
Um dos momentos em que você utiliza uma apresentação é em reuniões, tanto comerciais quanto de patrocínios para algum projeto ou evento, e conseguir a atenção dessas pessoas geralmente não é um trabalho fácil – você ouve muito “no momento não tenho agenda para te receber”, “agradeço, mas no momento não tenho interesse” ou o clássico “não temos budget no momento”.
Uma das razões para tanta esquiva de você é falta de interesse, mas isso pode ser revertido de três formas distintas:
Saiba (e deixe claro) que a pessoa é ocupada
As primeiras palavras deveria ser algo como “eu sei que você é uma pessoa ocupada, e será que poderia ter três minutos de sua atenção?” – se você não pede por um momento e já começa a falar o que deseja, as pessoas se tornarão impacientes antes mesmo de você concluir seu assunto.
Especificar quanto tempo você precisa da pessoa também é um detalhe muito importante, pois dá a ela a noção de quanto tempo ela irá ceder para você, sem sofrer do mistério “quanto tempo será que ele vai tomar do meu tempo?”.
Peça por menos tempo que elas estão acostumadas
Claro que isso varia de cultura para cultura – eu particularmente, em Lisboa, fazia reuniões com dez minutos de duração, enquanto aqui no Brasil elas levam, no mínimo, de quarenta e cinco minutos a uma hora – porém a regra se aplica a todas as situações: se o normal é realizar reuniões de uma hora, peça por trinta minutos, ou então imagine se você pedir por apenas 10 minutos? Especificar passa a mensagem de que você possui controle do que deseja falar e, principalmente, traz essa noção de tempo à pessoa com quem deseja falar.
Antecipe as dúvidas
Coloque-se no lugar de quem fará a reunião com você, levante todos os questionamentos que podem surgir durante sua apresentação e coloque-os no começo de seu discurso. Se a dúvida for falta de orçamento, comece com algo como “eu imagino que nesse período do ano a empresa não possua mais orçamento para investir em projetos, mas se me derem cinco minutos de sua atenção eu poderei lhes apresentar como esse investimento irá retornar a vocês no próximo trimestre” (adendo: claro que, para ter um discurso assim, você precisa ser muito bom no que faz – ou soará ridículo em prometer algo que não cumpre).
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.