
Afinal, fidelização de clientes é legal?
Como falamos, sim, o plano de fidelidade é legal, isto é, não agride a lei. Mas é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo: A maioria das promoções envolvendo prêmios precisa de uma autorização da Caixa Econômica Federal. Entretanto, no caso de programas de fidelidade, eles podem ser realizados sem essa autorização.
Apenas note que é preciso que sejam realmente ações de fidelização e não outro tipo de premiação disfarçada. E o que é fidelização de clientes, no sentido jurídico?
Bem, programas de fidelidade ou de pontuação são aqueles em que seus clientes acumulam pontos proporcionais às aquisições que fazem com sua empresa, sejam produtos ou serviços.
São definidos previamente quantos pontos devem ser adquiridos para dar direito a troca dos deles por outros produtos e serviços, mediante uma tabela. Além disso, é importante ficar atento aos seguintes detalhes.
Caso ocorra alguma fraude ou falha no sistema do programa e seus clientes percam pontos usados por outras pessoas (por exemplo), a empresa é responsável por ressarcir o consumidor lesado.
Caso o programa de fidelidade seja encerrado, os consumidores têm direito ao seu saldo de pontos até o fim da vigência deles segundo as regras do programa. Se houver mudança nas regras, os clientes têm que ser avisados com antecedência.
Fique atento: consumidores que tentarem resolver problemas negociando diretamente com a empresa, caso não sejam atendidos com o devido respeito e atenção, podem abrir processo por dano moral.
Posto isso, sempre aplique as regras do código do consumidor para salvaguardar seus clientes e nunca crie um programa de fidelização sem consultar o departamento jurídico ou um advogado especializado no assunto!
Fidelização de clientes é legal, no outro sentido do termo, se você souber como fazer
Agora que já falamos dos aspectos jurídicos da fidelização de clientes, entendamos mais claramente o que é essa ação, quais vantagens, benefícios e, principalmente, qual a importância dela para as companhias.
Vale destacar que não basta fazer um cartãozinho e acumular pontos para seus clientes trocarem por “brindes” para se alcançar a fidelização.
Esse é um processo muito mais complexo e envolve diversos outros fatores que devem ser considerados de uma forma muito mais efetiva do que você talvez imagine. Confira os tópicos a seguir para compreender melhor.
O que é fidelização de clientes?
Como dissemos, programas de fidelização com acúmulo de pontos são apenas uma das maneiras de conquistar clientes. Na realidade, para formar consumidores fiéis é preciso fazê-los perceber que sua empresa os conhece e quer estar sempre oferecendo a eles exatamente o que precisam, em resumo:
oferecer o produto ou serviço certo;
para o cliente certo;
no momento adequado;
pelo preço correto;
por meio do melhor canal para isso.
A importância da fidelização de clientes
A importância da fidelização está em conseguir aumentar o valor das compras feitas pelos clientes, elevar o número de vezes que eles fazem compras com sua empresa e ampliar o período durante o qual eles se relacionam com ela.
Dito isso, em um momento da evolução dos sistemas econômicos, em que produtos e serviços tendem a ficar muito semelhantes entre si devido ao acesso a novas tecnologias de produção, divulgação e distribuição, fidelizar seus clientes torna-se um fator vital para a sobrevivência da empresa.
Vantagens da fidelização de clientes
Além de aumentar o valor de suas vendas, o número de vendas e o tempo de retenção de clientes, fidelizar o consumidor traz uma série de outras vantagens, o que apenas reitera a importância desse processo.
Confira a lista de vantagens e veja como a fidelização de clientes é legal para sua empresa:
o uso correto de programas de fidelidade envolve manter informações relevantes em bancos de dados, permitindo que você conheça bem melhor seus clientes e planeje ações em diversas áreas;
a fidelização tem um mecanismo de ciclo virtuoso: com mais informação você planeja melhor (estoques, compras, fluxo de caixa, treinamentos, contratações, aluguel de armazéns, dinâmica dos processos etc.), planejando melhor você oferece cada vez melhores produtos ou serviços e, com isso, atrai mais clientes. Quanto mais clientes, mais informações para planejar e assim sucessivamente;
é mais fácil inovar para clientes fiéis, que você conhece profundamente, criando novos produtos e serviços que os agradem.
11 benefícios extras da fidelização de clientes
Além dessas vantagens, a importância da fidelização de clientes é tanta que traz também outros benefícios para as empresas. Confira!
Clientes fiéis fazem propaganda de sua empresa gratuitamente.
A fidelização agrega valor à marca.
Ela tangibiliza benefícios para empresas com foco em serviços.
Permite perceber os padrões de compra de seus clientes.
Ajuda a entender que características, atributos e benefícios são reconhecidos por seus clientes como “prêmios”.
Aumenta os pontos de contato com seus clientes e as oportunidades de se comunicar com ele.
Clientes fiéis atraem novos clientes!
Proporciona, se auxiliada por softwares, a análise dos resultados de suas ações de marketing e vendas continuamente.
Permite se antecipar a mudanças de comportamento do mercado.
Estreita o relacionamento com clientes.
Estimula a interação, participação em eventos e a criação de conteúdos positivos em redes sociais sobre sua marca.
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