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Integração de sistemas pode fortalecer as vendas

por: Afonso Bazolli
fonte: Jornal do Comércio
29 de janeiro de 2014 - 18:04

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Por: Adriana Lampert

A escolha do uso de plataformas de sistemas integrados pode descomplicar a tecnologia de informação (TI) das empresas e melhorar a experiência de compra e relacionamento com os clientes, aponta o presidente da Oracle do Brasil, Cyro Diehl. Mesmo assim, ainda são poucas as companhias que utilizam essa estratégia, observou o executivo. Segundo Diehl, isso ocorre porque as ferramentas de informática e seus aplicativos ainda são vendidos separadamente, exigindo que 70% do custo com TI seja gasto em manutenção de ambientes de rede, sobrando pouco tempo e recursos para pensar em inovação. Para o especialista, a solução mais barata é investir em sistemas que integrem hardware, firmware e software desde a sua concepção.

De acordo com Cyro, a complexidade da tecnologia da informação chegou ao ponto de dificultar o potencial do setor no desenvolvimento de um diferencial competitivo das corporações. “Ao mesmo tempo em que a maioria das empresas enxerga a tecnologia da informação como o principal meio para alavancar processos de inovação na criação de produtos e serviços e no relacionamento com mercado e clientes, poucas consideram que isso ocorra efetivamente”, informou Diehl, baseado em dados de pesquisas recentes. O especialista destacou que a aquisição de plataforma completa possibilita acelerar o crescimento das vendas pela internet, buscar novos mercados, controlar riscos e oportunidades e reter clientes através de redes sociais da internet.

“Cada vez mais as empresas estão buscando tecnologias transformacionais para apresentar seus produtos e serviços”, lembrou o executivo, ressaltando que “isso passa por mídias sociais, utilização de smartphones, tablets, entre outros”. Por isso, alertou, é preciso reduzir a complexidade dos sistemas, correndo o risco desses aplicativos ficarem “estrangulados” no futuro. Outro aspecto apontado por Diehl foi o poder da opinião dos usuários que deixam seus comentários em sites de compras. “A referência do consumidor final é capaz de influenciar centenas de outros clientes. Hoje é muito importante investir em relacionamento.”

“À medida que as pessoas contam com o poder de pesquisar na internet, exigir qualidade e melhores condições de pagamento, também buscam personalização no contato com as empresas”, ressaltou Diehl. Para o palestrante, essa realidade exige que as companhias busquem soluções tecnológicas que auxiliem a conhecer melhor seus clientes, suas preferências e percepções, para oferecer experiências de compra satisfatórias e “se possível, surpreendentes”. “Isso deve ser feito por meio de acesso rápido e eficiente aos diversos canais de relacionamento com os clientes, com processos simples, consistentes e relevantes em todas as interações com a empresa.” Segundo Diehl, um aplicativo que já é encontrado no mercado monitora todos os comentários de usuários em redes sociais, o que viabiliza a agilidade na resposta da empresa em caso de reclamações de um produto ou serviço.

A fim de melhorar também a forma de fidelizar clientes, conquistar novos e ampliar a receita das empresas, a Oracle investiu em soluções de Customer Experience com a aquisição de diversos produtos, consolidando uma plataforma completa para atender companhias de diversos portes e setores. Segundo o presidente da empresa, que é considerada líder em software de banco de dados, o sistema desenvolvido pela Oracle ainda é capaz de aperfeiçoar o serviço de call centers, tornando as conversas mais inteligentes e efetivas.

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