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Como se portar na empresa e ser um vendedor de sucesso!

por: Afonso Bazolli
fonte: Super Vendedores
12 de junho de 2017 - 18:03

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Por: Leandro Munhoz Moreira

A Dany Padilla é empreendedora desde os 15 anos e destacou-se no cenário nacional ao lançar uma inovadora plataforma de moda: “Com Qual Roupa?”, criada através de uma necessidade pessoal. É sucesso absoluto, com mais de 35.000 downloads só no mês de estreia. E hoje, vamos bater um papo sobre “Como se Portar na Empresa e ser um Vendedor de Sucesso!“.

COMO UM PROFISSIONAL DE VENDAS DEVE SE PORTAR NA EMPRESA?

O primeiro passo para o(a) vendedor(a) se tornar um profissional de sucesso é ter o ENCANTAMENTO! Você sorri para as pessoas? Sorria de verdade! Com o coração. Cumprimente o seu cliente e, principalmente, OUÇA o que seu ele está falando!

A comunicação não é apenas “falar”. Mas sim saber interpretar o que seu cliente está falando e, claro, deseja comprar. Mantenha a comunicação de forma simples, ou seja, não utilize vocabulários complexos ou técnicos e nivele o vocabulário conforme o perfil do seu cliente.

Lembre-se: a “coisa” mais importante para o seu cliente é o NOME dele! Chame-o pelo nome! Encantar o cliente é, diretamente, criar uma conexão entre vocês e gerar CONFIANÇA. O cliente precisa ser nosso AMIGO!

MAS… E DENTRO DA EMPRESA?

Problemas pessoais SEMPRE ficam fora da empresa. Não misture o ambiente corporativo com o pessoal e, consequentemente, mantenha relações com seus colegas de trabalho sempre saudáveis.

Cuidado com os vendedores egoístas, que não valorizam o trabalho em equipe e a colaboração mútua. Compartilhe conhecimento e experiências com seus colegas de trabalho e permita que eles compartilhem com você também! Auxilie sempre que for possível, tanto no atendimento comercial quanto uma dúvida. Gentileza gera gentileza!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA?

Muito cuidado com a forma que você se comunica dentro da empresa. Respeite seu chefe e seus colegas de trabalho. Entenda que cada profissional precisa do seu espaço e, dessa forma, você precisa entender quais são os limites de cada um assim como eles precisam entender o seu limite.

COMO SE RELACIONAR NO MERCADO?

Quando for se apresentar para um cliente ou fornecedor, deixe seu cartão de visitas com ele. Caso você não esteja com seu cartão de visitas, ANOTE as informações do seu CLIENTE para, depois você entrar em contato com ele. Não anote suas informações em qualquer lugar, porque você PRECISA valorizar sua marca e, claro, a marca da sua empresa.

DICA EXTRA – CARTÃO DE VISITAS:

Quando você for a um evento e participar do network, troque o máximo de cartões possíveis com potenciais clientes. Depois, quando retornar a empresa, enviei um e-mail citando o momento em que você conversou com ele(a) e fazendo uma boa apresentação de você, da sua empresa e dos seus produtos ou serviços.

Caso seja possível, entre em contato com ele(a) depois de 3 ou 4 dias e cite novamente o bate-papo que vocês tiveram, o e-mail que você envio e pergunte se seus produtos ou serviços são interessantes para ele(a). Aqui, foque em agendar uma reunião. É nesse momento que você vai medir o grau de interesse e qualificar o(a) LEAD.

CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS:

1-) Fique MUITO ligado com o que você curte e compartilhar. Evite, ao máximo, compartilhar sobre assuntos relacionais a religião, política, sexualidade e futebol!

Talvez você esteja se perguntando: “mas então eu tenho que transformar meu Facebook em algo comercial”? NÃO necessariamente! Crie listas de interesse no Facebook, para você poder postar informações de forma mais seletiva.

2-) Evite solicitar “amizade” para pessoas que você não conheça PESSOALMENTE. Utilize o botão “SEGUIR” para receber as atualizações desta pessoa e ficar ligado no mercado. É melhor você se apresentar antes de pedir para ele(a) adicionar você.

COMO SE COMPORTAR NAS OCASIÕES ESPECIAIS?

Para as mulheres, evitar roupas muito curtas ou blusas decotadas! Para os homens, evite cores berrantes, camisas chamativas ou uniforme de time de futebol. Caso seja uma viagem, os homens não devem usar sunga, mas sim um shorts. As mulheres devem utilizar biquínis mais conservadores. Se sair da piscina, não use chinelo fora desse ambiente, prefira um sapatênis e, para as mulheres, uma rasteirinha.

Mesmo que a ocasião seja informal, lembre-se: você está trabalhando! E o principal: não adote essa postura por causa do seu chefe! Tenha essa ATITUDE por VOCÊ!

COMO SE VESTIR NO TRABALHO?

Vista-se para o cargo que você deseja ATINGIR e não para sua atual posição. Mentalize que você é um profissional de sucesso e já está nessa posição.

Quando você se veste bem, você fica com uma energia muito mais positiva e, consequentemente, vai transpor esse clima para seus clientes e colegas de trabalho!

Pergunte-se a você: “VOCÊ SE COMPORTA COMO UM(A) VENCEDOR(A)?”. O que precisa chamar atenção é sua CAPACIDADE e a sua COMPETÊNCIA e não as suas roupas!

QUAIS SÃO AS MELHORES CORES DE ROUPAS?

ROSA: excelente cor para uma entrevista de emprego ou para conversar com o chefe. Essa cor passa calma e tranquilidade!

VERMELHO: é a cor da sedução e da paixão, do amor. Use detalhes vermelhos para cativar seu cliente, indiferente o seu sexo!

AZUL MARINHO: é a cor da seriedade, não é atoa que é a cor preferida dos banqueiros.

AZUL ROYAL: transmite elegância e impacta positivamente! As mulheres possuem vantagem aqui, pois conseguem impactar muito fortemente os homens!

BRANCO: transmite paz e tranquilidade. Está com dificuldade com um cliente, use branco na reunião.

AMARELO: Excelente opção para uma reunião de negócios, porque vai impactar positivamente sue cliente.

COMO NÃO SE BOICOTAR?

Deus é sábio! Ele nos deu dois olhos, dois ouvidos e apenas uma boca! Portanto, cuidado com a sua linguagem. Não use gerúndio, não fale gírias e palavrões. Tome MUITO cuidado com suas emoções e respire fundo quando for negociar ou conversar com seu cliente. Exerça sua paciência, seu equilíbrio e a sua tranquilidade. Esse exercício é diário.

Se você trabalha com atendimento ao público, entenda que seu cliente pode estar descontando os problemas dele(a) em você. Não achamos isso certo, de forma alguma e não queremos que você tenha essa experiência. Mas entenda que profissionais que trabalham com atendimento precisam ter esse discernimento.

Não faça fofoca ou propague-a. Na vida, infelizmente, precisamos aprender a engolir sapo! Entenda que, dentro da empresa, nem tudo é PESSOAL, ou seja, nem tudo que se fala para você ou com você é pessoal.

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