Aug
09
08 de agosto de 2016 - 18:10

Gestao-de-equipe-de-vendas-8-perguntas-todo-lider-deve-se-fazer-televendas-cobranca

Por: Marcelo Caetano

Veja este caso. Tínhamos uma pessoa de alto desempenho em um cliente de consultoria que não cumpria regras, era antiético e aliciava a equipe para seguir o mesmo caminho. Daqueles que derrubam o gerente se preciso for.

Em alguns episódios, o gerente vinha para falar com nossa equipe de consultores claramente agoniado pelos constantes desvios do subordinado. Algumas vezes, sugeri para o diretor que o funcionário fosse demitido, pelo bem do grupo e do gerente. Não tolero falta de ética.

Já tinha desistido dessa situação quando ele fez algo realmente complicado: entrou no sistema e alterou dados importantes. Foi sumariamente demitido – pelo diretor, pelo gerente e até pelo presidente.

Cinco ou seis meses depois, em uma conversa com o diretor, depois de um problema no departamento no qual essa pessoa trabalhava, ele me disse:

— Sabe que quando isso acontece, me arrependo de ter demitido o fulano.

Esse é um dos melhores diretores com os quais já trabalhei e, mesmo assim, veja que ao primeiro obstáculo após a saída do funcionário sem ética, ele diz que tê-lo mantido seria uma boa alternativa.

Não acreditei no que estava ouvindo, mas fiquei quieto. O ambiente havia melhorado, os resultados não pioraram com sua saída, o grupo passou a ter um comportamento virtuoso, mas a lembrança era apenas do bom desempenho. Dessa forma, repito que esse modelo é o mais comum, no qual o líder tolera e, de forma indireta, incentiva esse comportamento.

Deixo para sua análise algumas perguntas:

1-    Você cumpre o que promete para sua equipe? Incluindo frequência nas reuniões e assiduidade nos horários?

2-    Quando você solicita que alguém da sua equipe cumpra uma tarefa ou atividade, você cobra a execução? Você usa a tecnologia para auxiliar nessa gestão ou confia na sua cabeça?

3-    Você tem sua tolerância claramente definida com sua equipe – por exemplo, eu dou três advertências para uma pessoa, se ela não se adequar, está fora?

4-    Você tolera pessoas com desvio de conduta na sua equipe porque atingem resultados?

5-    Você é responsável por contratar pessoas para sua equipe ou tem suporte de um RH interno ou uma boa empresa de recrutamento?

6-    De zero a dez, o quanto você considera sua equipe cumpridora de processos?

7-    Qual seria a nota ideal para o cumprimento de processos?

8-    Que passos precisa dar para atingir esse objetivo?

Certa vez, eu assistia a uma palestra do professor Ram Charam na qual ele disse: “Se você quer um bom gerente, procure mulheres, porque elas são muito mais disciplinadas que os homens e gerente tem que ter disciplina para que a equipe também tenha.”

Obviamente, as mulheres amaram o que ele disse. Eu, como homem, discordo (não me resta outra posição), mas a essência do que ele afirmou é válida.

Gerenciar é olhar de perto!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. A Liderança imediata de uma equipe que atua com foco em resultado, precisa ficar atenta ao proprio comportamento, quamto ao corresponder com os compromissos firmado junto a sua equipe.

    Se o chefe se compromete e busca resolver imediato pendência em favor da equipe ele ganha ponto e terá a recíproca da equipe.

    Reginaldo paz em 15 de agosto de 2016 - 12:23

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: