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Como fazer landing pages? Nós te explicamos!

por: Afonso Bazolli
fonte: Akna
25 de fevereiro de 2024 - 12:01

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Uma página bem elaborada pode aumentar a conversão no seu site e garantir ótimos resultados para seu marketing. Para isso, ela deve conter textos e elementos bem pensados e estruturados. Não sabe como fazer? Neste artigo, a Akna separou algumas dicas fundamentais sobre como fazer landing pages. Explicamos como destacar elementos, utilizar cores ao seu favor, condicionar ações dos usuários e mais!

Precisa dessa ajuda? Continue a leitura!

O que são landing pages?

Também conhecidas como páginas de destino, as landing pages são páginas dentro de um site. Elas são criadas com o objetivo de conversão, especificamente. Dessa forma, devem garantir que os visitantes, ou seja, leads, finalizem a ação sugerida. Para isso, é preciso que uma landing page:

tenha foco em apenas uma ação;

conte apenas com os elementos necessários;

seja atrativa;

não tenha distrações ao cliente em potencial.

Mas, como conseguir uma landing page de qualidade e obter sucesso nesse objetivo? Abaixo, nós lhe apresentamos algumas dicas. Confira!

6 dicas para você saber como fazer landing pages

1) Crie um box para o conteúdo mais importante

Uma das principais dicas para você saber como fazer landing pages de qualidade é criar boxes. Eles devem destacar o conteúdo mais importante da página, que ofereça um benefício imediato em troca das informações, como:

download de um e-book;

recebimento de uma pesquisa;

acesso a um infográfico, entre outros.

Dessa forma, precisa ser colorido e chamativo. Além disso, precisa estar em volta do conteúdo. Esse recurso é necessário para que ele se torne atrativo. Essa dica de usabilidade dá destaque ao elemento de maior importância. Assim, torna quase impossível não olhar para a região que o envolve. Você também pode aplicar essa tática em informações essenciais que vão convencer o usuário a ceder suas informações.

Cuidado! Tenha atenção quando for capturar dados de seus usuários. Você deve seguir a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2) Use cores com contraste para destacar uma área importante

Não só nos formulários de contato, mas em outras áreas de importância, é interessante utilizar cores fortes na criação da landing page. Textos podem sofrer essa mudança, por exemplo. A coloração vai guiar os olhos de seus usuários. Por isso, destaques em cores vibrantes e acesas, como laranja, azul e verde, são recomendados. Elas auxiliam para incentivar um clique ou alguma ação.

Lembre-se: o restante da página deve utilizar cores mais neutras, amenas e menos chamativas. Esse contraste vai ser o responsável por dar destaque à parte que realmente importa da página. Então, siga essa dica para garantir a conversão!

3) Condicione o usuário a uma ação com a utilização de setas

Outra instrução importante nesse processo de como fazer landing pages é a utilização de setas: elas podem ajudar a assegurar o clique! Acontece que a mente humana foi condicionada, por exemplo, a seguir as setas das estradas para saber que direção seguir.

Essa lógica também se aplica ao criar uma página de conversão, já que as setas são utilizadas para guiar o usuário para a direção desejada. Ou seja, para o formulário de cadastro ou para outra informação crucial que oportunize a concessão dos dados!

4) Seja detalhista e estratégico

Ao criar uma landing page, os benefícios em troca do preenchimento do formulário devem ficar muito claros para os futuros contatos. Toda ação é tomada por meio da avaliação da troca, fazendo com que todos os usuários julguem se o seu e-mail e telefone são dignos para a troca pelo material oferecido. Por isso, pense em todo o conteúdo da página e garanta que ele transpareça valer a pena o preenchimento do formulário.

Os elementos da página de destino são essenciais para aumentar as chances de conversão. Os principais são:

título da página;

oferta;

blocos de textos;

imagens;

espaçamentos;

descrição do conteúdo oferecido.

5) Use depoimentos

Apesar de serem essenciais, os itens citados acima podem não ser o suficiente. Afinal, ainda não há uma relação de confiança ou fidelidade entre sua marca e o cliente. Por isso, temos outra dica sobre como fazer landing pages: use depoimentos. Eles servem como um complemento para conquistar o cliente. Isso porque, no momento da decisão final (clicar no botão), você estará transferindo a credibilidade de outros para você. Então, se for possível, deixe depoimentos de formadores de opiniões na página sobre a qualidade do seu trabalho.

Porém, cuidado! Nem todas as grandes marcas podem sair falando sobre você ou sua empresa. Portanto, torna-se preciso usar seu networking na hora de utilizar depoimentos de pessoas e empresas conhecidas. Um cliente pode oferecer uma frase de impacto que traga credibilidade para a sua marca, por exemplo!

6) Reforce sua Call To Action da página

Por fim, nossa última dica de como fazer landing pages é reforçar seu CTA – Call To Action da página. Para ser crível e convencer, ele precisa ser completo. Por isso, sempre que possível, explique o que sua empresa oferece e porquê o lead deve confiar nela. Por que seu cliente deve conceder suas informações? Você é especialista? Deixe isso claro! Também é possível utilizar dados acerca do assunto da oferta para convencer sobre a importância dela.

Lembre-se! Jamais utilize conteúdos de terceiros sem a autorização prévia. Além disso, verifique sempre a veracidade das informações ao usar dados de pesquisas e institutos.

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