Por: Gustavo Paulillo
Você sabe que tipo de líder é você? Conheça alguns estilos de gestão e quando os utilizar
Um dos aspectos mais importantes de ser um gestor de vendas é a sua capacidade de influenciar positivamente a sua equipe de vendas.
Você só pode afetar os pensamentos, ações e comportamentos de sua equipe de vendas se puder demonstrar que pode ser um gerente de vendas eficaz.
A influência é fundamental para todos os aspectos de seu papel como gerente de vendas, incluindo manter a visão de vendas em dia, motivar a equipe para alcançar seus objetivos de vendas e fornecer à sua equipe direção.
Se você não tem a capacidade de influenciar a sua equipe de vendas, então você não está funcionando como um gestor comercial.
Existem 2 métodos de interação que você usa para influenciar sua equipe de vendas: motivação e seu estilo de gestão.
O estilo de gestão é a abordagem que você pode usar em diferentes situações, para alcançar os resultados desejados através de seus vendedores.
Por exemplo, a sua abordagem pode precisar ser pesada e contundente quando se discute resultados de vendas. Outras situações podem exigir que você seja participativo e solidário.
O desafio é escolher o estilo mais adequado para cada situação.
Para que você saiba sobre isso, existem 4 estilos distintos de gestão de vendas que você pode usar para influenciar sua equipe de vendas.
Sua capacidade de identificar quando cada estilo é apropriado, e usar cada estilo do jeito certo é fundamental para o seu papel como gestor.
Os 4 estilos de gestão de vendas são: dirigir, vender, participativo e delegar. Vamos entender um pouco mais sobre eles.
#1. Dirigir
Dirigir é, principalmente uma forma de comunicação: você diz ao vendedor o que você quer de maneira autocrática.
Apesar de ter uma conotação negativa, quando considerada em termos de liderança ou gestão, é adequado e eficaz em muitas situações específicas.
O ato de dirigir pressupõe a confiança na informação que você está oferecendo e, especificamente, entregando.
Você precisa ser direto e certeiro no que quer. Porque se você precisar utilizar esse estilo de gestão, vai precisar se demonstrar irredutível.
Quando usar esse estilo de direção:
- Com novos vendedores.
- Para comunicar decisões.
- Para fornecer instruções.
- Em impasses.
- Quando dirigida de cima.
- Para comunicar políticas e procedimentos.
#2. Vendedor
Vender é persuadir um vendedor ou a equipe de vendas para se mover em uma direção particular.
Você tenta ganhar o compromisso por convencer os outros que o que você está dizendo é verdade ou é a melhor opção.
Na venda, você dá à outra parte a oportunidade de responder. Mas, se quer fazer com que a sua equipe de vendas chegue ao mesmo estilo de pensamento que você, precisa ter grandes argumentos para conseguir convencer quem precisa.
Use esse estilo nas seguintes situações:
- Para introduzir uma técnica de venda diferente.
- Para apresentar um novo conceito, ideia, método ou procedimento.
- Para superar as metas de vendas já estabelecidas.
- Para desafiar a equipe de vendas.
#3. Participativo
A participação é usada para obter a entrada, a concordância, ou até mesmo a manifestação de opiniões de vendas.
O estilo participativo incentiva a comunicação de 2 vias em troca de ideias honestas e abertas.
Você tem a oportunidade de acessar uma variedade de ideias e mostrar que você respeita e valoriza a entrada de sua equipe de vendas. Você pode melhorar o seu sentido de membro valioso em sua equipe.
Muitas equipes de vendas não sabem como agir quando a gestão é participativa, e por isso podem acabar se sentindo, ou ficando um tanto quanto perdidas, quando são surpreendidas por essa modalidade.
Use o estilo nas seguintes situações:
- Para se ter uma perspectiva do vendedor sobre os problemas.
- Para ter sugestões de melhoria do desempenho individual.
- Para treinar pessoas.
Para ter informações sobre o andamento de um determinado cliente e para debater estratégias para um maior desenvolvimento.
#4. Delegar
Delegar é capacitar os vendedores com a liberdade para fazerem o seu trabalho ou para melhorar o seu desenvolvimento pessoal.
Os vendedores que têm demonstrado a capacidade de trabalhar com sucesso de forma independentes muitas vezes têm a confiança para continuar a desempenhar com pouca supervisão.
Delegar é muitas vezes difícil para alguns gestores de vendas. Isso não é incomum quando gestores de vendas normalmente estão interessados, preocupados, e se sentem responsáveis por seus vendedores.
A chave para o estilo de delegação é o monitoramento e acompanhamento para manter a certeza dos esforços contínuos e o sucesso por parte do vendedor, e para permitir que o vendedor sabe o que precisa para realizar seu trabalho.
Esse é o estilo menos interativo de todos os 4 estilos de gestão.
Utilize esse estilo de gestão nos seguintes casos:
- Com vendedores bem sucedidos que demonstram habilidade e expressam o desejo de trabalhar de forma independente.
- Para capacitar os vendedores para aperfeiçoarem o seu trabalho, ou para os desafiarem.
- Para desenvolver indivíduos através da construção da confiança em sua própria capacidade para trabalhar com sucesso, mas com pouca supervisão.
- Em períodos de tempo apertado.
Qual estilo de gestão combina melhor com você?
Embora cada estilo de gestão de vendas esteja separado e distinto dos demais, você vai descobrir que muitas situações exigem mais de 1 estilo.
Por exemplo, em uma reunião de vendas você pode precisar usar o estilo de venda de introduzir uma nova estratégia de vendas, e siga com o estilo participante para ter ideias sobre como implementar a estratégia.
Você precisa ser flexível dentro de situações. Quanto mais flexível você for, maior a sua capacidade será para se comunicar com as pessoas e influenciar o seu comportamento na direção desejada.
Adotar o estilo de gestão certo, no lugar e no momento certo vai ajudar você a ter sucesso nas ações e no comportamento de sua equipe de vendas.
Muitos gestores de vendas têm apenas 1 estilo de gerir, e por isso, muitas vezes não conseguem o que querem ou precisam de seus vendedores.
Aprenda a se adaptar aos estilos de gestão. Eles vão ajudar você a ter melhores resultados, e a entender a importância da liderança no processo de vendas.
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INFLUENCIAR, o sentido da palavra já pressupõe ser uma referencia, ou seja, um espelho exemplar que venha comprovar e conscientizar de que tal atitude com o devido conhecimento e seu proprio estilo com carisma irá conquistar a confiança de seus liderados; entretanto quando falamos de gestores que atuam na area de venda e gerenciamento administrativo precisará entender dos estilos: Dirigir, Vendedor e participativo; ficando o Delegar apenas para algumas situações particular do gestor, uma vez que, essa liberação demanda de um foco buscado pelo proprio colaborador como uma conquista.