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5 estratégias para atender com excelência e vender mais

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
15 de janeiro de 2019 - 18:09

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Será que satisfazer as necessidades, estar preparado e ter simpatia não são o mínimo que devemos esperar de uma empresa? Estariam os atendimentos tão ruins que, o simples fato de atender “bem”, já seja considerado como excelente?

Por: Anderson Govoni

Por que falar sobre excelência no atendimento? Acredito que não apenas eu, mas você também gosta de ser bem tratado, correto? Hoje, o país vive um período de crises: crise econômica e crise política. O que torna o comportamento do consumidor um tanto quanto retraído em relação a novos investimentos. Com isso, torna-se fundamental tomar ações para, pelo menos, frear um pouco os reflexos destas crises e manter as pessoas dentro das nossas empresas.

E, mesmo assim, sabendo que é muito importante o bom atendimento, principalmente agora, quando os clientes estão mais exigentes e inseguros com relação ao futuro do país, ainda existem os “perpetuadores do mau atendimento”. Vocês conhecem os “perpetuadores do mau atendimento”! Eles estão por toda a parte. Eu já fui atendido por vários, e quase que diariamente, tenho exemplos de pessoas que não foram bem tratadas em estabelecimentos comerciais.

Os dicionários definem excelência como a qualidade de excelente, e mais, superioridade, grandeza etc. Considero alguns aspectos que demonstram muito bem um atendimento de excelência: superar as expectativas das pessoas, torná-las fiéis à sua marca através de um atendimento superior ao oferecido pela concorrência, despertar sentimentos bons em relação ao seu produto/serviço e encantá-las!

Em minhas redes sociais, lancei a seguinte pergunta: O que é um atendimento de excelência para você? Após realizar uma pesquisa rápida, pude constatar que, apesar de algumas respostas unânimes, o significado de um atendimento de excelência muda de pessoa para pessoa. Isso ocorre por inúmeras influências. Porém, todos eles concordam nos seguintes aspectos: satisfazer as necessidades, estar preparado, ter simpatia, proporcionar experiência e superar as expectativas.

Mas, será que satisfazer as necessidades, estar preparado e ter simpatia não são o mínimo que devemos esperar de uma empresa? Estariam os atendimentos tão ruins que, o simples fato de atender “bem”, já seja considerado como excelente?

A seguir, listo 5 estratégias para realizar um atendimento de excelência e conquistar mais clientes. Confira!

1. Atender bem deve ser o básico

Vamos combinar que não precisamos falar de bom atendimento, pois isso já é regra. Quando um cliente busca uma empresa já espera que seja bem atendido. A regra é atender bem. Com uma forte competitividade e multiplicação de empresas antenadas no cliente, quem não atende bem, não terá vida longa no seu mercado de atuação. Vá além do “bom atendimento”!

2. Goste daquilo que você está oferecendo

Parece clichê, mas é muito melhor acordar cedo e ir fazer o que se gosta e vender aquilo que a própria pessoa iria adquirir. Ame o que você oferta ou, pelo menos, não desconte a sua insatisfação nos seus clientes. Já fui atendido por inúmeras pessoas que jogaram os seus descontentamentos nos péssimos atendimentos realizados. O cliente não tem culpa das frustrações dos “perpetuadores do mau atendimento”.

3. Conheça MUITO bem o seu produto

Não vejo um atendimento de excelência ser realizado sem conhecer a fundo o que está sendo ofertado ao público. Conhecendo bem o produto você fica mais seguro para falar com cliente e, consequentemente, pode atender com excelência. Seja um expert da sua área de atuação!

4. Conheça MUITO bem o seu cliente

Escute-o, entenda quais são as suas necessidades, busque conhecer, cada vez mais, aquela pessoa. Quanto mais você souber do seu cliente, melhor irá atendê-lo.

5. Dê total atenção ao seu cliente

Preste atenção a tudo o que ele falar. Não deixe margem para dúvidas e pergunte se pode ajudá-lo de alguma forma. Mostre interesse em atender da melhor maneira e satisfazê-lo.

Esteja atento e à disposição para tudo, todo o tempo, inclusive, para juntar um pedaço de papel que o cliente deixou cair no chão, por exemplo. Passe isso para todos da sua equipe.

Nenhuma empresa sem cliente é capaz de sobreviver. Não o perca por negligenciar o atendimento. Muitas vezes o produto ou serviço é bom, mas o atendimento é ruim ou mediano. Tendo em mente que o cliente é vital para a continuidade do seu negócio, todos os seus esforços serão para realizar um atendimento de excelência.

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