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5 dicas eficazes para gerar mais vendas para nichos

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce News
03 de julho de 2019 - 17:03 - atualizado às 21:12

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O conceito de Cauda Longa é aplicado pelos estatísticos há várias décadas. Nos últimos anos, porém, tem recebido grande atenção dos lojistas virtuais. E há uma razão para isso. Quem popularizou a “Cauda Longa” no mundo dos negócios foi o jornalista Chris Anderson, num artigo publicado na revista Wired, em 2004.

Na atual economia, o conceito de cauda longa ganha força quando se verifica o enorme espaço de crescimento para produtos de nicho. Segundo o Diretor de Sucesso do Cliente na JN2 Ecommerce Expert, Saulo Cardoso, isso acontece porque, diferentemente do mercado físico, na internet não é preciso mais investir somente nos produtos best-sellers. “Com as vendas online, é mais fácil chegar a grupos pequenos e encontrar nichos”, diz.

Para aplicar com êxito esse conceito e impulsionar as vendas no e-commerce, Cardoso lista 5 dicas infalíveis para melhor explorar a cauda longa. Confira:

Utilize Palavras-Chave únicas e inusitadas

Todo os dias, cerca de 15% das buscas feitas no Google são inéditas, isto é, combinações de palavras-chave buscadas que são novidade mesmo para o Google. Portanto, assinala Cardoso, produzir páginas, posts ou mesmo oferecer produtos digitais com palavras-chave específicas, do tipo que ninguém ainda oferece, é ótima ideia.

Talvez possa parecer inusitado oferecer, por exemplo, “fantasias de urso panda”. Contudo, explica Cardoso, considerar que as pessoas também estão buscando por “fantasia panda criança”, “fantasias panda tamanho grande”, “fantasia kung fu panda” e assim por diante, é a chave do sucesso. “Seja o primeiro a oferecer conteúdo e produtos para as pesquisas realmente específicas”, aconselha.

Invista em palavras-chave específicas

Pesquisas mostram que o primeiro resultado no Google recebe 33% do tráfego da busca, e essa mesma pesquisa mostra que mais de 90% dos internautas não passam da primeira página. É na primeira página que o clique acontece. Para a loja virtual estar lá, Cardoso cita dois caminhos possíveis:

– Investir enorme tempo e recursos no SEO da loja para brigar com os grandes pelas melhores palavras-chave;

– Aproveitar-se do conceito da Cauda Longa e vencer pelo caminho mais suave: trabalhar para ser o primeiro lugar, mas para algumas combinações específicas de palavras-chave. Isto é, utilizar a Cauda Longa com inteligência. A quantidade de buscas feitas no Google com um agrupamento de 04 (ou mais) palavras é menor e menos concorrido.

Busque termos relacionados à sua Palavra-Chave

Existem diversas ferramentas disponíveis que podem ajudar nesse processo. Ao definir as palavras-chave, Cardoso cita dois momentos diferentes:

– Selecionar o grupo de palavras-chave mais relevantes para a loja virtual. Neste momento, convém utilizar o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords.

– Buscar as variações das palavra-chave localizadas, com base na relevância das buscas atuais. Uma boa dica é utilizar o Ubersuggest. Digite palavras-chave e ele vai mostrar termos relacionados que as pessoas estão buscando no Google.

Identifique os Nichos e venda para eles

Cardoso alerta que vender para a Cauda Longa é mais do que vender para um nicho: “às vezes, trata-se de vender para o nicho do nicho. Uma forma de encontrar e engajar esses consumidores é em fóruns, comunidades e grupos de discussão da internet”, diz.

Existem fóruns para absolutamente qualquer coisa: admiradores de arquitetura antiga, homens que trocam dicas de paquera, amantes de gatos persa etc. “Com ações voltadas para esses grupos, a loja ganha ainda mais visibilidade quando essa busca ocorrer no Google”, afirma.

DICA BÔNUS

Cardoso defende que um usuário que está buscando por uma palavra-chave de Cauda Longa está mais propenso a comprar o produto do que outro que não está buscando na Cauda Longa. E ele dá um exemplo prático: um usuário que busca no Google por “iphone 6 32Gb comprar”, e outro que busca apenas por “iphone”.

A chance do primeiro usuário se tornar um cliente é maior do que a do segundo. Por quê? Pense que, neste último caso, o usuário pode estar procurando outra coisa que não seja comprar iphone, como por exemplo uma imagem para colocar na sua apresentação, curiosidades do aparelho, a história do iphone, ou qualquer outra informação que não seja comprar. “Garimpar clientes dentro usuários que não estão na Cauda Longa é uma tarefa árdua e cara. Prefira o caminho mais suave, ele vai te levar ao mesmo lugar”, conclui.

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