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28 de novembro de 2016 - 18:07

A-ferramenta-de-vendas-mais-eficiente-que-voce-deve-dominar-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Você sabia que o telefone é a maior ferramenta do vendedor? Tudo que você precisa fazer é saber usá-lo

A internet conecta todos nós instantaneamente. Mídias sociais estão sendo usadas várias vezes por dia para acompanhar as últimas notícias e descobrir o que seus amigos estão fazendo, além de chamar atenção do mercado.

No entanto, acredite ou não, não existe ainda um dispositivo mais poderoso do que o telefone, quando se trata de fazer e fechar vendas.

Sim, nós estamos falando do telefone. E você tinha alguma dúvida? O telefone é mais poderoso do que todos os outros recursos tecnológicos quando o assunto é vender.

Isso acontece porque em algum momento, todo mundo vai usar um telefone para chegar na pessoa certa, fechar uma venda, fazer followup em um cliente, ou até mesmo qualifica-lo.

O telefone pode ser a sua fonte de entrada nos clientes, e por isso você vai precisar dele no processo de vendas.

Se você parar para pensar como o telefone é importante, lembre-se que existem mais telefones do que habitantes no Brasil, e no mundo todo, estamos falando de 6,8 bilhões de aparelhos – entre fixos e celulares.

Está claro para você que o telefone é uma poderosa ferramenta de negócios, independente de fazer contatos ou apenas chamadas frias?

O telefone é simplesmente essencial para o sucesso nas vendas. No entanto, por uma série de razões, a maioria das pessoas são reticentes em utilizá-lo.

Mas, por outro lado, você pode ter sido levado a acreditar que não deveria usar o telefone como abordagem de vendas. Claro que isso não é verdade.

Estar na frente de alguém é a forma mais eficaz, mas isso pode custar muito mais caro do que uma chamada telefônica. Pense em quanto custaria você ter que ir pessoalmente em todos os seus clientes – até mesmo os de fora do estado, ou do país.

Certamente isso é bem mais caro do que uma chamada telefônica. As chamadas são imediatas e poderosas, principalmente se você puder contatar a pessoa certa pelo telefone, e usar o seu tempo de forma eficaz.

Mais de 46% dos adultos têm apenas telefones celulares e não utilizam mais o telefone de casa ou do escritório.

Vamos juntar a isso a forma como mais de 50% do tráfego do e-commerce vem dos dispositivos móveis e você vai enxergar que é claro que o futuro está no telefone.

Vendedores experts amam o telefone

Muitos vendedores, ao longo do tempo, se tornaram verdadeiros experts em usar o telefone para qualificar leads de maneira eficaz, reduzindo o tempo gasto em busca de novos prospects, chegando rapidamente aos tomadores de decisão, ao mesmo tempo em que mantêm o funil de vendas cheio.

Parece um grande desafio. Afinal de contas, estamos falando sobre como usar o telefone para quase todas as etapas da venda.

Depois de conseguir se tornar um verdadeiro expert do telefone, alguns vendedores presenciam uma explosão de crescimento.

E, ninguém melhor do que Grant Cardone para nos ajudar a melhorar nossa performance na venda via telefone, não é mesmo?

Você não conhece Grant Cardone? Nós vamos te contar um pouco da história dele, mas recomendamos que você se aprofunde nos seus conhecimentos.

Cardone se formou em contabilidade. Quando concluiu o curso estava cheio de dívidas, e mesmo assim decidiu não seguir a carreira. Como era um excelente vendedor, recebia altas comissões vendendo carros.

Como isso não era o bastante, começou a empreender dando treinamento de vendas para concessionárias. Hoje ele tem várias empresas de treinamento, além de CDs, DVDs, audiolivros, livros e outros produtos à venda em seu website.

Dentre os livros escritos por Grant Cardone, temos:

  1. SelltoSurvive (Venda para Sobreviver).
  2. The Closer’sSurvivalGuide (O Guia de Sobrevivência para os “Fechadores”).
  3. IfYou’reNorFirst, You’reLast (Se você não é o primeiro, é o último).
  4. The 10X Rule (A Regra das 10x).
  5. SellorbeSold (Venda ou seja vendido).

Agora que você já foi apresentado a Grant Cardone, ele tem algumas dicas sobre como fazer do telefone uma verdadeira arma de vendas, e obviamente, usá-lo ao seu favor.

Aqui estão alguns de seus ensinamentos.

#1. As palavras importam

Uma palavra errada no telefone pode acabar com a sua chance de vender para para o seu potencial cliente.

Você já não pode começar as suas chamadas de vendas com saudações parecidas com: “eu espero não estar incomodando você tomando o seu tempo para falar sobre nosso produto”.

Se você tem alguma dúvida que pode estar atrapalhando, é porque certamente deve estar atrapalhando de alguma forma.

#2. O tempo é um assassino

Você não pode gastar tempo com conversa fiada e ficar batendo papo com seus prospects.

Essa é a mentalidade da velha escola de vendas – e você não pode fazer parte da velha escola de vendas se quiser fazer qualquer tipo de sucesso nas vendas.

Você pode ter apenas 2 minutos para conseguir uma reunião de apresentação, descobrir quem é o decisor e encontrar suas necessidades. Use o seu tempo de maneira eficaz.

#3. Lembre-se do tom de voz

Não é apenas o que você diz, é como você diz. Há maneiras de dizer as coisas para que um cliente nunca se esqueça de você e de seu discurso de vendas: eles são chamados ganchos de controle e tom de voz.

Não importa o que você faz da vida, em algum momento de sua carreira, você vai precisar de um telefone para se apresentar ou conseguir um compromisso de um cliente.

É justamente o seu tom de voz e o seu comportamento ao telefone que vai permitir que as pessoas sintam-se seguras para prosseguir e fazer negócios com você.

Você precisa passar para seus potenciais clientes – pessoalmente, por telefone, ou na internet – a imagem de sucesso que você quer ter no futuro. Seja hoje quem você gostaria de ser no futuro.

Esteja pronto para o telefone

É incrível como mudar algumas frases no telefone pode manter um cliente preso ao seu discurso.

Ou, como pedir uma referência apenas com uma ligeira mudança na inflexão de voz pode fazer toda a diferença na hora de receber indicações de seus clientes atuais.

Não existe nenhuma mágica. Você precisa entender como usar essa ferramenta a seu favor, para que possa aproveitar o seu tempo de forma otimizada, e não fazer o seu cliente perder o dele.

A primeira coisa que você precisa aprender é perder o medo do telefone. Quando você enxerga-lo como um aliado, estará pronto para evoluir e crescer.

Tudo que você precisa é aprender a usá-lo com seriedade e praticidade. Depois disso, a prática vai ajudar você a chegar à perfeição e obter novos resultados em suas abordagens.

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