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Como identificar o seu estilo de gestão de vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
06 de abril de 2016 - 18:10

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Por: Gustavo Paulillo

Você sabe que tipo de líder é você? Conheça alguns estilos de gestão e quando os utilizar

Um dos aspectos mais importantes de ser um gestor de vendas é a sua capacidade de influenciar positivamente a sua equipe de vendas.

Você só pode afetar os pensamentos, ações e comportamentos de sua equipe de vendas se puder demonstrar que pode ser um gerente de vendas eficaz.

A influência é fundamental para todos os aspectos de seu papel como gerente de vendas, incluindo manter a visão de vendas em dia, motivar a equipe para alcançar seus objetivos de vendas e fornecer à sua equipe direção.

Se você não tem a capacidade de influenciar a sua equipe de vendas, então você não está funcionando como um gestor comercial.

Existem 2 métodos de interação que você usa para influenciar sua equipe de vendas: motivação e seu estilo de gestão.

O estilo de gestão é a abordagem que você pode usar em diferentes situações, para alcançar os resultados desejados através de seus vendedores.

Por exemplo, a sua abordagem pode precisar ser pesada e contundente quando se discute resultados de vendas. Outras situações podem exigir que você seja participativo e solidário.

O desafio é escolher o estilo mais adequado para cada situação.

Para que você saiba sobre isso, existem 4 estilos distintos de gestão de vendas que você pode usar para influenciar sua equipe de vendas.

Sua capacidade de identificar quando cada estilo é apropriado, e usar cada estilo do jeito certo é fundamental para o seu papel como gestor.

Os 4 estilos de gestão de vendas são: dirigir, vender, participativo e delegar. Vamos entender um pouco mais sobre eles.

#1. Dirigir

Dirigir é, principalmente uma forma de comunicação: você diz ao vendedor o que você quer de maneira autocrática.

Apesar de ter uma conotação negativa, quando considerada em termos de liderança ou gestão, é adequado e eficaz em muitas situações específicas.

O ato de dirigir pressupõe a confiança na informação que você está oferecendo e, especificamente, entregando.

Você precisa ser direto e certeiro no que quer. Porque se você precisar utilizar esse estilo de gestão, vai precisar se demonstrar irredutível.

Quando usar esse estilo de direção:

  • Com novos vendedores.
  • Para comunicar decisões.
  • Para fornecer instruções.
  • Em impasses.
  • Quando dirigida de cima.
  • Para comunicar políticas e procedimentos.

#2. Vendedor

Vender é persuadir um vendedor ou a equipe de vendas para se mover em uma direção particular.

Você tenta ganhar o compromisso por convencer os outros que o que você está dizendo é verdade ou é a melhor opção.

Na venda, você dá à outra parte a oportunidade de responder. Mas, se quer fazer com que a sua equipe de vendas chegue ao mesmo estilo de pensamento que você, precisa ter grandes argumentos para conseguir convencer quem precisa.

Use esse estilo nas seguintes situações:

  • Para introduzir uma técnica de venda diferente.
  • Para apresentar um novo conceito, ideia, método ou procedimento.
  • Para superar as metas de vendas já estabelecidas.
  • Para desafiar a equipe de vendas.

#3. Participativo

A participação é usada para obter a entrada, a concordância, ou até mesmo a manifestação de opiniões de vendas.

O estilo participativo incentiva a comunicação de 2 vias em troca de ideias honestas e abertas.

Você tem a oportunidade de acessar uma variedade de ideias e mostrar que você respeita e valoriza a entrada de sua equipe de vendas. Você pode melhorar o seu sentido de membro valioso em sua equipe.

Muitas equipes de vendas não sabem como agir quando a gestão é participativa, e por isso podem acabar se sentindo, ou ficando um tanto quanto perdidas, quando são surpreendidas por essa modalidade.

Use o estilo nas seguintes situações:

  • Para se ter uma perspectiva do vendedor sobre os problemas.
  • Para ter sugestões de melhoria do desempenho individual.
  • Para treinar pessoas.

Para ter informações sobre o andamento de um determinado cliente e para debater estratégias para um maior desenvolvimento.

#4. Delegar

Delegar é capacitar os vendedores com a liberdade para fazerem o seu trabalho ou para melhorar o seu desenvolvimento pessoal.

Os vendedores que têm demonstrado a capacidade de trabalhar com sucesso de forma independentes muitas vezes têm a confiança para continuar a desempenhar com pouca supervisão.

Delegar é muitas vezes difícil para alguns gestores de vendas. Isso não é incomum quando gestores de vendas normalmente estão interessados, preocupados, e se sentem responsáveis por seus vendedores.

A chave para o estilo de delegação é o monitoramento e acompanhamento para manter a certeza dos esforços contínuos e o sucesso por parte do vendedor, e para permitir que o vendedor sabe o que precisa para realizar seu trabalho.

Esse é o estilo menos interativo de todos os 4 estilos de gestão.

Utilize esse estilo de gestão nos seguintes casos:

  • Com vendedores bem sucedidos que demonstram habilidade e expressam o desejo de trabalhar de forma independente.
  • Para capacitar os vendedores para aperfeiçoarem o seu trabalho, ou para os desafiarem.
  • Para desenvolver indivíduos através da construção da confiança em sua própria capacidade para trabalhar com sucesso, mas com pouca supervisão.
  • Em períodos de tempo apertado.

Qual estilo de gestão combina melhor com você?

Embora cada estilo de gestão de vendas esteja separado e distinto dos demais, você vai descobrir que muitas situações exigem mais de 1 estilo.

Por exemplo, em uma reunião de vendas você pode precisar usar o estilo de venda de introduzir uma nova estratégia de vendas, e siga com o estilo participante para ter ideias sobre como implementar a estratégia.

Você precisa ser flexível dentro de situações. Quanto mais flexível você for, maior a sua capacidade será para se comunicar com as pessoas e influenciar o seu comportamento na direção desejada.

Adotar o estilo de gestão certo, no lugar e no momento certo vai ajudar você a ter sucesso nas ações e no comportamento de sua equipe de vendas.

Muitos gestores de vendas têm apenas 1 estilo de gerir, e por isso, muitas vezes não conseguem o que querem ou precisam de seus vendedores.

Aprenda a se adaptar aos estilos de gestão. Eles vão ajudar você a ter melhores resultados, e a entender a importância da liderança no processo de vendas.

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1 Comentário
  1. INFLUENCIAR, o sentido da palavra já pressupõe ser uma referencia, ou seja, um espelho exemplar que venha comprovar e conscientizar de que tal atitude com o devido conhecimento e seu proprio estilo com carisma irá conquistar a confiança de seus liderados; entretanto quando falamos de gestores que atuam na area de venda e gerenciamento administrativo precisará entender dos estilos: Dirigir, Vendedor e participativo; ficando o Delegar apenas para algumas situações particular do gestor, uma vez que, essa liberação demanda de um foco buscado pelo proprio colaborador como uma conquista.

    Reginaldo paz em 11 de abril de 2016 - 00:36

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