jul
03
03 de julho de 2012 - 0:01

Bloqueio-de-ligacoes-de-telemarketing-nao-pegou-no-Parana-televendas-cobranca

Por: Carolina Gabardo Belo

Em vigor há quase três anos, o sistema que permite o bloqueio de ligações feitas por telemarketing “não pegou” no Paraná. Desde o dia 1° de Setembro de 2009, quando a lei entrou em vigor, até o dia 25 de maio deste ano foram cadastradas 121.885 linhas de telefones fixos e celulares junto ao Procon-PR. O número é pequeno se comparado aos três milhões de domicílios paranaenses que contam com pelo menos um telefone fixo ou uma linha de celular, de acordo com o Censo 2010, do IBGE.

Para a coordenadora do órgão, Claudia Silvano, a quantidade de registros está abaixo do esperado. “O consumidor se incomoda na hora em que recebe a ligação, mas depois o incômodo passa e ele acaba não fazendo o bloqueio”, avalia. Ela ressalta que a iniciativa em bloquear as ligações de telemarketing é reforçada quando a situação se torna exagerada, com ligações insistentes, em horários inconvenientes, como é comum entre os serviços.

O número de fornecedores que utilizam o cadastro de linhas paranaenses em suas campanhas de telemarketing também é baixo. Em todo o Brasil, apenas 670 empresas têm acesso à relação de usuários que não desejam receber ligações deste tipo. O desrespeito ao bloqueio, que pode resultar em multa de R$ 400 a R$ 6 milhões. “De 2009 até este ano prestamos 1,4 mil atendimentos”, conta Cláudia.

O bloqueio das linhas é gratuito e pode ser feito pela internet ou pessoalmente, junto ao Procon-PR. O usuário precisa registrar o número da linha, além de informar o nome do titular e dados como RG, CPF, endereço e email. Depois de 30 dias do cadastro, o consumidor não poderá mais receber ligações de telemarketing.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Olá de novo eu publiquei o meu telefone e o nome da pessoa responsável pela cota telefônica e gostaria que o público em geral não visse ,pois, tenho medo de trotes.O meu cometario está aguardando moderação.Obrigada.

    vanessa borba em 13 de outubro de 2012 - 15:51
  2. Eu bloquei telefonemas de telemarkting da Oi e continuo recebendo ligação.Eu já avisei eles que eu me cadastrei para não receber ligação eles alegarão que eles não tem como saber do meu bloqueio.O que eu faço? Será que serei obrigada a desligar o telefone ou mudar de operadora?
    Estas pessoas do telemarkiting estão treinadas para encher a paciência de todos sem dó seja até nos feriados…Aguardo resposta o meu telefone é 33535731 está no nome do Edvaldo Ribas Borba.Obrigada pela atenção.

    vanessa borba em 13 de outubro de 2012 - 15:37

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: