Por que investir em social selling?
Social selling é uma estratégia de vendas que busca construir relacionamento com potenciais clientes, fortalecer a marca e engajar o público-alvo por meio das redes sociais.
Na prática, a ideia é utilizar as plataformas de redes sociais não apenas como um canal de divulgação de produtos ou serviços, mas principalmente como um espaço para estabelecer conexões sólidas e duradouras com os clientes em potencial.
No mercado B2C, essa estratégia é bastante comum, afinal, é nas redes sociais que os consumidores passam grande parte do seu tempo interagindo com amigos, familiares e marcas.
Não à toa, a mídia paga nas redes sociais tem sido um recurso de captação de clientes amplamente implementado, e em 2021, chegou a gerar uma receita global de US$ 153 bilhões.
Mas, e no B2B, vale a pena investir em social selling?
A resposta é: sem dúvidas, sim!
Uma pesquisa do LinkedIn revelou que 52% dos compradores B2B têm as redes sociais como forma de contato preferida para serem abordados pelos vendedores.
Para os profissionais de vendas, esse contexto permite abordagens personalizadas feitas a partir de pesquisas aprofundadas sobre os leads, que desse modo, se tornam mais atrativas.
Para se ter ideia, a mesma pesquisa do LinkedIn sugere a ideia de que os vendedores estejam reconhecendo cada vez mais a importância de um contato personalizado. A cada ano observa-se um aumento de 37% no número de vendedores que visualizam o perfil de um cliente no LinkedIn antes de enviar uma mensagem por InMail.
Contudo, para além da personalização, o social selling no contexto B2B oferece uma gama de vantagens estratégicas que não podem ser ignoradas, como:
possibilidade de praticar uma abordagem mais sutil e menos intrusiva;
proporciona um ambiente de aprendizado mútuo;
aumenta alcance do público por meio do compartilhamento de conteúdo;
contribui para a construção de credibilidade, confiança e autoridade;
permite estabelecer conexões com múltiplos decisores de compra de uma empresa;
eleva o engajamento de clientes.
Como gerar leads nas redes sociais? 5 práticas!
Para saber como gerar leads nas redes sociais, é conhecer as sete práticas abaixo:
Produza e compartilhe conteúdo relevante;
Utilize o LinkedIn;
Otimize o seu perfil;
Crie landing pages de alta conversão;
Engaje seu público.
Entenda mais detalhes nas próximas linhas.
1. Produza e compartilhe conteúdo relevante
Segundo um levantamento do LinkedIn, 63% dos clientes disseram que é improvável se envolverem com vendedores que oferecem informações irrelevantes.
Isso não deve ser uma surpresa. Atualmente, somos todos bombardeados por mensagens inapropriadas constantemente, e receber notificações e mensagens de informações aleatórias é só mais um aborrecimento no dia.
Logo, é importante utilizar as redes sociais para saber mais profundamente os desafios e as ambições do seu público, e assim, oferecer-lhes conteúdos que realmente possam enriquecer seu conhecimento, ou então, gerar debates edificantes.
Se você vende soluções para empresas do mercado financeiro, por exemplo, é interessante começar a acompanhar de perto as tendências e eventos específicos desse setor.
Isso não apenas o manterá atualizado, mas também permitirá que você identifique os desafios enfrentados pelas empresas nesse ramo e entenda as preocupações e objetivos do seu público.
Assim, você pode criar conteúdo que ressoe com eles de maneira significativa e se tornar uma fonte de conhecimento valiosa, atraindo mais leads para o seu negócio.
2. Utilize o LinkedIn
É praticamente impossível falar sobre como gerar leads nas redes sociais sem mencionar o LinkedIn como principal ferramenta para empresas que negociam com outras empresas.
O LinkedIn é a rede social preferida de 82% do público B2B, e é incluído por 93% das empresas em suas estratégias de marketing, tanto para social selling, quanto para networking.
Isso significa que, se você está inserido no mercado B2B, é imprescindível que sua empresa esteja presente nesta plataforma.
Além de ajudar a divulgar sua marca em uma rede social profissional, o LinkedIn também fornece recursos exclusivos para geração de leads, como o LinkedIn Sales Navigator.
3. Otimize o seu perfil
Do WhatsApp ao LinkedIn, seu perfil, como vendedor, deve estar otimizado contendo todas as informações necessárias sobre sua empresa e fotos adequadas.
Acredite. Isso faz muita diferença para uma estratégia de geração de leads nas redes sociais.
Aqui vai mais um dado do LinkedIn: uma pesquisa da plataforma mostra que perfis com uma foto clara têm 14 vezes mais probabilidade de serem visualizados/respondidos.
Esta estatística deixa claro que é preciso ter profissionalismo nas redes, e isso vai além do conteúdo que você compartilha. Seu perfil pessoal é a primeira impressão que você causa nos seus potenciais leads.
4. Crie landing pages de alta conversão
Não há como gerar leads nas redes sociais sem desenvolver landing pages otimizadas que capturem as informações dos leads interessados.
As landing pages, ou formulários de leads, são ferramentas projetadas para serem um ponto de conversão, onde os leads fornecem seus dados em troca de algo de valor, como um material rico ou uma demonstração gratuita do produto ou serviço.
Em sua estratégia de geração de leads nas redes sociais, você certamente irá fazer uma oferta que converta o lead para uma página de destino.
Essa página, por sua vez, deve ser otimizada, cativante e persuasiva, para que os leads se sintam motivados a preencher o formulário e percebam o valor real do que estão recebendo em troca.
Para isso, é crucial que o seu formulário de leads apresente as seguintes características:
benefícios evidentes;
campos de preenchimento objetivos;
sinalização de políticas de privacidade e ausência de spam;
design e usabilidade alinhados;
prova social.
5. Engaje seu público
Para gerar leads nas redes sociais de forma orgânica, é determinante engajar seu público. Isso envolve práticas como a produção de conteúdo relevante, como já abordamos aqui, e interação ativa com sua rede.
No entanto, o que está acima dessas práticas, é a consistência. Essa é a chave para a utilização do engajamento para a geração de leads.
Para esse fim, você deve manter uma programação de postagens contínua. Desse modo, você gera interesse e mostra à sua rede que você e sua marca são ativos e comprometidos com as boas práticas do seu segmento.
Além disso, é interessante compartilhar histórias pessoais para humanizar sua empresa e criar uma conexão emocional com o público. Os influenciadores são a prova viva disso!
E não se esqueça de adicionar CTAs em suas postagens para direcionar os leads para outros conteúdos, ou até mesmo, páginas de destino estratégicas. Assim, você os conduz a dar o próximo passo no caminho da conversão.
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