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Estratégias para trabalhar o branding de uma marca

por: Afonso Bazolli
fonte: Reclame Aqui
10 de outubro de 2023 - 17:02

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No meio online ficou fácil planejar uma página na internet, afinal é estratégia de branding para alguns é só abrir uma conta em alguma rede social, ter um nome legal e fazer o design de uma logo.

Mas, não é dessa forma que se constrói uma imagem, é preciso de uma estratégias de branding para trabalhar uma marca.

Construir e solidificar uma marca é uma tarefa que demanda influência, criatividade e posicionamento.

Diante desses 3 pilares vamos abordar como a empresa pode melhorar e alavancar a sua história e encantar clientes.

Antes de tudo, o que é Branding?

Branding, em tradução significa marca ou identidade

São as características que a empresa possui, o que a faz ser conhecida, assim como pelo nome de criação, o verdadeiro valor no mercado, o posicionamento e até mesmo o poder da influência.

Saiba o porquê uma boa estratégia de branding pode melhorar a história da sua marca:

1 – Branding é Influência.

Como estratégia é preciso fortalecer a marca na mente do consumidor, isso é, fazer com que a marca seja uma lembrança e uma boa referência para o cliente.

Afinal, o cliente está em busca de uma empresa que se sinta atraído e até mesmo influenciado.

A tendência de ser guiado seja por uma cultura ou comportamento, dita a vivência de muitas pessoas nos dias atuais.

“O cliente não está procurando um outro herói, mas um guia”

Isso no sentido de explicar que as empresas engajam e comunicam muito mais quando se posicionam como um guia, pois está como alguém que orienta, educa e até incentiva.

No livro “ Story Brand” de Donald Miller, que aborda storytelling e cases de marketing, há uma citação que diz :

Isto é, aconselhar, e ajudar a entender necessidades e desejos dos clientes.

Uma marca deve se posicionar comunicando empatia e autoridade.

“ O guia (empresa)  deve ter uma combinação precisa de empatia e autoridade para fazer o herói (cliente) agir e a história se desenvolver. Essas são as características que o herói (cliente) procura, e, quando as percebes sabe que encontrou seu guia(empresa).”

Quando uma empresa é herói, o cliente não é mais o protagonista, o que é negativo.

O cliente deve ser o protagonista (herói) e a empresa o guia, pois o ponto de atenção está totalmente voltado ao consumidor que irá aproveitar e se tornar fiel a marca.

Começar a dar foco ao consumidor é a estratégia checkmate para a sua empresa.

2 – Branding é criatividade.

Pensar fora da caixa é dar uma personalidade para a marca.

Uma empresa criativa pode através de um atendimento personalizado mostrar a sua essência e o cuidado com o cliente.

A criatividade pode ser exercida em multiformas:

Fazer uso do Reclame AQUI, tanto como forma de atendimento e como vitrine de vendas e personalização e engajamento.

Através da missão e valores a forma de ver o mundo e como se posicionar no mercado e diante de pautas importantes para a sociedade.

A redes sociais também é caminho para se expressar, abusar de vídeos, fotos e como a marca tem a flexibilidade de se aproximar do cliente

Usar cores e uma boa composição visual, no logotipo usando cores e traços trás o que a marca quer expressar.

O olhar criativo faz a marca ter uma estratégia de branding de sucesso e além de tudo uma forma pensada exatamente para o cliente.

3- Branding é posicionamento

Um bom posicionamento de mercado é quando a empresa consegue garantir um espaço na mente e no coração de um público-alvo.

Para isso é necessário dedicação, estudo e muita estratégia de branding. Afinal, estar no topo é mostrar o que as demais marcas e até concorrentes não fazem.

Algo que faça a diferença está relacionado ao quanto a marca pode promover o produto que irá vender.

O produto vendido pode ser tangível ou intangível, o importante é agregar valor e importância para quem consumir.

Para a marca criar um produto tangível, é necessário planejar no que torna ele de valor.

Seja uma embalagem sustentável, a mensagem que passa após a compra, quais sensações o consumidor teve ao adquirir.

Quando o produto é intangível, é interessante pensar na usabilidade, o quanto terá uma boa performance quando instalado ou acessado em algum meio online.

E por fim e jamais menos importante: Você entendeu a importância do Branding, certo? Por isso, separamos algumas dicas estratégicas para colocar em prática.

Aqui vai:

Cative e motive seus funcionários: Eles são a porta de entrada da sua marca e é muito importante que se sintam motivados a vestirem a camisa da empresa.

Fidelizar a clientela: Um cliente feliz é um cliente que se sinta abraçado e conectado com a empresa.

As redes sociais ditam as tendências: Engajar os consumidores por lá também é uma ótima estratégia, é importante acompanhar as movimentações e não perder nenhuma novidade.

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