O que é awareness no marketing?
Em marketing, awareness (conscientização, em português) representa o início da jornada do cliente, quando ele toma conhecimento de uma marca ou um produto. É o ponto de partida, em que o consumidor estabelece familiaridade com a empresa, seja por meio da solução de uma necessidade ou identificação com seus valores.
Desse modo, awareness marketing é uma estratégia que tem como objetivo educar um público-alvo sobre a existência da empresa, gerando não apenas a simples percepção da marca, mas também incluindo as associações positivas e confiáveis.
Nesse sentido, uma estratégia de awareness pode ser aplicada para:
atingir um novo mercado;
promover um novo produto;
apresentar o rebranding da marca;
introduzir um novo negócio.
Como funciona uma estratégia de awareness marketing?
O awareness marketing funciona por meio de quatro pilares fundamentais:
identidade visual forte e única;
múltiplos canais de comunicação;
posicionamento;
produção de conteúdo relevante.
Vamos entender mais detalhes.
Identidade visual forte e única
Historicamente, o ser humano possui fortes laços com símbolos, imagens e elementos visuais. Não à toa, esta é uma das primeiras formas de comunicação desenvolvidas na humanidade.
Símbolos são utilizados para representar ideias, conceitos e, no mundo do marketing, marcas e valores.
Por isso, ter uma identidade visual forte e única é indispensável. Essa é a assinatura da sua marca e deve ser composta por elementos diversos, como logotipos, cores e tipografia única.
Pense na maçã mordida da Apple ou no “M” do McDonald’s que falamos no início.
Esses elementos visuais são icônicos e se tornaram símbolos amplamente reconhecidos em todo o mundo. Por meio deles, as marcas conseguem transmitir suas mensagens e construir uma conexão emocional com o público.
Múltiplos canais de comunicação
Seus potenciais clientes estão presentes nos mais diversos canais de comunicação.
Por essa razão, é imprescindível construir uma estratégia de awareness que contemple a abordagem omnichannel e impacte a maior parcela do seu público-alvo.
Para isso, é preciso estudar seu público e identificar os canais mais relevantes e de maior interação, nos cenários online e offline.
Nesse contexto, uma estratégia de awareness marketing pode incluir:
mídia paga;
e-mail marketing;
marketing de conteúdo;
eventos;
feiras;
indicações;
anúncios impressos.
Posicionamento
Já percebeu que, nos últimos anos, muitas marcas sofreram boicotes de consumidores por adotar medidas que não condizem com seus valores?
Segundo estudos, 59% dos brasileiros já deixaram de comprar de empresas ao discordarem de suas práticas. Os motivos vão desde a realização de testes em animais até a violação a direitos trabalhistas.
Isto posto, fica claro que mais do que resolver um problema, os clientes desejam estabelecer uma identificação profunda e coerente com as empresas.
Portanto, pense no que sua marca defende, no que valoriza e como esses princípios podem se alinhar com os valores dos próprios clientes.
Produção de conteúdo relevante
O awareness marketing envolve a educação do seu público-alvo e a geração de valor. Logo, é essencial direcionar esforços para a produção de conteúdo relevante.
No ambiente digital, isso pode ser feito por meio da divulgação de blogposts, publicações em mídias sociais, e-books, webinars, estudos de caso e outras estratégias de marketing de conteúdo.
Já no ambiente offline, é possível realizar eventos, feiras, palestras ou até mesmo participar de ações sociais por meio de patrocínios.
Independentemente do ambiente, a produção de conteúdo, para além de educar o público, é fundamental para aumentar o engajamento e ampliar o nível de consciência de marketing.
O que é e como medir o nível de consciência de marketing?
O nível de consciência de marketing nada mais é do que o grau de familiaridade que um público tem sobre uma marca, que determina a presença e a autoridade conquistada pela empresa dentro do seu mercado. Este indicador ajuda a entender como a marca está sendo percebida pelo público-alvo.
Para medir o nível de consciência de marketing, será necessário utilizar um conjunto de métricas diferentes, que variam de acordo com a estratégia de awareness utilizada.
No digital, por exemplo, é mais simples mensurar o awareness, visto que o comportamento do cliente é rastreável e quantificável. No caso, podemos mensurá-lo por métricas como:
impressões;
alcance;
engajamento;
taxa de cliques;
tráfego do site;
compartilhamentos;
pesquisas nos mecanismos de busca.
Por outro lado, no ambiente físico, essa mensuração é mais desafiadora, já que as interações não são tão facilmente rastreáveis como no meio digital. Ainda assim, é possível realizar pesquisas, programas de fidelidade e parcerias para atrair o público e quantificar o nível de conscientização.
O que vem depois do awareness? Consideração e conversão
Awareness, consideração e conversão. Essas são as etapas centrais da jornada do cliente.
Isso significa que, após apresentar sua empresa e gerar conscientização, o ideal é que seus potenciais clientes passem a considerar sua marca e seus produtos como uma solução para atender às necessidades e aos desejos.
Quando isso acontece, o cliente passa para a etapa de consideração, em que irá avaliar mais profundamente sua solução, buscando mais informações, pesquisando preços e interagindo com consultores e vendedores.
Em um contexto perfeito, os clientes avaliam e se sentem seguros para avançar na jornada. Na prática, isso significa que estão prontos para comprar; e é nessa etapa onde ocorre a conversão, a fase final.
Para ter sucesso nas vendas, é preciso ir além da estratégia de awareness. Ela é crucial, de fato, pois, por meio do reconhecimento, cria-se o valor da marca, tornando-a uma escolha preferencial no mercado.
No entanto, também é necessário pensar na estrutura das próximas etapas da jornada do cliente.
Por sinal, a jornada perfeita é aquela que guia seu cliente de forma fluida e coerente, desde o primeiro contato até a conversão (e além, chegando ao pós-venda).
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