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Como Vender Mais na Zona de Crise

por: Afonso Bazolli
fonte: LinkedIn
09 de agosto de 2017 - 18:08

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Por: Mary De Sá

Até bem pouco tempo atrás, acredito que você estava na zona de conforto em relação às suas vendas, ao mercado, quando tudo fluía bem e seus resultados estavam cada vez melhores, não é mesmo?

A zona de conforto é caracterizada por um lugar tranquilo, onde o vendedor acredita que sabe tudo e conhece todas as variáveis do mundo das vendas. Ele conhece a rotina da venda, o mercado da venda, o cliente e sabe muito bem como entregar excelentes resultados.

Mas como nada dura para sempre, a crise econômica, financeira, social e política entrou na sua vida, sem pedir licença e o desconfortou em relação à sua zona de segurança, impactando suas vendas, fazendo seus resultados desabarem e sobretudo, fazendo você experimentar um medo e uma insegurança incômodos.

O medo te paralisou. Refreou as suas expectativas e te fez questionar seu potencial e suas possibilidades, levando-o a interpretar eventos e circunstâncias negativamente em vez de positivamente, fazendo você manter o pé no freio de suas expectativas e aspirações, não é verdade?

Acredite, nem tudo está perdido. Sempre há uma forma de obter ganhos nas perdas. E assim deve ser também quando saímos da zona de conforto e entramos na zona de crise.

O Tubarão no Tanque de Salmão

Tem uma história que ilustra muito bem essa situação.

As águas perto do Japão já não produzem peixes como produziam há muitas décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco.

Isso fazia com que os peixes chegassem mortos ou quase mortos e sua carne já não era tão macia quanto se desejava para consumo.

Foi quando eles decidiram instalar tanques nos navios pesqueiros e ir colocando ali os peixes enquanto durava a longa viagem. Porém o espaço ia ficando apertado e aos poucos, alguns peixes morriam por não poder nadar, enquanto outros ficavam dias sem se mexer, o que afetava o frescor e o gosto da carne.

Para resolver definitivamente o problema, os japoneses decidiram, colocar pequenos tubarões em cada tanque. É  bem verdade que alguns comiam os peixes menores, mas a maioria permanecia viva e nadando até chegar ao seu destino.

O fato deles continuarem nadando, fez com que os peixes permanecessem vivos e sua carne ficasse muito macia, preservando o frescor e o sabor desejados para consumo e lucratividade.

Assim o problema foi definitivamente resolvido e os lucros voltaram a crescer.

A zona de crise é caracterizada por mudanças externas que exigem de você novos recursos e novos comportamentos, porque os recursos e comportamentos anteriores já não são mais aplicáveis nessa nova conjuntura.

Há uma necessidade enorme de aprender novos processos, novas rotinas, novos modelos de vendas, conhecer novas pessoas e gerar novos resultados.

A zona de crise é uma zona de aprendizado por excelência, é o lugar da oportunidade para aprender e incorporar novas habilidades, novos recursos internos e ampliar a sua zona de conforto futura.

Quando você coloca desafios na sua vida, você conquista novos aprendizados e cresce na medida da sua necessidade.

Coloque um tubarão na sua vida e navegue em águas mais turbulentas, instigantes e desafiadoras para alavancar novos resultados em suas vendas.

Acredite no seu talento e volte a crescer mesmo na zona de crise. Aqui eu reúno uma série de ferramentas de comunicação empática que te ajudam a atravessar esse período de crise e prosperar também em momentos de abundância!

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