Dec
20

Mantenha seu time inspirado e batendo metas

por: Afonso Bazolli
fonte: Smark
19 de dezembro de 2018 - 18:00

Mantenha-seu-time-inspirado-e-batendo-metas-televendas-cobranca

Recentemente conversamos com o palestrante especialista em treinamentos de atendimento, motivação, vendas e liderança André Silva sobre a importância do setor de vendas. Como o papo foi proveitoso e repleto de informações que podem ajudar a incrementar os negócios, resolvemos dar continuidade. Desta vez, o assunto é motivação da equipe de vendas. Na entrevista abaixo, André Silva explica como manter o time no pique certo, como fazê-lo converter cada vez mais clientes e de que maneira superar as metas.

Equipe motivada é equipe eficiente ou não necessariamente?

André Silva – Não necessariamente. A equipe pode estar motivada, mas não ter conhecimento de produto, mercado, do cliente, das técnicas e etc. É fundamental que a motivação caminhe com a competência, o cliente sempre vai fazer três perguntas antes de comprar do vendedor: 1) Ele é confiável? 2) Ele é competente? 3) Ele pode me ajudar? Por isso que só motivação não é só suficiente. É preciso aliar com todos esses conhecimentos.

Como manter sua equipe bem-disposta e trabalhando com vontade?

André Silva – Motivando diariamente, reconhecendo individualmente e coletivamente, treinando produto e técnicas, e sendo exemplo em suas atitudes para inspirar as pessoas.

Existem situações em que é mais complicado manter a motivação do grupo? Quais e por quê?

André Silva – Quando a equipe não está batendo metas é um momento difícil, pois acaba se desmobilizando. Todos querem atingir seus objetivos e, quando isso não ocorre, surge uma frustração natural pelas metas não estarem sendo alcançadas. As pessoas ainda associam isso com o salário no final do mês. É importante que esses objetivos sejam fracionadas por dia, isso torna menos pesado e a pressão acaba sendo menor.

Considera que motivação é contagiante? Por quê?

André Silva – Com certeza, um vendedor motivado contamina um ambiente, ele leva energia positiva e acaba contagiando o cliente. É preciso saber equilibrar a motivação conforme o perfil do consumidor. Muitas vezes ele pode estar triste ou reflexivo e o vendedor não pode chegar estourando de motivação. É fundamental sentir o clima e se adaptar conforme cada circunstância.

Poderia dar cinco dicas de como manter o time de vendas sempre cheio de pique para trabalhar e explicar brevemente a razão de cada uma delas, por gentileza?

1) Dê feedback constante: as pessoas gostam de saber como estão e daquilo que elas precisam melhorar. Ninguém melhor que o líder para assumir esse compromisso;

2) Elogie: toda a ação que for bem executada pelo membro da equipe deve ser elogiada, as pessoas adoram ser reconhecidas, isso alimenta o ego e fortalece a autoestima;

3) Treinamento: um treinamento personalizado e direcionado para as necessidades da equipe vai oxigenar toda a força de vendas e revitalizar energias para atingir os objetivos;

4) Acompanhamento de campo: nada motiva mais uma equipe quando um líder está junto em todos os processos e ajudando ao seu time a construir as vitórias diárias. Levante da cadeira e ajude a sua equipe a atingirem os objetivos!;

5) Clima de trabalho: As pessoas adoram trabalhar em ambientes energizados, portanto, crie um clima de trabalho agradável e cheio de energia positiva para que os resultados possam fluir de uma forma prazerosa e natural.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: