O que é um relatório de vendas?
O relatório de vendas é um importante instrumento de trabalho que deve ajudar gestores e demais profissionais de vendas a avaliarem a situação comercial das empresas, corrigir rumos, se necessário, e tomar decisões e tomar as melhores decisões, com base em fatos e dados reais.
Isso é um fato: fazer relatórios de vendas “por fazer”, simplesmente para dizer que fez e entregar para o “chefe”, não faz sentido algum.
O que muitos não entendem é que o relatório de vendas não se trata de uma burocracia para ser arquivada sem ler ou uma “prova” de desempenho, em que alguém vai te dar uma “nota”, uma comissão e bônus, se você ou sua equipe baterem a meta.
É por isso que saber como fazer relatório de vendas é uma habilidade fundamental para qualquer profissional desta área.
Como fazer relatório de vendas?
Uma dica, antes de começar a criar qualquer tipo de relatório de vendas, o primeiro passo é analisar o funil de vendas.
Dessa forma, você terá uma visão macro de tudo que está acontecendo na empresa: oportunidades abertas, negócios que estão quase fechados, vendas convertidas, valores de cada venda, que clientes estão comprando etc.
Veja como o aplicativo de CRM do Agendor disponibiliza esses dados para você de forma visual e intuitiva, muita fácil de entender:
Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer um relatório de vendas assertivo e eficiente.
1- Disciplina é fundamental
Não tem como fazer relatório de vendas sem informações precisas, coletadas em seu dia a dia.
Por isso, chegar de volta na empresa, no final do dia, cansado por ter feito uma série de visitas e reuniões não poderia ser uma justificativa para não preencher adequadamente os dados em sua planilha de vendas. Mas nós sabemos que isso é desgastante.
Por isso, um app de vendas que funciona offline em seu celular, pode ser um grande aliado nessa hora, porque você poderá atualizar os dados e agendar follow-ups quando estiver na sala de espera para uma reunião, por exemplo.
Para você não perder nenhum compromisso, o CRM Agendor fornece, entre outras, duas incríveis funcionalidades.
2- Seja preciso e meticuloso em suas anotações
Seja detalhista! Claro, com concisão, mas não deixe escapar detalhes importantes para poder conhecer os desejos e necessidades de seus clientes, pedidos especiais que fizeram, descontos, formas de pagamento, o que foi dito em reuniões e outras informações como estas.
E se possível, não deixe de anexar documentos e arquivos que possam ajudá-lo a entender melhor a situação.
3- Inclua dados sobre faturamento e quantidades vendidas
Este é o primeiro ponto que quem quer entender como fazer relatório de vendas deve sempre incluir nesse documento.
O valor total das vendas e a quantidade de vendas realizadas.
Em seguida, a quantidade de cada mercadoria ou tipo de serviço vendido, com o correspondente montante monetário total. Quando os serviços são extremamente customizados, como consultorias ou projetos sob medida, talvez isso não seja possível.
4- Ticket médio de vendas
Defina inicialmente o ticket médio das vendas totais, depois, o ticket médio de cada tipo de produto ou serviço (pois, muitas vezes, há descontos por quantidade e outros fatores, negociados caso a caso).
5- Vendas por vendedor
Este é um dado muito importante para gerenciar comissões e o desempenho da equipe comercial.
Devem ser apresentados o valor total das vendas por vendedor e a quantidade de vendas feitas.
Dependendo do portfólio de produtos ou serviços da empresa, é possível também mostrar as quantidades e valores desses itens que cada vendedor vendeu, mas isso pode ficar complexo demais, em alguns casos.
6- Vendas por cliente
Da mesma forma, quem quer saber como fazer um relatório de vendas bem completo não pode deixar de incluir as vendas por cliente, o nome da empresa ou grupo, ticket médio dessas vendas, quais produtos ou serviços compram, quanto gastam em cada item e a quantidade etc.
7- Métricas de desempenho dos vendedores
Quantidade de e-mails enviados, telefonemas feitos, reuniões agendadas, propostas enviadas, negócios fechados e outras ações dos vendedores também são métricas importantes que um relatório de vendas pode conter.
Este texto de nosso blog tem mais dicas sobre esse tema: Métricas e indicadores para avaliar o desempenho de seus vendedores
8- Dados sazonais
No caso de relatórios de vendas anuais, semestrais ou até trimestrais, dependendo do ramo de atuação da empresa, dados sazonais podem ser importantes.
Verificar em que épocas do ano ocorrem mais vendas ajuda a planejar e tomar decisões sobre políticas de preços, descontos e promoções.
9- Conclusões
E se além de um monte de dados, você fizer uma conclusão final, sucinta, com as principais informações do relatório, aquelas mais relevantes para quem precisar usá-lo?
Essa é uma maneira de como fazer um relatório de vendas se tornar mais fácil de ler, além de mostrar que seu autor entende do assunto!
Inclua gráficos e tabelas, pois informações visuais auxiliam muito na captação das informações.
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