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26 de março de 2017 - 14:03

Entenda-como-o-marketing-pode-ajudar-a-equipe-de-vendas-em-tempos-dificeis-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Em tempos de crise, inovar é essencial para sair na frente da concorrência.

O ano fechou com perspectiva de crescimento econômico abaixo de zero e, ao que os especialistas indicam, a situação não deve mudar neste ano.

Nesse cenário de cortes, dólar nas alturas e inflação descontrolada, a equipe de vendas de qualquer empresa é geralmente a primeira a sentir o baque do mercado em franca recessão.

Porém, é na hora em que as metas começam a despencar que as criativas táticas de marketing são mais necessárias para promover a entrega de leads qualificados e o suporte no relacionamento com os clientes em potencial.

Neste post, você descobrirá 3 maneiras pelas quais o setor de marketing pode dar uma mãozinha ao time de vendas em tempos difíceis:

Entrega de leads mais qualificados

Ao acompanhar minuciosamente a evolução dos clientes em potencial dentro do funil de vendas — mapeando toda e qualquer interação que eles venham a ter com o conteúdo produzido na forma de postagem em mídias sociais, blog posts, e-books, e-mail marketing etc. — o especialista em marketing terá recursos confiáveis para entregar leads com perfis mais detalhados à equipe de vendas.

Isso é o que chamamos de Sales Qualified Lead (SQL), ou lead qualificado para venda.

Esse mapeamento é extremamente importante, pois, de repente, um lead pode surgir de uma interação bem-sucedida no Facebook ou no campo de comentários de um post qualquer no blog da empresa.

Geração de conteúdo de qualidade para educar cada vez mais as leadsConheça o produto e treine as demonstrações

Muitas vezes o visitante até estará disposto a trocar seus dados de contato pelo download de um e-book ou infográfico que o interessou no site ou blog da sua empresa.

No entanto, nem sempre ele estará apto a realizar um ato tão grandioso como uma compra, ainda mais sem dinheiro no bolso.

Portanto, cabe ao time de marketing suprir esse lead qualificado para marketing (MQL) de informações úteis e diferenciadas para que ele esteja pronto para fazer uma compra consciente no futuro.

Essa prática naturalmente economizará tempo e saliva da equipe de vendas, pois o lead não mais precisará ser convencido, pelo telefone, da qualidade do produto ou serviço que estará comprando.

Produção de conteúdo para amenizar objeções de vendas recorrentes e demonstrações de produtos/serviços

Por mais que a equipe de vendas possua todos os detalhes sobre os perfis dos leads, talvez ela não domine todas as características técnicas do produto ou serviço que está sendo vendido.

Isso pode dificultar a negociação com um prospect mais cético ou que simplesmente quer economizar, por exemplo.

Para que a call não termine inesperadamente por falta de informações, o time de marketing deve disponibilizar para os vendedores vídeos ou tutoriais com demonstrações sobre o produto/serviço que poderão ser repassadas gratuitamente aos prospects.

Além disso, nada impede que algum integrante do marketing ou até mesmo algum gestor venha até o telefone e dê as informações requisitadas no outro lado da linha, testemunhando a qualidade daquilo que está sendo vendido, passando ainda mais credibilidade.

No entanto, mais significativo do que aplicar essas e muitas outras técnicas de marketing, é que todos os funcionários, independentemente dos setores e dos cargos, tenham a clara noção de que fazem parte do mesmo time.

Afinal, quando a empresa não fatura o que deveria, não é só a equipe de vendas que corre riscos de demissão. Assim como quando os negócios vão bem, todos se beneficiam, direta ou indiretamente.

Portanto, não importa a posição: vale tudo para atrair a clientela em momentos de crise, desde uma ideia inusitada até um estratagema extraído de livros científicos.

E então, você está disposto a investir no marketing para sair na frente da sua concorrência? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica com a gente? Deixe o seu comentário!

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