
Muitos preconizavam o fim do e-mail como ferramenta de negócios, não muito tempo atrás. A opinião de especialistas se dividia. Uns acreditavam que o e-mail cederia espaço para redes sociais corporativas e a sistemas de mensagens instantâneas, perdendo aos poucos sua utilidade. Outros defendiam que o e-mail sobreviveria, mas apenas para algumas tarefas, servindo mais de apoio em áreas como vendas do que como uma ferramenta essencial e central.
O fato é que o e-mail não sumiu, mas ele precisava mesmo evoluir. Vendedores continuam utilizando diariamente o e-mail como uma de suas principais ferramentas de comunicação, e nas rotinas de marketing e captação de prospects e clientes, ele segue desempenhando um papel fundamental nos negócios.
Com o avanço de sistemas de CRM e da computação na nuvem, plataformas de e-mail foram obrigadas a se tornar, aos poucos, mais inteligente. Entretanto, o SalesforceIQ não surgiu com a filosofia do “aos poucos”. Ele simplesmente reinventou o meio de relacionamento entre a empresa e o cliente, agregando funções do melhor sistema de CRM do mundo, o Salesforce, mas ao mesmo tempo mantendo a facilidade de uso, comunicação e interface do e-mail.
E-mails hoje são acessados de qualquer lugar, e também a partir dos mais variados dispositivos. Todos, desde o porteiro, passando por vendedores e encarregados, chegando ao gerente e até ao presidente de uma empresa, utilizam atualmente contas de e-mail a partir de seus smartphones. A versatilidade e funcionalidade desse antigo parceiro profissional ganhou nova vida com uma série de aplicativos inteligentes, que expandem o conceito que possuímos de uma conta de e-mail, e a transforma em uma verdadeira central de relacionamento – e, nesse sentido, o SalesforceIQ saiu na frente.
Caos organizado
A maioria dos e-mails de vendedores, e suas caixas de entrada, são o caos completo. Centenas ou milhares de trocas de e-mails com clientes e prospects diferentes, pedidos de cotação, envio de materiais de vendas, contatos com outros departamentos em busca de informações, reuniões com o pessoal de marketing, e-mails para o chefe reclamando dos valores pagos em comissões.
Contudo, quando categorizado e classificado, esse amontoado de mensagens é capaz de produzir inteligência e dados vitais para uma empresa. Porém, exigir isso de vendedores é algo que não apenas pode criar discrepâncias, mas também gasta um tempo importante no qual esses colaboradores poderiam estar vendendo.
O SalesforceIQ permite que contas de e-mail sejam logadas dentro do sistema do Salesforce, que analisa e filtra informações e aponta as melhores oportunidades, leads melhor qualificados e possibilidades de venda que o profissional às vezes sequer identificou. Todo esse caos é organizado e passa a fornecer dados importantes para quem está por detrás da estratégia comercial – gerentes e diretores têm acesso apenas ao que interessa, enquanto vendedores recebem dicas e apontamentos capazes de direcionar seu trabalho e criar prioridades.
E-mails escritos uma só vez
Muitos vendedores reclamam do número de vezes que têm de escrever uma mesma mensagem, ou repetir praticamente a mesma cotação ou discurso para diferentes leads e clientes. Essas tarefas, além de repetitivas, muitas vezes induzem a erros, com vendedores fugindo do discurso padrão da empresa e fazendo propostas e concedendo informações ao cliente com erros em valores, características de produtos e coisas do gênero.
Mas já imaginou criar respostas e modelos rápidos de e-mails, que podem ser utilizados conforme o assunto ou necessidade? E-mails para envio de contratos e propostas, para encaminhamento a cold-calls, para contatos conseguidos em eventos e feitas e muitos outros? A conversão de todos esses dados em informação deixa o poder na mão dos vendedores.
Como gerente, você saberá quantas propostas foram enviadas, quantos clientes solicitaram informações e quantos vendedores estão atingindo metas e números, tudo sem ter de parar o processo para perguntar ou “ingressar” novos dados em seu CRM. Uma conta de e-mail se transformou em um ponto de entrada de dados e informações, automatizando ainda mais seus relatórios e análises e criando projeções e previsões a partir de mensagens que seus funcionários acabaram de enviar a clientes e prospects.
Reuniões e visitas
Lembra-se da agenda que você deu aos vendedores na convenção do ano passado? Pois é, peça a eles que a mantenham na gaveta. A cada nova reunião a ser marcada com clientes, ou mesmo internamente, a agenda de um ou vários vendedores e colaboradores precisa ser novamente consultada – tudo isso para responder um simples e-mail.
Apenas usar a plataforma de e-mail a seu favor é mais uma prova de que a solução para esses grandes problemas e dissabores do dia a dia está em coisas simples. Em integração com o sistema de CRM, seu e-mail virou uma agenda inteligente. Os horários livres em agenda podem ser adicionados pelo vendedor no momento em que ele está redigindo um e-mail para um cliente. À medida que clientes forem “preenchendo” os horários do vendedor, o calendário atualiza-se automaticamente, e as mensagens passam a exibir apenas os horários livres – assim, nunca é preciso “confirmar” um horário para uma visita ou agendamento. Se ele está disponível, é porque é possível marcar.
Retorno triunfal
O e-mail ainda sobreviverá por anos, até décadas. Claro, ele se tornará, aos poucos, algo cada vez mais inovador – uma ferramenta capaz de integrar-se aos mais variados aplicativos e ferramentas, mas sempre conservando sua simplicidade de uso – a grande vantagem dele. Usar o e-mail e mantê-lo de forma mais inteligente, com ferramentas como o SalesforceIQ, permite às empresas reduzir horas e capital gastos com treinamento e capacitação, economizar tempo e aumentar a receita. O “retorno triunfal” do e-mail não é apenas uma sobrevida, é uma forma nova e diferente de olhar uma ferramenta que, há anos, já faz parte do dia a dia empresarial e que hoje pode estar diretamente ligada aos resultados da sua empresa.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.