Jul
13

Faça do e-mail marketing uma conversa

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce Brasil
12 de julho de 2017 - 18:07

Faca-do-e-mail-marketing-uma-conversa-televendas-cobranca

Por: Sérgio Palmeirão

Os e-commerces atualmente costumam comunicar suas ofertas, mas não têm o costume de se comunicarem com os clientes. Comunicar-se com os seus clientes significa, além de você falar com ele, escutar opiniões e sugestões que ele possa oferecer sobre.

Quantas vezes vocês já receberam um e-mail «permitindo» que você responda direitamente pra loja sem ter o famoso «no-reply», «não responda» e por aí vai?

Umas das coisas mais importantes hoje no e-mail marketing é o engajamento e não há melhor engajamento que um cliente iniciar uma conversação com a loja através do e-mail marketing recebido.

Quando você fala isso pra qualquer gerente de marketing digital, CRM ou outro profissional da área, na maioria das vezes você terá como resposta algo como: é muito complicado, impossível, inviável, trabalhoso e etc.

Pode ser trabalhoso? Claro, pode sim! Mas precisamos lembrar que temos tecnologias suficientes atualmente para criar essas estratégias de forma simples.

Primeiro pense o que você pode fazer pra provocar uma resposta de seu cliente e fazer com que essa conversa seja de forma simples (sem ter várias pessoas conferindo a caixa de entrada, etc…), portanto essa estratégia deve ser pensada em algo que seja simples!

Por exemplo você pode enviar um e-mail com um cupom de desconto e seu cliente poderá aproveitar este desconto simplesmente respondendo direitamente através a mensagem no botão « responder », leve em conta o fato do seu cliente ter respondido, isso é muito importante!

Complicado? Nem tanto. Bom você vai precisar de uma caixa de e-mail válida pra receber o e-mail (o reply to deve ser válido, mas isso é básico), o servidor ao receber o e-mail ira analisar (com ajuda de um script) o assunto para saber de qual campanha vem essa resposta e criar uma lista dos clientes que responderem.

Uma simples sincronização dessa lista permitirá automatizar um disparo de um « agradecimento » com o famoso cupom de desconto, pode ser na hora que você recebeu o e-mail do seu cliente ou no outro dia, dependendo da tecnologia e estratégia que a sua empresa tem.

E agora? Você criou uma conversa entre você e seus clientes!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: