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Como usar o e-mail corretamente para vender mais

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
04 de dezembro de 2013 - 18:08

Como-usar-o-email-corretamente-para-vender-mais-televendas-cobranca

Por: César Frazão

Tenho observado nas empresas e com os vendedores uma grande confusão e ineficiência no envio de e-mails para os clientes.  Pode ser por desespero para vender ou por puro desconhecimento, o fato é que a grande parte dos e-mails que os vendedores estão enviando ultimamente não servirá para nada além de perder tempo e dinheiro.

Os nove principais erros são:

  • Excesso de informalidade
  • Excesso de imagens
  • Sem personalização
  • Erros de português
  • Textos longos demais
  • Falta de padronização
  • Falta de educação
  • Falta de objetividade
  • Único modelo para diversos casos

Como sabemos, há uma tendência de aumento dos envios de e-mails para economizar tempo (ou pelo menos tentar). Então para mudar esta história e começar, de verdade, a ter retorno de vendas com e-mails. Trago para você dicas práticas que podem ser aplicadas imediatamente em seu trabalho.

Falaremos sobre três tipos diferentes de e-mails:

E-mail para envio de propostas: Pode ser usado antes (frio) ou após (quente) um contato inicial com o cliente. Ele deve conter:

  • Uma rápida explicação sobre a empresa, no máximo um parágrafo;
  • Características e benefícios do serviço ou produto oferecido;
  • Referências de outras pessoas ou empresas que utilizam;
  • Algumas poucas imagens para influenciar a imaginação;
  • Preço, forma de pagamento e prazo.

E-mail para agendar visitas: O objetivo principal deste e-mail não é vender, mas sim agendar a visita. A venda o vendedor fará quando estiver na frente do cliente.

  • Utilizar a palavra rápida ou breve. Exemplo: quero marcar uma rápida reunião;
  • Utilizar a palavra novidade, isso mexe com a curiosidade e facilita o agendamento;
  • Dar sempre duas opções de horário ou data. Qualquer uma das duas que ele aceitar você atingiu o objetivo;
  • Nunca perguntar qual o melhor horário para o senhor. O melhor horário para atender um vendedor é geralmente NUNCA!;
  • Não passar o preço e nem muitos detalhes, essas informações só pessoalmente. Apenas jogar a isca;
  • Utilizar um argumento inteligente, um bom benefício que o cliente ganhará em lhe atender.

E-mail para pegar respostas de clientes: deve ser utilizado com clientes que estão enrolando e não dão retorno das ligações ou e-mails. Para aqueles que você tenta, tenta e não consegue mais contato após a proposta.

  • Simples, direto e objetivo, podendo ser lido às pressas;
  • Pular linha de um parágrafo para outro o deixando bem legível, com começo, meio e fim;
  • Relembrando os benefícios apresentados anteriormente em forma de tópicos ou itens para se destacar do texto;
  • Conter uma imagem para estimular a imaginação e o canal visual do cliente;
  • Ter um bom e verdadeiro argumento que justifique o cliente ter que dar a resposta naquele prazo. Exemplo: a madeira sofrerá correção e terei que reajustar o preço a partir de amanhã do móvel em cotação, manteremos o preço atual somente até hoje no final da tarde;
  • Finalizar o e-mail com uma pergunta para induzir a uma resposta ou retomada do diálogo.

Agora talvez você tenha uma clareza maior de que não existe um único tipo de e-mail para tudo e que cada situação exige suas particularidades. Seguindo as orientações acima, você e sua empresa têm tudo para acelerar as vendas e obter o máximo de retorno deste canal de vendas tão precioso e útil (quando bem utilizado) que é o E-mail.

Boas Vendas e Sucesso!

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1 Comentário
  1. Fantástico! É isso mesmo, sem tirar nem por.

    Gusthavo em 27 de fevereiro de 2014 - 11:54

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