Apr
18

Aprenda a negociar com pessoas intimidadoras

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
17 de abril de 2016 - 14:09

Aprenda-a-negociar-com-pessoas-intimidadoras-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Pessoas intimidadoras podem fazer as vendas irem pelo ralo. Veja uma maneira de lidar com elas

As pessoas intimidadoras estão por todos os lugares. E quando se fala em vendas, todo vendedor já teve que lidar com potenciais clientes que acreditam ter o rei na barriga, e assim fazem pressão sobre os vendedores.

Mas, é possível contornar esses problemas de pessoas intimidadoras.

O primeiro passo é se perguntar se a sua empresa realmente quer fazer negócio com esse tipo de profissional.

Será que, ao vender para esse tipo de profissional, a sua empresa vai estar se tornando refém de um tipo de relacionamento totalmente abusivo e completamente destrutivo?

A resposta pode ser, provavelmente sim.

Por outro lado, pode ser imensamente importante para você e sua empresa conquistarem esses clientes, e no seu mercado esse tratamento pode ser o padrão.

As pessoas intimidadoras vão acabar se relacionando com você mais dia, menos dia.

E, independente de você conseguir vender pra elas, você vai precisar saber lidar com essas pessoas, porque elas vão acabar cruzando o seu caminho.

Nós acreditamos que todo relacionamento precisa ser saudável. Quando tratamos com pessoas intimidadoras, precisamos estar preparados para que a maneira com que elas ajam não nos contamine.

Além disso, precisamos estar preparados, e não nos abalar com acusações, agressividade e uma postura violenta durante o relacionamento.

Outro desafio é fazer com que você não seja contaminado pelo comportamento intimidante, agindo dessa maneira em sua rotina.

É preciso estar preparado, e entender que esse tipo de comportamento não pode ser o padrão no relacionamento entre pessoas, seja durante as vendas, seja no relacionamento no ambiente de trabalho.

Mas, afinal, por que as pessoas agem assim? Aqui estão algumas das razões:

Elas gostam de se sentirem poderosos, especialmente quando a outra pessoa aceita o comportamento.

Elas se sentem ameaçadas pelo potencial de sucesso das outras pessoas, então eles querem se mostrar melhores do que elas.

Elas são perfeccionistas, ou têm uma personalidade exigente, combinado com superioridade sobre suas competências e habilidades.

Elas são afetadas pelo estresse e a pressão para manterem o alto desempenho, com mais trabalho a fazer e menos pessoas para fazer o trabalho. Elas têm problemas de saúde mental ou transtorno de personalidade.

10 dicas para lidar com intimidadores

As pessoas intimidadoras requerem atenção especial. Você precisa aprender lidar com eles, sem perder o seu caráter, humor e personalidade.

Antes, aqui estão alguns sinais do comportamento dos intimidadores que podem estar se relacionando com você:

O sinal mais claro é quando o comportamento se repete em todos os contatos. As pessoas não estão apenas tendo um dia ruim.

O abuso pode incluir gritar, comportamento intimidatório ou humilhante, como críticas raivosas, insultos, sabotagem, fofoca, ou desvalorizar o trabalho do vendedor.

Agora que você já conhece os indícios do comportamento intimidador, saiba como lidar com ele.

#1. Não se emocione

Os intimidadores têm prazer em manipular as pessoas emocionalmente. Mantenha-se calmo e racional para apaziguar a situação.

Não se deixe levar ou atingir por esse tipo de comportamento. É justamente isso que eles querem, e justamente isso que vai fazer você sair perdendo logo cedo.

#2. Não se culpe

Reconheça que isso não é sobre você, mas sim sobre a outra pessoa. Não perca a sua confiança, ou se ache incapaz ou incompetente.

O problema não é o que você faz, o seu comportamento, ou a sua maneira de trabalhar. O problema sempre é a outra pessoa, que tem uma necessidade de estar por cima dos outros.

#3. Faça o seu melhor trabalho

O comportamento intimidador vai parecer mais coerente se você não estiver fazendo o seu melhor.

