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Aplicativos essenciais para o dia a dia em vendas

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
13 de março de 2016 - 14:05

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Por: Francine Pereira

Já parou para pensar em como era a vida dos navegadores antes do surgimento da bússola? Navegar na imensidão do mar sem praticamente nenhuma referência para seguir – a não ser a posição do sol e das estrelas – era não só uma verdadeira aventura, como uma façanha perigosa.

Em uma escala menor de perigo, aqueles que nasceram na era do GPS móvel podem pensar o mesmo de quem circulava por cidades desconhecidas sem a orientação daquela clássica voz que hoje vem dos nossos gadgets, nos orientando a “virar na próxima rua à esquerda, em exatos 30 metros”.

E esse é apenas um exemplo de como um aplicativo pode facilitar a vida do seu usuário. Falando especificamente em apps úteis para o dia a dia em vendas, são diversos os exemplos de ferramentas que podem ajudar os profissionais de alguma maneira. Sabendo disso, pedimos aos nossos colunistas e também aos nossos leitores que recomendassem aplicativos que consideram essenciais ao bom exercício da profissão. O resultado é uma lista apps (gratuitos e pagos) que você deveria considerar baixar hoje mesmo. Acompanhe.

Claudio Diogo indica:

Aplicativos de redes sociais

Há muito mais nas redes sociais que fotos de gatinhos fofos. Além de funcionarem como um canal prático de comunicação, essas ferramentas também podem exercer o papel de “filtro de conteúdo”. Ao seguir as páginas e os perfis certos, você consegue acompanhar em sua rede um resumo do que é importante em sua área de atuação, ficando atualizado e alinhado ao mercado. Por isso, ter em seu smartphone ou tablet os aplicativos das redes sociais que você usa é importante e pode, sim, facilitar seu trabalho. Que tal olhar a página do seu cliente antes de visitá-lo? Você pode conseguir informações atuais e valiosas que poderá utilizar em sua abordagem. Porém, aqui vai uma dica: crie suas próprias regras de utilização para não ficar perdido em meio a tantos conteúdos que circulam nessas redes.

*Esses apps costumam ser gratuitos

Silvia Candeloro indica:

Booking.com

Quem viaja bastante sabe: encontrar e reservar hotéis pode ser uma dor de cabeça e tanto. A ideia do Booking.com é facilitar esse processo. Com ele, você pode encontrar os hotéis com os melhores preços e localizações tranquilamente. O interessante é que as confirmações de reserva ficam disponíveis off-line no seu dispositivo. Ou seja, você não precisa imprimir nada nem se conectar à internet para realizar o check-in. O Booking.com também fornece mapas traçando sua rota até o hotel escolhido. Além disso, ele é ótimo para emergências: se você estiver em uma cidade desconhecida e precisar pernoitar, o aplicativo encontra os melhores preços de hotéis perto de você e com disponibilidade para aquela noite. Para os vendedores que viajam com frequência, Silvia recomenda também, além do Booking.com, os aplicativos das companhias áreas.

*Aplicativo gratuito

João Alberto Costenaro indica:

Evernote

Se você é daqueles que precisa anotar tudo, esse aplicativo vai facilitar muito a sua vida. Entre uma reunião, uma visita ao cliente, uma pesquisa e alguns e-mails, é possível que suas anotações acabem se perdendo. O Evernote funciona como uma espécie de “post-its online”, nos quais você vai anotando tudo que precisa lembrar depois. Ele permite ainda que você crie várias categorias de anotações, para organizar seus apontamentos e ideias. E para garantir que nada passe em branco, o Evernote tem alertas para lembrá-lo de seus compromissos. Pensou em uma inovação para sua área enquanto estava parado no trânsito? Prometeu algo ao cliente durante uma reunião? Conte com esse aplicativo para não se esquecer de nada. E caso você não tenha o hábito de anotar as coisas, o Evernote pode ser um bom começo.

*As funções básicas do aplicativo são gratuitas, mas você pode adquirir a versão premium (US$ 4 por mês, ou US$ 45 por ano) e ter acesso a outros recursos

Raúl Candeloro indica:

Waze

A tecnologia de GPS (global positioning system) existe desde meados de 1970. Mas foi só a partir da última década que esse recurso se popularizou e chegou à rotina das pessoas. Se perguntarmos aos mais novos, talvez eles expliquem o que é o GPS usando o Waze como exemplo. Esse aplicativo de localização que tem o objetivo de criar rotas evitando o trânsito da cidade virou mania nacional – o Brasil é o segundo país com mais usuários do Waze – e ele ajuda mesmo o seu dia a dia com vendas. Se tempo é dinheiro, ele pode fazer você economizar minutos e até horas traçando caminhos sem congestionamento. Além de perder menos tempo, você gasta menos com gasolina e otimiza sua agenda.

*App gratuito

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