
Muitos empreendedores, gestores, administradores, autônomos, representantes com carteira de clientes entre outros que estão altamente envolvidos com seus respectivos negócios procuram ferramentas úteis para melhorar a produtividade e lucratividade. Aí começam a pesquisar nos motores de busca e encontram o CRM como a ferramenta ideal.
Porém, há um grande problema que precisa ser esclarecido. O CRM não é uma ferramenta só para o comercial! Na verdade, o CRM é para gerenciamento de Relacionamento com os Clientes e essa mentalidade muitas vezes é deixada de lado apenas para propagar que no CRM a equipe comercial vende para os clientes e que o gestor olha o que os funcionários estão entregando. Não é bem isso! Ou melhor, não é apenas pra isso!
Vivemos em dias que parece que o tempo é curto para fazer tudo o que precisamos. Muitas vezes nos perdemos em nossos negócios por falta de organização e por problemas de acompanhamento, e, o CRM vem justamente pra sanar essas situações.
Quando você cria um relacionamento com o cliente, você consegue avaliar o seu produto ou serviço e criar melhorias em cima da sugestão de clientes, ou seja, os próprios clientes ajudam você a pensar e produzir algo melhor que todos consumirão. Então não venha me dizer que CRM é só pro comercial! CRM é pra o atendimento, é pra o suporte, pro Marketing, criação, mídia…
Quando se é gestor, você quer acompanhar os resultados sim! E o CRM ajuda a fazer isso da melhor forma possível pois enquanto a equipe alimenta com informações importantes cada negócio, cada cliente e cada projeto, você consegue puxar em questão de cliques, relatórios para saber em que passo andam as coisas dentro da sua empresa. Além de ajudar a melhorar a comunicação, pois de forma instantânea aquela informação importante chegará para os envolvidos que precisam saber, aumentando assim a acessibilidade, satisfação e responsabilidade por parte de todos.
O CRM é ideal para quem quer crescer em qualidade. Porque muitas empresas podem crescer catastroficamente mas sem uma gestão eficiente o negócio vai ruir com certeza.
Para um projeto ser bem acompanhado você precisa ter todas as informações importantes em fácil alcance, precisa saber em quais atividades os envolvidos estão, quais projetos foram finalizados ou não e isso um CRM completo traz pra você com a maior praticidade.
Não ser um dinossauro no seu mercado é acompanhar tudo isso. Acompanhar as vendas sim porque são importantes, mas acompanhar o follow-up, os negócios, feedbacks, os leads, acompanhar os colaboradores, as atividades, os seus compromissos e os de sua equipe, acompanhar os projetos que podem ser um simples orçamento, propostas, jobs, campanhas ou produtos, serviços…
Há uma infinidade de possibilidades para melhorar a gestão de um negócio quando se usa um CRM simples e completo. Mas a mentalidade e a disposição precisam andar juntas e conscientes de que nenhuma ferramenta trabalha sozinha. Então apoie os seus colaboradores, anime sua equipe e trabalhe a cultura de crescimento de seu negócio seja uma grande equipe ou apenas mais um funcionário além de você.
Abra sua cabeça para essa visão completa e sucesso!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Texto escrito por Juliana Sabino (facebook.com/jujumss) para o Blog do CRM Zen (http://blog.crmzen.com.br/post/74070505686/crm-nao-e-so-para-o-comercial-que-fique-bem)