Oct
05

4 erros que você deve evitar em uma venda

por: Afonso Bazolli
fonte: Omnize
04 de outubro de 2016 - 18:07

4-erros-que-voce-deve-evitar-em-uma-venda-televendas-cobranca

Fazer uma venda nem sempre é uma tarefa fácil. E algumas atitudes podem fazer com que isso seja ainda mais difícil do que deveria! Os erros nesse processo são muito comuns e podem acabar não só prejudicando transações complicadas, como até atrapalhando as que estavam praticamente garantidas. Ser um profissional nessa área requer uma atenção especial e certo talento para aprender a “ler” os clientes e saber ao certo como agir.

Se você trabalha no ramo e não aguenta mais ver seus clientes saindo de mãos abanando, não se desespere: com as nossas dicas você fechará negócios muito mais facilmente!

Não ouvir com atenção

Ouvir seu cliente com atenção pode lhe render mais do que você imagina. A verdade é que as pessoas demonstram, mesmo que de maneira inconsciente, seus desejos e vontades durante seu discurso. E um vendedor experiente – e inteligente – não pode abrir mão disso como uma boa estratégia para oferecer a esse cliente exatamente o que ele está pedindo!

Normalmente, ele vai perguntar sobre aquilo que está procurando, talvez compartilhará até o quanto de dinheiro que está disposto a gastar e eventualmente lhe dará o caminho das pedras até que você consiga cumprir seu objetivo. Se você for esperto, vai escutar com atenção e seguirá esse caminho!

Não saber quando insistir

Se você seguiu a primeira dica, o cliente já está lhe dando algumas dicas e você está escutando com atenção. Porém, mesmo que tudo esteja correndo da melhor maneira, pode ser que a pessoa do outro lado hesite. E é nesse momento que você pode e deve insistir! Use seu melhor sorriso, fale sobre as vantagens do produto, mostre como o preço está bom e como aquele produto ou serviço vai fazer uma tremenda diferença na vida daquela pessoa. Se for preciso até conte uma história pessoal sobre você, alguém de sua família ou qualquer pessoa relacionada àquele item. Isso vai trazer mais segurança, gerar empatia e facilitar todo o processo!

Não saber quando parar

Da mesma forma que é preciso saber quando insistir, também é necessário saber quando parar. Não há nada pior do que um vendedor insistente além da conta. Muitas vezes a pessoa vai querer um momento só dela para refletir e pensar se efetivamente fechará o negócio. Ela vai demonstrar isso claramente através do gestual, das expressões e até de palavras. Quando perceber isso, recue um pouco e aguarde.

Não conhecer os produtos

Para finalizar, um dos maiores erros que um vendedor pode cometer é não conhecer seus próprios produtos. Conheça o que a sua empresa tem a oferecer de trás para frente, em todos os detalhes, e só então comece a pensar em vender. Caso contrário, você pode passar vergonha em vez de fechar um negócio!

Cometer erros como os listados aqui é mais perigoso do que você imagina: eles não só matam qualquer venda, como também podem fazer a empresa ou loja perder de vez um cliente habitual. Portanto, tome as devidas precauções: treine e motive sua equipe constantemente e determine metas de vendas ambiciosas, porém atingíveis.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Boa Tarde!

    Gostaria de receber mais dicas.

    Muito Obrigado

    Zibio em 07 de outubro de 2016 - 17:44

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: