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19 de junho de 2024 - 17:00

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Os 6 princípios de Cialdini que podem ser usados no agendamento de visita comercial por e-mail

Cialdini é um renomado psicólogo que se notabilizou para o grande público ao escrever o livro “As Armas da Persuasão“.

Nessa obra, Robert Cialdini se baseou em diversas pesquisas e estudos e definiu 6 princípios que, segundo suas conclusões, norteiam o processo de tomada de decisão das pessoas.

Por isso, ao usá-los em seus agendamentos de visita comercial por e-mail, podem ser extremamente persuasivos.

Quais são os 6 princípios de Cialdini? Veja:

autoridade;

reciprocidade;

comprometimento e coerência;

prova social;

afinidade;

escassez.

6 modelos de agendamento de visita comercial seguindo os princípios de Cialdini

1. Utilizando a Autoridade para agendar uma visita comercial por e-mail

Cialdini disse:

“Quando há uma figura de autoridade, é maior a probabilidade de as pessoas agirem de forma obediente, mesmo se essa autoridade for ilegítima.”

É claro que, como um vendedor consultivo, você não deve se valer de nenhuma autoridade ilegítima.

Use o princípio da autoridade quando, em suas conversas anteriores com o cliente, perceber que ele é uma pessoa bastante regrada e formal.

Você pode citar alguma lei que precisa ser seguida ou órgão de fiscalização. Mas lembre-se: sempre seja sincero no que diz! Essa é apenas uma forma de reforçar seu convite com argumentos convincentes.

Veja um modelo de e-mail desse tipo:

Prezado Ferreira,

Como vai?

Conforme nossa conversa telefônica de ontem, estou agendando a visita para apresentar a solução de nossa empresa.

Gostaria de lembrar que nosso sistema é totalmente seguro e segue todas as determinações do Banco Central para o uso em instituições de crédito imobiliário.

Assim, estarei aí terça-feira, às 15h, como você havia solicitado em nossa conversa anterior.

Grande abraço!

2. Aplicando a Reciprocidade

Segundo Cialdini:

“A reciprocidade é tão generalizada que, após um estudo amplo, Alvin Gouldner (1960), em parceria com outros sociólogos, relatou que todas as sociedades seguem essa regra.”

Nesse caso, você deve mostrar ao cliente que fez algo por ele e, assim, ele se sentirá na “obrigação” de retribuir.

Veja como usar esse princípio em um agendamento comercial por e-mail:

Sr. Adalberto,

Tudo bem?

Foi com muito prazer que o recebi em nossas instalações, semana passada. Espero que a visita à fábrica tenha sido tão agradável para o senhor como foi para mim. E que tenha esclarecido todas as suas dúvidas em relação à qualidade de nosso processo produtivo.

Gostaria de retribuir essa visita comparecendo ao seu escritório às 15h desta terça-feira. Essa data é conveniente para o senhor?

Aguardo seu contato,

Forte abraço!

3. Estratégia de Comprometimento e Coerência

Este princípio diz que:

“Deveríamos reconhecer que, na maioria das circunstâncias, a coerência é valorizada e versátil.”

Assim, as pessoas tendem a ratificar comportamentos recorrentes, principalmente quando foram propostos por elas. Ninguém quer parecer contraditório. Se afirmou algo, tende a cumprir a palavra.

Veja como esse pedido pode ser usado em um e-mail para agendar uma visita:

Marisa, tudo bem com você?

Quanto aos detalhes daquela proposta, como você mesma disse, esse tipo de negócio é melhor discutir olho no olho, em uma vista pessoal. Por isso, gostaria de passar aí para acertarmos a negociação nesta terça-feira, às 15h.

Tudo bem para você?

Abraços!

Sabia que um bom software de CRM pode ajudar na criação de e-mails para agendamentos comerciais matadores? Pois é, e isso acontece porque essa ferramenta conta com diversas funcionalidades incríveis.

4. Utilização da Prova Social para aprimorar o agendamento da visita comercial

Veja o que diz esse princípio:

“Decidimos o que é correto descobrindo o que as outras pessoas acham que é correto.”

Pode parecer difícil usar esse princípio em vendas B2B. Mas, na verdade, as empresas costumam seguir as “maiores” do mercado. Aliás, o benchmarking não deixa de ser uma confirmação disso.

Um modelo de e-mail para agendar visita com esse princípio da persuasão é:

Cara Maria Fernanda,

Como vai?

Dando prosseguimento ao que tratamos em nossa última reunião, queria agendar a visita para apresentar com mais detalhes nosso software de gestão de Recursos Humanos.

Aproveito para te enviar esta reportagem (em anexo) que mostra que 8 das 10 melhores empresas para se trabalhar no Brasil usam nossa solução.

Podemos nos reunir nesta terça-feira, às 15h?

Abraço!

5. Reforçando o agendamento com o princípio de Afinidade

Cialdini afirma que:

“Somos mais propensos a sermos influenciados pelas pessoas que gostamos.”

Muitos empresários e gestores corporativos têm alguns “ídolos” empresariais, exemplos que gostam de seguir. Alguns dos mais conhecidos são Bill Gates, Mark Zuckerberg, Elon Musk e tantos outros.

Se você detectar isso em seu cliente, essa pode ser uma forma de tornar seu agendamento comercial por e-mail mais persuasivo

Confira:

Dr. Tavares,

Em nossa última conversa, o senhor ficou em dúvida se a solução de gestão da informação e do conhecimento da minha empresa seria mesmo relevante para seu negócio. Assim, combinamos de marcar uma reunião para discutir o assunto.

Nesse contexto, gostaria de lembrá-lo de uma frase de Bill Gates, empreendedor que tanto admira: A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder.

Então, reunião confirmada para esta terça-feira, às 15h?

Grande abraço!

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