo eu apenas mais um cliente desconhecido que frequenta eventualmente o negócio.

Eu queria trazer isso para o meu negócio. Imagino que todo empresário quer ter clientes vendedores. Em marketing podemos dar a isso o nome de prova, ou prova social.

Quando precisamos de um médico, normalmente confiamos e tendemos a ir naquele que algum conhecido nos indica. O mesmo vale para outros tipos de negócio. Se vamos a um restaurante, provavelmente o que tem mais pessoas será naturalmente mais atraente, já que aquelas pessoas tendem a indicar que ali é um bom lugar.

Foi aí que cheguei à conclusão dos motivos que podem fazer os seus clientes venderem o seu produto para você (e de graça):

- Qualidade do atendimento: já fui dezenas de vezes ao mesmo restaurante. Em todas as vezes fui bem atendido e nunca tive problemas relacionados ao atendimento;

- Qualidade dos produtos: os pratos servidos no restaurante sempre me dão água na boca e um gostinho de “quero mais” quando lembro da última experiência que tive lá. Isso é tão interessante que alguns pratos levam 50 minutos pra sair. Mesmo assim conseguimos esperar satisfeitos porque sabemos o resultado;

- Ambiente agradável: o ambiente é super agradável. Não há problemas nem na temperatura e nem há ruídos exagerados, que atrapalham uma boa conversa.

Ao final da experiência você paga a conta satisfeito e sai do local com a certeza de que voltará em breve. De quebra, ainda vende o produto do lugar naturalmente e sem ganhar comissão pra isso.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: