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05 de maio de 2025 - 17:02

Funil-de-vendas-para-o-WhatsApp-quais-são-as-etapas-e-como-usar-televendas-cobranca-3

O que é funil de vendas para WhatsApp, afinal?

O funil de vendas para WhatsApp é uma representação da jornada do cliente pelo processo comercial, mostrando o caminho que os clientes percorrem até fechar um negócio. Posto isso, a ferramenta serve para orientar os vendedores sobre o que fazer em todas as etapas, desde a abordagem inicial até o pós-venda.

Com essa tática, é possível identificar em qual momento cada possível comprador está e, assim, empregar as táticas mais assertivas para transformá-los em clientes.

No geral, o funil de vendas para WhatsApp Business — que é a versão do aplicativo voltada para empresas — é formado por três níveis:

topo: nível com maior número de leads, mas eles ainda não estão preparados para receber uma proposta comercial;

meio: etapa na qual os leads já conhecem as soluções, porém, ainda não sabem se elas são úteis para resolver seus problemas;

fundo: nível final, com menos leads, contudo, eles já sabem o que desejam e estão prontos para receber uma proposta.

Quais as vantagens dessa ferramenta para as vendas?

O funil de vendas para WhatsApp Business é uma ferramenta extremamente útil, pois, como falamos, ela orienta a equipe comercial para que o processo de vendas corra de maneira fluida e mais assertiva.

Entre as vantagens de usá-la na sua empresa, podemos citar:

otimização do processo de vendas;

melhoria nas abordagens aos clientes;

aumento da produtividade das equipes comerciais;

maior previsibilidade;

aumento das vendas.

Está preparado para usar essa tática no seu negócio? Veja como criar um funil de vendas para prospectar no WhatsApp com as dicas que trouxemos a seguir!

Como criar um funil de vendas para prospectar no WhatsApp? Dicas para cada etapa

Finalmente, chegou o momento de “colocar a mão na massa” e criar um funil de vendas para WhatsApp Business. Para isso, siga as dicas que estão separadas conforme cada etapa da ferramenta!

1. Topo

No primeiro nível do funil, os leads ainda não conhecem bem sua empresa. Imagine que os leads viram seu contato, ficaram interessados e resolveram entrar em contato para aprender mais.

Essa é a etapa de educar o cliente sobre os usos e benefícios da sua solução. Devido a essa característica, ela costuma ser conhecida como fase da consciência ou qualificação.

Aqui, é preciso apresentar o que seu negócio tem a oferecer e explicar do que se tratam as soluções. Lembre-se: essa é a etapa de conhecer seus leads.

Portanto, apresente sua marca, mostre seus produtos/serviços e faça perguntas. É imprescindível questionar os clientes para descobrir o que eles desejam adquirir e quais problemas esperam resolver com as soluções.

Para complementar, fique sempre a postos para responder a quaisquer dúvidas e garanta que sua equipe de vendas esteja preparada para atender os possíveis clientes da melhor maneira possível.

2. Meio

No meio do funil de vendas para WhatsApp — a chamada fase de consideração, na qual o cliente pensa se leva ou não a solução apresentada —, é vital dar continuidade ao relacionamento iniciado no topo do funil.

Nesse ponto, os leads já conhecem a empresa, sabem o que ela oferece, mas ainda não compreendem todas as vantagens de fechar negócios com ela. Sendo assim, é o momento de mostrar, a fundo, seus produtos/serviços.

Envie materiais educativos — como e-books — ou catálogos com tudo o que você oferece. Também tente mostrar todos os diferenciais e explique como suas soluções podem ajudá-los a resolver os problemas que enfrentam.

3. Fundo

Ao chegar na última etapa — a de decisão — os leads já sabem do que precisam, mas não decidiram se compram com seu negócio. Enfim, é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento que vem sendo construído para conseguir fechar as vendas.

Nesses casos, aposte no envio de mensagens personalizadas que evidenciam como suas soluções são úteis para os consumidores. Se possível, mande cases de sucesso de outros clientes.

Para finalizar, envie uma proposta comercial irresistível e responda às possíveis objeções. Caso você tenha seguido todas as dicas até aqui, já terá um bom relacionamento com os clientes e, portanto, mais chances de fechar a venda.

Para finalizar, trouxemos uma dica extra e que vale para todas as etapas do funil: investir em um bom aplicativo de CRM com funil de vendas no WhatsApp, como o Agendor.

Com o sistema, você cria e acompanha todas as fases do funil e tem acesso a diversos recursos para otimizar a rotina da equipe comercial. E sabe qual é a melhor parte? Você pode testar o Agendor gratuitamente.

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