No meio online ficou fácil planejar uma página na internet, afinal é estratégia de branding para alguns é só abrir uma conta em alguma rede social, ter um nome legal e fazer o design de uma logo.
Mas, não é dessa forma que se constrói uma imagem, é preciso de uma estratégias de branding para trabalhar uma marca.
Construir e solidificar uma marca é uma tarefa que demanda influência, criatividade e posicionamento.
Diante desses 3 pilares vamos abordar como a empresa pode melhorar e alavancar a sua história e encantar clientes.
Antes de tudo, o que é Branding?
Branding, em tradução significa marca ou identidade
São as características que a empresa possui, o que a faz ser conhecida, assim como pelo nome de criação, o verdadeiro valor no mercado, o posicionamento e até mesmo o poder da influência.
Saiba o porquê uma boa estratégia de branding pode melhorar a história da sua marca:
1 – Branding é Influência.
Como estratégia é preciso fortalecer a marca na mente do consumidor, isso é, fazer com que a marca seja uma lembrança e uma boa referência para o cliente.
Afinal, o cliente está em busca de uma empresa que se sinta atraído e até mesmo influenciado.
A tendência de ser guiado seja por uma cultura ou comportamento, dita a vivência de muitas pessoas nos dias atuais.
“O cliente não está procurando um outro herói, mas um guia”
Isso no sentido de explicar que as empresas engajam e comunicam muito mais quando se posicionam como um guia, pois está como alguém que orienta, educa e até incentiva.
No livro “ Story Brand” de Donald Miller, que aborda storytelling e cases de marketing, há uma citação que diz :
Isto é, aconselhar, e ajudar a entender necessidades e desejos dos clientes.
Uma marca deve se posicionar comunicando empatia e autoridade.
“ O guia (empresa) deve ter uma combinação precisa de empatia e autoridade para fazer o herói (cliente) agir e a história se desenvolver. Essas são as características que o herói (cliente) procura, e, quando as percebes sabe que encontrou seu guia(empresa).”
Quando uma empresa é herói, o cliente não é mais o protagonista, o que é negativo.
O cliente deve ser o protagonista (herói) e a empresa o guia, pois o ponto de atenção está totalmente voltado ao consumidor que irá aproveitar e se tornar fiel a marca.
Começar a dar foco ao consumidor é a estratégia checkmate para a sua empresa.
2 – Branding é criatividade.
Pensar fora da caixa é dar uma personalidade para a marca.
Uma empresa criativa pode através de um atendimento personalizado mostrar a sua essência e o cuidado com o cliente.
A criatividade pode ser exercida em multiformas:
Fazer uso do Reclame AQUI, tanto como forma de atendimento e como vitrine de vendas e personalização e engajamento.
Através da missão e valores a forma de ver o mundo e como se posicionar no mercado e diante de pautas importantes para a sociedade.
A redes sociais também é caminho para se expressar, abusar de vídeos, fotos e como a marca tem a flexibilidade de se aproximar do cliente
Usar cores e uma boa composição visual, no logotipo usando cores e traços trás o que a marca quer expressar.
O olhar criativo faz a marca ter uma estratégia de branding de sucesso e além de tudo uma forma pensada exatamente para o cliente.
3- Branding é posicionamento
Um bom posicionamento de mercado é quando a empresa consegue garantir um espaço na mente e no coração de um público-alvo.
Para isso é necessário dedicação, estudo e muita estratégia de branding. Afinal, estar no topo é mostrar o que as demais marcas e até concorrentes não fazem.
Algo que faça a diferença está relacionado ao quanto a marca pode promover o produto que irá vender.
O produto vendido pode ser tangível ou intangível, o importante é agregar valor e importância para quem consumir.
Para a marca criar um produto tangível, é necessário planejar no que torna ele de valor.
Seja uma embalagem sustentável, a mensagem que passa após a compra, quais sensações o consumidor teve ao adquirir.
Quando o produto é intangível, é interessante pensar na usabilidade, o quanto terá uma boa performance quando instalado ou acessado em algum meio online.
E por fim e jamais menos importante: Você entendeu a importância do Branding, certo? Por isso, separamos algumas dicas estratégicas para colocar em prática.
Aqui vai:
Cative e motive seus funcionários: Eles são a porta de entrada da sua marca e é muito importante que se sintam motivados a vestirem a camisa da empresa.
Fidelizar a clientela: Um cliente feliz é um cliente que se sinta abraçado e conectado com a empresa.
As redes sociais ditam as tendências: Engajar os consumidores por lá também é uma ótima estratégia, é importante acompanhar as movimentações e não perder nenhuma novidade.
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