Bem atentas ao que os seus consumidores têm a dizer, cada vez mais empresas investem em ações focadas no Customer Experience (CX) ou Experiência do Cliente. A estratégia tem se mostrado eficaz para o sucesso dos negócios, fidelização de clientes e garantia de longevidade às marcas.
E tem mais, o estudo “Building Customer Experience for the Future”, do Boston Consulting Group (BCG), revela ainda outro diferencial importante, as empresas líderes em Customer Experience conseguem gerar um crescimento até 190% maior do que a média em um prazo de apenas três anos. O que mostra a força do cliente para o crescimento dos negócios.
A INDECX, uma das maiores empresas brasileiras do ramo de pesquisa e monitoramento de clientes no Brasil, aponta um crescimento expressivo na procura por pesquisas de satisfação do cliente. Somente no último ano, 450 empresas, dos mais variados portes e setores, solicitaram esse tipo de serviço, que envolveu mais de 40 milhões de opiniões de clientes.
Segundo Rafael Nascimento, diretor da INDECX, o mercado está em constante evolução e as empresas estão cada vez mais atentas ao que seus clientes têm a dizer. “Nos últimos anos temos acompanhado um aumento no número de clientes interessados em fazer as melhorias, que levam em consideração o CX, representando um crescimento de 50 por cento em relação ao último ano”, afirma.
Uma das empresas que segue essa tendência é a SmartStore, a maior rede de minimercados do Brasil, que possui um departamento dedicado à experiência e satisfação de clientes. “As empresas estão cada vez mais atentas ao que os seus clientes dizem e enxergam nessa avaliação a possibilidade de atendê-los cada vez melhor, desenvolvendo produtos que atendam as necessidades dos consumidores, aumentando assim suas vendas e lucratividade”, comenta Victor Gomes, gestor responsável pela área de experiência do cliente da empresa.
Outra empresa que segue a mesma tendência é a Antecipa Fácil, fintech de antecipação de recebíveis voltada para empresas, que superou mais de R$ 1 bilhão em valores transacionados. “Nossos clientes são muito importantes, afinal são para eles que desenvolvemos nossa plataforma, com toda a responsabilidade e dedicação. Faz parte dessa jornada, nos manter em um constante processo de melhoria para atender cada vez mais e melhor, levando sempre em consideração o que nosso cliente tem a dizer”, explica Elber Laranja, sócio-diretor da Antecipa Fácil.
Uma coisa é certa, não importa a área ou tamanho de uma empresa, as relações de consumo tem mudado rapidamente e para garantir uma vida longa no mercado, é preciso oferecer também a melhor experiência aos seus clientes e consumidores.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.