Confira o conselho que o fundador da Apple deixou para as lideranças cultivarem equipes de alta performance
O todo é maior que a soma das partes. A frase do filósofo Aristóteles é um pedaço de sabedoria sobre o trabalho dentro das empresas até hoje: uma equipe brilhante faz mais entregas do que um profissional talentoso solitário.
E ainda: uma cultura de sucesso é superior a um time isolado com boas entregas. Para o negócio como um todo ser bem-sucedido, é necessário ter um ambiente que permita um trabalho fora do padrão.
Não tão antiga quando a sabedoria de Aristóteles, mas essa foi a lição que Steve Jobs, inventor e co-fundador da Apple, revelou em 1998 durante uma entrevista para o livro “In theCompanyofGiants”.
Segundo Jobs, após contratar profissionais de alta performance, o papel de um bom líder é garantir que os times tenham todos os recursos para atingir suas metas.
E ele destaca que uma coisa é peça secreta para garantir isso: “criar um ambiente que faça as pessoas sentirem que estão envoltas de pessoas igualmente talentosas e que seu trabalho é maior que elas”.
Anos depois, o time de pesquisadores do Google foi buscar nos dados a fórmula para esses sentimentos que Jobs descreveu.
No estudo, foram analisados 180 times de engenharia e de vendas, com uma mistura de indicadores de alta e de baixa performance. Com os resultados da pesquisa, que levou o nome de projeto Aristóteles, a empresa de tecnologia desenvolve suas lideranças para garantir que o ambiente seja ideal.
Alguns dos comportamentos que os líderes aprendem são:
Empoderar a equipe e não ser controlador
Criar um ambiente de equipes inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e bem-estar
Ser produtivo e orientado para resultados
Ser um bom comunicador – ouvir e compartilhar informações
Apoiar o desenvolvimento de carreira e debater a performance
Confira os fatores para criar times de alta perfomance
Segurança psicológica: os membros do time se sentem seguros para assumir riscos e ser vulneráveis na frente dos outros;
Confiabilidade: os membros do time entregam trabalho de qualidade dentro dos prazos;
Estrutura e clareza: os times têm responsabilidades, planos e metas claros;
Significado: para o time ser efetivo, cada membro precisa ver propósito no seu trabalho ou no resultado;
Impacto: todos na equipe acreditam que seu trabalho importa e tem efeito nas metas da empresa.
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