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Como usar o telemarketing para gerar mais negócios

por: Afonso Bazolli
fonte: Meu Negócio
01 de março de 2015 - 14:10

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Malvisto por muitos, o telemarketing, quando realizado com bom senso e a favor do cliente, pode surtir grandes resultados. Todas as empresas de sucesso possuem canais passivos e/ou ativos de telemarketing para chegar naquele público que não usa muito a internet ou para fazer com que o seu cliente efetue uma venda inesperada, em um momento estratégico, como se fosse uma oportunidade única.

Segredo do Sucesso em Telemarketing

O problema do telemarketing não está muitas vezes relacionado com o fato de o atendente ligar (ou importunar) o cliente, mas no modelo organizacional desta equipe e na abordagem artificial que geralmente é utilizada pela maioria das empresas. O atendente (ou consultor de telemarketing) de sucesso é aquele que usa o modelo de abordagem da empresa, mas que transmite naturalidade e sabe improvisar diante das respostas dos clientes. É preciso ser gentil e ter argumentos. A empatia é o segredo para deixar o cliente seguro da compra, por exemplo.

Contato Pessoal

Se você explora amplamente o marketing digital, saiba que o telemarketing não se tornou uma ferramenta obsoleta – ele consegue atingir aquele público que necessita de um contato pessoal – que a internet, mesmo com os chats e canais de contato, não conseguem atingir. No caso das empresas e sites de e-commerce, o telemarketing pode ser uma ferramenta de vendas e relacionamento muito importante. Caso não tenha uma linha de atendimentos passivo e ativo e pessoas dedicadas a isso, cogite usar este recurso o quanto antes.

Telemarketing Aplicado a sua Empresa

Muitos novos empreendedores ainda acham difícil estruturar este tipo de atendimento em seus negócios, ainda mais quando estão iniciando os seus projetos. Se você estiver começando agora, conheça alguns critérios que deve considerar para fornecer um atendimento de telemarketing eficiente e bem recebido pelo consumidor:

  • Use o telemarketing para qualificar leads – aquela pessoa ou empresa que de fato tem potencial para ser cliente.
  • Divulgue bastante a empresa ou site em outros meios, pois se a pessoa já conhece a sua empresa ou produto, fica bem mais fácil abordá-la. Se ela ainda não conhece, convide-a a conhecer. Invista em eventos, redes sociais, roadshows, e-mail marketing, e-books, webinar e outras ferramentas para captar os leads.
  • Para que o seu telemarketing não seja um desperdício de tempo e dinheiro, capacite a equipe e alinhe que tipo de abordagem e quais pessoas devem ser impactadas pelas suas estratégias. Sem o alinhamento constante (poderia ser até diário), não há sucesso.
  • Prefira a captura de contatos de forma receptiva. Por exemplo, crie em seu site um espaço de assinaturas de contatos – a pessoa assina e deixa os seus dados e sua equipe entra em contato. Desta forma, você tem a receptividade com até 60% de êxito em relação àquele contato que não demostrou qualquer interesse no atendimento. Assim, a pessoa permite (e quer!) que você ofereça o seu produto ou serviço.
  • Promoções são a “carta na manga” de qualquer consultor de telemarketing. Desta forma, tenha sempre promoções diferentes em determinados períodos. Se o cliente resistir à abordagem, lance a promoção certa para ele.
  • Divulgue o seu telefone de atendimento no site, redes sociais, e-mail marketing, etc. Crie links para o formulário de contato do seu site. Disponibilize todas as formas de captar novos clientes.
  • Avise por outros meios sobre as promoções do momento – e novamente, disponibilize um formulário de captação do contato do cliente interessado – e retorne com a ligação.
  • Pesquisas são chatas e pouco absorvidas pelos clientes. Se quiser fazer pesquisa de mercado, faça de forma sutil em seus atendimentos ou por outros meios. Os consumidores nem sempre estão dispostos a responder pesquisar ou atender ligações apenas para este fim.
  • Se trabalha com afiliados e parceiros, é preciso alinhar com eles que você utiliza a ferramenta de telemarketing, para que eles também ajudem na divulgação do formulário ou das promoções do período.
  • Invista no feedback. Retorne ao cliente para saber como ocorreu a entrega de um produto, como está o retorno do serviço, etc. Assim, você pode mensurar o impacto do seu atendimento e criar uma oportunidade de vender mais.

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1 Comentário
  1. A prática desmente a maioria destas sugestões. Telemarketing funciona para certa classe de cliente difícil de identificar de antemão. A fórmula de sucesso já está sendo amplamente utilizada pela próprias empresas de telecomunicações na venda de assinaturas de seus produtos. Basta chame todas as linhas residenciais várias vezes por dia, utilizando robôs com mensagens interativas pré-gravadas. A maioria das tentativas é recusada imediatamente, mas não importam considerando o custo ínfimo de uma chamada. Os alvos suscetíveis a vendas de telemarketing seguirão as instruções do robô e são redirecionados a um atendente.

    Stephen Testerov em 15 de março de 2017 - 19:44

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