Lembre-se que para tratar e negociar com os intimidadores, precisa comprovar que está fazendo o seu melhor, que a sua solução é a melhor que a sua empresa pode oferecer, e que você está trabalhando para o sucesso deles.

#4. Crie uma rede de apoio

Construa relacionamento ao redor das pessoas intimidadoras para que elas se tornem menos prejudiciais, e para que você tenha mais oportunidade de neutralizar o seu impacto negativo sobre sua proposta.

Dessa maneira, quando as pessoas estão ao seu lado, entendem os benefícios da sua oferta, e conhecem bem o comportamento intimidante, podem ficar ao seu lado durante a negociação, aumentando a sua força.

#5. Documente tudo

Mantenha tudo documentado. Tudo aquilo que acontece em suas reuniões, em sua conversa, nas negociações. Não esqueça das solicitações e reclamações.

Assim, se em algum momento os intimidantes quiserem se reportar aos seus superiores sobre você, você tem tudo documentando para mostrar que não agiu fora do script, e que está oferecendo o seu melhor.

#6. Procure ajuda

Se você acha que está sendo intimidado, é hora de começar a falar com outras pessoas que podem ajudar você a gerir a situação.

Primeiramente, reporte-se ao gestor comercial. Muitas vezes a sua presença junto com você nas reuniões podem mostrar que você não está sozinho e que seu trabalho tem apoio de outras pessoas.

Isso serve para que as pessoas vejam que você não está sozinho.

#7. Peça conselhos

Os conselhos vão ajudar você a lidar com o estresse. Lembre-se, que os intimidadores farão de tudo para tirar você dos eixos, e no meio disso, você vai parecer o desequilibrado.

Cuide de si mesmo, leve o problema para a sua equipe, e se estiver tendo problemas, faça um brainstorm para encontrar a melhor maneira de agir.

#8. Mantenha-se saudável

Não deixe que essas pessoas influenciem você de maneira negativa. Tudo que você precisa é estar equilibrado.

Durante a venda, lidamos com muitos tipos diferentes de pessoas. Saber disso é o primeiro passo para não perder a compostura.

#9. Eduque-se

Saiba tudo sobre a pessoa com quem está negociando. No caso dos intimidadores, o rapport não vai funcionar, porque você não pode ser intimidante de volta.

Quanto mais você sabe sobre o comportamento intimidante do seu negociador, mais terá sucesso na hora de lidar com essa situação.

#10. Não tente mudar as pessoas

Lembra aquela frase de House, que ele dizia que as pessoas não mudam? Ele está quase certo.

Para mudar é preciso muita força de vontade, e as pessoas intimidantes acreditam que não têm um problema para mudar.

Faça o melhor para gerir a situação como um todo. Nem sempre você terá sucesso em vender para uma pessoa intimidante. Mas, tenha certeza de que você fez tudo certo, e siga em frente.

Pessoas intimidantes são difíceis de lidar

Acredite: negociar com os intimidantes não é fácil. E mesmo com essas dicas não será fácil contornar as objeções e fazer com que essas pessoas aceitem e entendam a sua oferta.

Eles sempre vão achar que a sua oferta é menos do que eles merecem, ou mais cara do que eles precisam.

Os intimidadores vão querer diminuir você, mostrar que eles estão acima da sua empresa, e que você está inferior a ele.

Essa não é uma barreira fácil de ultrapassar. Mas, com paciência, mostrando profissionalismo e sendo claro sobre a sua oferta, você pode ter sucesso em influenciar seus clientes positivamente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Mensagem excelente para todo aquele que atua no atendimento interativo com relacionamento humano. Mostra uma luz alertando para solução.
    Aquele dizer que; vender é uma arte eu acrescentaria; dizendo,” vender é a arte de entender o conceito individual entre a razão e a emoção de cada pessoa e sua satisfação egocentrica “. Vamos valorizar e respeitar a todos, inclusive ” Nós” profissionais de vendas.

    Reginaldo paz em 29 de abril de 2016 - 01:14
  2. Gostaria de receber mais informações sobre vendas. abraços.

    Telm Heller em 19 de abril de 2016 - 15:03

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: