jan
30
30 de janeiro de 2013 - 19:46

Negocio-fechado-monitorar-para-aumentar-as-vendas-no-call-center-televendas-cobranca

Por: Hudson Lima

Uma das funções da central de atendimento é ajudar a empresa contratante a fechar mais negócios. Diante disso, é fundamental para o gestor acompanhar a quantidade de conversões geradas ou estimuladas por suas campanhas. Nesse post, falaremos um pouco sobre a medição das vendas no call center – mensuradas pelo número de negociações fechadas – e algumas técnicas para aumentá-las durante as operações.

Diferentes indicadores estão envolvidos com as vendas efetuadas durante a campanha, todas medindo a capacidade do operador para fechar negócios. É possível mensurar, por exemplo, quantas unidades conseguiu negociar, vender ou entregar em um certo período de tempo, além dos montantes cobrados. A importância de cada um desses índices varia de acordo com o escopo do trabalho e com o produto negociado. Artigos de alto valor ou complexidade, por exemplo, podem gerar menos conversões e dispender mais tempo, mas com valores mais interessantes para a empresa contratante.

Muitos desses valores que citamos acima são estipulados previamente no compromisso com quem contrata o call center. Isso dá uma importância grande para o número de negociações fechadas, o que leva grande parte do mercado a estipular metas de vendas para os operadores. A técnica é positiva, desde que leve em consideração o escopo do atendimento (impor objetivos impossíveis só causa estresse e estimula o turn over) e o tipo de desafio proposto para os agentes. Um bom gestor pode considerar a concessão de prêmios e bônus para quem ultrapassa os indicadores estipulados. Vale lembrar que as metas não devem se tornar instrumentos de assédio moral, prática ilegal e combatida dentro das centrais.

Com os operadores cientes do seu papel, é preciso também rever algumas práticas ligadas aos gestores. Problemas de vendas podem estar relacionados, por exemplo, a um script de atendimento mal planejado. Além disso, um planejamento ruim de alocação de recursos – situação comum em centrais que não fazem dimensionamento – pode diminuir as conversões.

Se todos esses detalhes estiverem afinados, há boas chances do percentual de vendas aumentar. Para detectar esses aumentos, o gestor também precisa prestar atenção na taxa de conversão em relação ao número negociações fechadas. Por exemplo: se um operador fizer duas chamadas em dois dias e entregar o produto/serviço, temos um indicador de conversão de 100%. Porém, será que ele cumpriu o número de vendas diárias estipuladas para o produto? São indicadores que o administrador precisa acompanhar periodicamente e, caso detecte problemas, tomar atitudes logo.

E você, como administra o número de vendas no seu call center? Deixe suas experiências nos comentários!

Fonte: http://blog.teclan.com.br/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Quero mais informações sobre monitoria se possível.

    walter lucas em 22 de agosto de 2013 - 08:45

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: