Jan
23
22 de janeiro de 2019 - 18:07

Marketing-pessoal-e-vendas-entenda-a-relacao-e-fature-mais-televendas-cobranca

Por: Fernanda Balieiro

Aprenda mais sobre marketing pessoal e como ele pode te ajudar a vender mais

É indiscutível a relação estreita que existe entre marketing e vendas, pois quanto mais divulgar a imagem de sua empresa, maiores serão as possibilidades de vender. Mas existe uma forma de marketing especial, que é o marketing pessoal, ou seja, o marketing de sua própria imagem.

Qual a relação entre marketing pessoal e vendas? Acompanhe no post como essa estratégia pode aumentar suas vendas e faça bom uso dela em seu dia a dia.

Descubra o que é marketing pessoal

Marketing pessoal é o conjunto de estratégias e técnicas aplicadas com planejamento e cuidado, a fim de melhorar a imagem do profissional diante do cliente, fornecedor, gestor e colegas de trabalho.

A relação que o marketing pessoal mantém com o marketing comum é que ambos trabalham no sentido de valorizar a imagem de alguma coisa, tornando-a conhecida e aceitável. No caso do marketing pessoal, trata-se da imagem da própria pessoa.

Se a sua imagem agrada e convence, fica bem mais fácil obter êxito nas vendas!

Acerte no vestuário

O vestuário é importante para sua boa imagem, criando no cliente uma impressão positiva e ajudando na realização das vendas. Todos os dias em que sair para vender, assuma seu papel, vista-se conforme a ocasião.

Steve Jobs, por exemplo, usava calças jeans, blusas pretas e tênis da marca New Balance. Assim, ele desenvolveu um marketing pessoal por meio do vestuário. Esse é um exemplo prático de “Você é a sua marca”.

Use bem seu cartão de visitas

O cartão de visitas é um aliado na divulgação de sua própria imagem e na aquisição de mais vendas. Quando for trabalhar, leve sempre uma quantidade mínima de cartões para entregar às pessoas na rua ou aos clientes que vão até a sua empresa.

Você também pode entregá-los quando encontrar possíveis clientes em um restaurante, supermercado, salão de beleza, shopping center, por que não?

Muitas vezes, um design simples pode ser único e facilmente memorizável pelo cliente. O design do cartão de visitas de Meg Whitman (presidente da companhia HP, que recentemente mudou sua identidade visual) apresentava um círculo azul com as letras hp em branco; trazia a assinatura, nome e função, endereço da empresa, telefones e e-mail. Simples, mas inconfundível.

Sintonize comunicação e simpatia

Outro ponto a considerar é a capacidade de comunicação do vendedor. Ele precisa saber abordar, apresentar seu produto, expor seus conhecimentos.

A simpatia também contribui para a formação da primeira impressão. O vendedor precisa mostrar-se afável, agradar o potencial cliente, ser acessível e atencioso. Quando sair para as vendas, deixe seus problemas pessoais em casa, treine seu discurso e procure trabalhar com bom humor.

Ajuste seu marketing pessoal no ambiente digital

Um dos grandes desafios para o profissional é desenvolver marketing pessoal no universo digital. Seu grande trunfo é o conteúdo, que deve ser interessante, atualizado e ser passado por meio de textos, imagens e vídeos. Aborde temas relacionados às atividades que você exerce ou sobre seu segmento (veículos, imóveis, cosméticos, tecnologia, confecções, livros, alimentos, bebidas).

Daí, a importância de manter um blog ou site e de integrar as redes sociais, principalmente no Facebook e Linkedin (espaço adequado para você desenvolver sua imagem profissional, deixar sua marca e interagir com outros profissionais, ou seja, fazer seu networking).

O que diferenciará seu conteúdo do conteúdo de outros vendedores é seu estilo: a forma de escrever, como usa suas imagens, tamanho dos textos, o design da página e assim por diante.

Associe bons materiais, marketing pessoal e vendas

Trabalhe bem preparado, com todo o material que precisa – laptop, portfólio (seja ele eletrônico ou não), smartphone. Amostras grátis podem ser importantes para determinados tipos de vendas, se for o seu caso, não se esqueça de trabalhar com reposição constante.

O vendedor que trabalha sem o material de trabalho necessário é como o pedreiro que trabalha sem trolha ou fita métrica: sua imagem fica bastante comprometida diante do cliente e o trabalho não sai conforme o esperado.

E que tal aprofundar seus conhecimentos sobre marketing pessoal? Sugerimos a leitura de alguns livros:

  • A magia do marketing pessoal, de Edmundo Vieira Cortez: escrito em forma de diálogo, o livro aborda, de maneira lúdica, os elementos fundamentais do marketing pessoal;
  • Você é sua melhor marca, de Jussier Ramalho: narra a trajetória do autor, com trechos autobiográficos misturados a técnicas de venda, captação e relacionamento com o cliente.

Gostou do texto sobre marketing pessoal e vendas? Que estratégia você já utiliza para desenvolver uma boa imagem? Deixe um comentário!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: