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11 de fevereiro de 2019 - 18:02

4-dicas-essenciais-para-quem-quer-se-comunicar-melhor-e-vender-mais-televendas-cobranca

Por: Fernanda Balieiro

Postura, sintonia, objetividade e curiosidade são elementos essenciais para o bom vendedor

Que o Silvio Santos já foi camelô, todos nós sabemos, mas você sabia que o famoso comunicador Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV e apresentador do programa “Mega Senha”, já foi vendedor de lingeries? Ou que César Filho, âncora de telejornalismo do SBT, já vendeu chocolates? A profissão de apresentador e vendedor, definitivamente, parece guardar algumas semelhanças e a principal delas é a capacidade de se comunicar.

Sim, o vendedor precisa ser hábil não só com as palavras, mas também com todos os artifícios usados durante a comunicação. É dessa forma que ele garante melhores resultados, pois consegue agradar o cliente e, principalmente, persuadi-lo durante toda a abordagem. Esse assunto é tão importante que resolvemos criar este post especial.

Confira 4 dicas para você se comunicar melhor e vender mais!

1. Tenha postura

Um aperto de mão. Um desvio de olhar. Tudo isso também é comunicação! A postura do vendedor é essencial durante a abordagem. Pode transmitir confiança, insegurança e, até mesmo, a mentira. Todos nós, inconscientemente, podemos reconhecer e interpretar esses sinais, e isso impacta diretamente na decisão que tomamos.

Por isso, é importante não só que o vendedor mantenha uma boa linguagem corporal, mas também saiba interpretar, no nível racional, todos os sinais transmitidos pelo cliente. Hoje existe, inclusive, cursos direcionados especificamente para esse tipo de treinamento.

2. Busque sintonia

Pessoas conversam o tempo todo, mas será que estão se comunicando de verdade? Embora essa pergunta pareça paradoxal, o fato é que, na maioria dos casos, falar não é sinônimo de se comunicar. Se duas pessoas não estão em sintonia, dificilmente podem chegar a mesma conclusão. O resultado é que, no final das contas, as duas podem começar a falar línguas diferentes — mesmo dentro do mesmo idioma.

Por isso, procure descobrir quais são as necessidades do consumidor, entenda os seus problemas, e elabore respostas assertivas, de acordo com a ocasião, assim você conseguirá vender mais e com qualidade. Temos dicas de livros interessantes sobre esse tema.

3. Seja objetivo

Bons comunicadores não dão muitas voltas e o mesmo deve ser feito pelos vendedores. Eles precisam saber exatamente onde pretendem chegar com aquele diálogo. Por isso, a objetividade durante a comunicação de vendas é tudo.

Sim, os scripts são uma excelente ferramenta para que o vendedor tenha sempre em mente os principais pontos que devem ser abordados durante a venda, mantendo assim a objetividade. No entanto, eles devem ser apenas usados como um norte, e não serem seguidos à risca. O importante é saber se adaptar e entrar em sintonia com o cliente, como vimos anteriormente.

4. Seja curioso

Por fim, é sempre bom ser curioso em relação a outra parte. Todas as pessoas são fontes de informação, que podem ser usadas durante as vendas. Por isso, você deve sempre fazer perguntas pertinentes, que tragam à tona qualquer tipo de informação valiosa.

Com as respostas, você pode descobrir como abordar o cliente da melhor forma, quais são os produtos que podem interessá-lo, entre muitas outras coisas. Por isso, é fundamental que o vendedor seja curioso e mostre interesse durante a conversa.

E o que acha de arquivar todas as informações em um local seguro? Isso vai facilitar o trabalho de quem precisar consultar algo referente a um cliente específico ou do próprio gestor comercial, quando quiser saber como anda uma negociação. Um aplicativo para gestão comercial pode ajudá-lo com isso!

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