Empresário ensina dicas que podem ser seguidas por pequenas e médias empresas
O começo do ano é sempre pautado em planejamento e resoluções do que fazer e do que não fazer. Para o empresário, especialista e professor Anderson Gil, existem alguns pontos que já observou em seus próprios clientes e acredita que ao ajustá-los, o negócio poderá ter resultados surpreendentes.
Anderson, que é diretor de Marketing e Negócios da Followize, SaaS de gerenciamento de leads, mostra quatro lições para acertar nas estratégias de vendas em 2018.
1- Planejamentos mais curtos
Muitas empresas fazem um plano para o ano todo, mas se esquecem que o mercado pode ter variações e mudanças podem ocorrer, como posicionamento, contratação de pessoas, direcionamento do foco, entre outros. “O importante aqui é diminuir o período planejado, de 3 a 6 meses no máximo”, conta Anderson.
2- Acompanhamento objetivo
Não adianta fazer reuniões a todo momento para definir o que será feito. É fundamental sim, acompanhar o que será feito, mas com parcimônia. “Uma reunião no começo ou no fim da semana é suficiente com cada departamento. Não precisa juntar todo mundo no mesmo lugar e perder tempo de pessoas da equipe com assuntos que ela não pode contribuir”, explica o empresário.
3- Replicar o que está dando certo
Anderson comenta que é necessário abrir os olhos para o negócio: “às vezes a vontade é ter um monte de clientes diferentes, mas antes é preciso identificar quem é o perfil do principal consumidor e se existem mais para prospectar. Seus futuros clientes estão bem mais próximos do que imagina”.
4- Não errar nos três pontos principais
Para finalizar, o empresário ensina que existe uma tríade que não pode ser deixada de lado para quem usar qualquer tipo de software de gestão: encontrar um processo que funcione para todos; cuidar para que as informações inseridas sejam de qualidade; e equipe treinada para registrar todos os dados. Quanto mais estes pontos estiverem redondos, mais fácil será fazer relatórios e todo o acompanhamento será mais fácil.
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