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Mensagens móveis: uma nova experiência de consumo

por: Afonso Bazolli
fonte: B2B Magazine
11 de maio de 2012 - 0:30

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Por: Gabriel Bridigi

Conheçam a Isadora. Isadora é uma jovem de 25 anos, formada em Administração, que é supervisora de vendas em uma empresa de varejo. Sua rotina envolve trabalho, pós-graduação, academia e lazer com os amigos.

Hoje vamos acompanhar a Isadora em uma visita a um shopping de São Paulo, cidade onde ela mora. Ela resolveu ir às compras, pois recebeu uma notificação Push do serviço de cupons de descontos que utiliza: uma calça jeans importada com 30% de desconto não aparece todo dia!

Quando ela sai do trabalho, posta uma mensagem para seu grupo de amigas no Facebook avisando que vai ao shopping. Passados uns quinze minutos, recebe em seu celular comentários de “quero ir junto” e também algumas dicas de compras.

Ao chegar ao shopping, vai direto à loja que está com a calça em promoção. Chegando lá, experimenta a calça jeans e algumas blusas e casacos para compor um visual completo. Depois de experimentar diversas alternativas, finalmente escolhe as peças que vai levar.

No caixa, ela resolve fazer o pagamento com seu cartão de crédito. Como Isadora habilitou em seu banco o serviço de mensagens instantâneas, passados alguns segundos, ela recebe um SMS informando o total, a data, o horário e o local da compra recém-realizada, trazendo segurança para suas compras com o cartão.

No táxi a caminho de casa, Isadora segue trocando mensagens com suas amigas, comentando das ótimas compras que acaba de fazer. No meio-tempo, também recebe informações de trabalho diretamente em seu celular, via SMS, com o fechamento do dia, totais de estoques e vendas.

Aproveitando que pensou em trabalho, acessa seus e-mails corporativos para conferir um relatório que estava esperando e também utiliza o serviço corporativo de mensagens instantâneas para trocar informações com gerentes.

Chegando ao seu endereço, efetua o pagamento da corrida por meio de um serviço de pagamentos via USSD que sua operadora disponibiliza. O taxista dispara a solicitação de pagamento, ela recebe uma mensagem com o total, informa sua senha e confirma a transação. Por fim, recebe um protocolo de identificação que será listado em sua fatura mensal da operadora.

Para finalizar, passados dois dias, o ajuste da calça fica pronto, e Isadora recebe um SMS avisando que ela pode retornar à loja para buscar sua calça. Ela se prepara para ir novamente ao shopping – e jura que dessa vez não vai gastar tanto dinheiro.

Push, mensagens em redes sociais, SMS, USSD, mensagens instantâneas são apenas algumas das tecnologias de mensagens móveis que hoje já são reais. Elas podem ser utilizadas em um sem-número de aplicações de negócios, seja para geração de demanda (promoção), seja para informações de negócios e relacionamento com clientes.

A grande questão, contudo, não é tecnológica, mas relacionada a como as empresas de fato trabalham sua relação com os clientes. Poucos são os casos em que se buscam entender profundamente as necessidades de clientes e as formas pelas quais se pode agregar valor – seja com mensagens móveis, seja com qualquer outra tecnologia. Muitas empresas caem na armadilha de utilizar indiscriminadamente uma ferramenta, porém sem nenhuma estratégia, gastando dinheiro e tempo e ainda comprometendo sua imagem perante o cliente (um dos principais exemplos são os SPAMs de e-mail marketing).

Assim, comece sempre buscando entender seu cliente, coloque-se no lugar dele, busque suas reais necessidades. Somente após essa importante etapa é que faz sentido planejar qualquer ação de comunicação móvel.

E você? Já pensou em como pode usar as mensagens móveis para prover ao seu cliente uma nova experiência de consumo e serviços?

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