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7 Dicas para fazer chamadas de vendas matadoras

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
26 de outubro de 2015 - 18:08

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Por: Gustavo Paulillo

Você é o tipo de profissional que fica relutante ao fazer chamadas de vendas? Conheça dicas para você vencer o medo e fazer ligações de vendas matadoras

Pare por 1 segundo e responda: você é o tipo de profissional que fica relutante ao fazer chamadas de vendas?

A prospecção é uma etapa da venda que muitos vendedores – mesmo aqueles que se consideram bons de vendas – lutam para vencer. Afinal, ligar, visitar ou simplesmente abordar uma pessoa pode ser algo totalmente intimidador.

E não é à toa. Prospectar pode soar incômodo para vendedores e, muitas vezes esse é o principal motivo porque eles não rendem o esperado.

Infelizmente, para ser um vendedor bem sucedido, fazer ligações de vendas é essencial. Não importa o quanto você se considera um bom profissional, sempre é possível melhorar o seu rendimento, melhorando a sua maneira de encarar as chamadas de vendas.

Se esse cenário de incômodo, ao fazer chamadas de vendas, é familiar para você, você pode se sentir melhor com as dicas que selecionamos para que você finalmente vença o medo, pegue o telefone e, saia da sua zona de conforto.

Aqui está o que você precisa fazer.

#1. Enfrente isso, você é um vendedor. Assim como todos os outros

Muitas pessoas lutam com o simples fato de serem vendedores. Elas querem ser outras coisas e, não gostam quando precisam lidar com uma tarefa inerente de vendas, como as chamadas.

Mas, o profissionalismo precisa falar mais alto. Pense que você é um vendedor e que a sua lucratividade e a lucratividade da empresa dependem da sua atuação e desempenho. Isso deve lhe dar uma injeção de ânimo para enfrentar as tarefas mais chatas.

Todo mundo vende alguma coisa em algum momento. E, no seu caso, você vive de vender soluções e promessas às pessoas. Dito isso, não se sinta mal em ser um vendedor ligando para perturbar uma pessoa.

#2. Acredite em seu próprio valor

Você tem valor como um indivíduo e o produto ou serviço que você está vendendo cria grande valor quando bem combinado com o cliente certo.

Quando as pessoas estão convencidas de seu valor, elas são inabaláveis. Se alguém do outro lado não é cortês ou receptivo, isso não vai te intimidar, se você souber o seu valor.

E não estamos falando apenas em valor e capacidade. Estamos falando no seu valor, como profissional de vendas para ajudar empresas (incluindo a sua) a prosperarem, e também, no valor de seu produto.

Se você é um vendedor de verdade, sabe que não deve vender produto que não acredita, nem defender soluções que não vê valor.

#3. Defina uma meta diária para contatar novos prospects

Você precisa ter um número em mente, porque ele se torna uma meta e, você pode mensurar seus resultados.

Independentemente da quantidade, você precisa atingir novas pessoas, que nunca ouviram falar do que você faz.

Você pode começar, por exemplo, com a meta de atingir, diariamente 2 pessoas que não conhece, seja por e-mail, telefone ou até mesmo usando a LinkedIn a seu favor. Nesse caso, o que interessa é começar com um número não fantasioso e ir aumentando quando for conseguindo avanços.

O importante é ser pró-ativo com novos contatos diariamente, o que é perfeitamente possível se você fizer disso uma prioridade.

#4. Use um script com foco no cliente.

O script deve se concentrar no cliente, não em você. Por exemplo, “muitas empresas semelhantes a sua contam comigo para conseguir…”

Você precisa aprender a preencher o vazio e, precisa saber como você é útil a seus clientes atuais para que possa ser útil aos novos prospects.

#5. Deixe mensagens irresistíveis

Aprenda a deixar uma mensagem de correio de voz realmente eficaz, e você vai receber chamadas de retorno com mais frequência do que imagina. Jeffrey Gitomer tem uma dica muito engraçada e interessante sobre mensagens de voz.

Ele diz que, quando o telefone do seu prospect cair na caixa postal, inicie rapidamente o seu discurso e o interrompa no meio do caminho.

Ao fazer isso e desligar a chamada justamente no clímax do motivo porque você entrou em contato, você vai despertar uma curiosidade no seu prospect e, as chances dele retornar são muito maiores.

#6. Escute a si mesmo

Quando as pessoas estão no telefone, apenas 27% da comunicação está em suas palavras, e 73% está em seu tom de voz.

Por isso, treine a sua voz para parecer empático e carismático para seu prospect. Tomar cuidado com a entonação é um excelente exercício para começar. Esteja, acima de tudo, ambientado e habituado com a sua voz.

Isso vai ajuda-lo a ser bem recebido pelos seus prospects e tornar as pessoas um pouco mais interessadas pelo que você tem a dizer – e, sobretudo, oferecer.

#7. Acompanhe

Está sem resposta? Continue tentando. Se você estiver tentando contato com alguém 3 vezes durante a semana, sem sucesso, dê 2 ou 3 semanas de descanso e depois volte a tentar.

O importante é não desistir antes que o seu potencial cliente deixe bem claro que não tem interesse em seu produto, e nem quer mais receber ligações suas.

Continue tentando e, não desista. É difícil manter a sua carga em cima quando você não tem êxito com um contato. Mas, acima de tudo você precisa ter consciência de que, é impossível agradar a todos.

Dê o seu melhor, esteja preparado para o pior e, nunca desista.

Tenha consciência da importância das ligações

Um vendedor nunca vai dar importância às chamadas de vendas se, ele achar, por algum motivo, que elas são inúteis.

Por isso, você precisa acreditar que as chamadas são importantes para o seu desempenho de vendas, para o seu crescimento profissional e, sobretudo, para ser uma pessoa melhor.

Afinal, conhecer pessoas novas e, participar de círculos de influência diferentes sempre será útil para o seu crescimento pessoal e profissional. Seja um portador de boas novas para seus prospects que, eles darão a você o devido valor.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, é só pegar o telefone e voltar à ativa.

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1 Comentário
  1. Sou coordenadora comercial, quero receber por favor mensagem

    Shirley Dantas em 19 de junho de 2022 - 11:59

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