May
04

Novas ideias para encontrar novos prospects

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
03 de maio de 2015 - 14:07

Novas-ideias-para-encontrar-novos-prospects-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Você acredita que precisa de mais prospects para as suas metas de vendas? Aqui estão algumas ideias úteis

Embora a falta de vendas pode ser causada por alguma coisa relacionado a não ter prospects suficientes, a maioria dos vendedores que não cumprem suas metas não conseguem vender porque não têm prospects qualificados.

A seguir estão algumas ideias para garantir que você nunca mais terá problemas para encontrar novos prospects qualificados e prontos para comprar o seu produto.

#1. Passe 4 horas por dia prospectando

Você não leu errado. Estamos falando realmente de você prospectar por 4 horas ao dia. Para que você tenha um número suficiente de leads, você precisa gastar uma quantidade significativa de tempo prospectando.

Para a maioria dos vendedores, o pouco tempo que eles passam prospectando é o principal problema do motivo porque não vendem.

Portanto, se você é um vendedor e está se perguntando onde vai encontrar 4 horas por dia para conseguir prospectar novos clientes, aqui está a resposta para a sua pergunta.

Primeiro, pare de perder tempo com os prospects não qualificados que você nunca vai conseguir converter em vendas.

Você sabe quem são essas pessoas: são aqueles clientes que você tem conversado por semanas, meses ou anos e não conseguiu avançar no processo de vendas. Outra opção é fazer uma outra chamada de vendas e dizer a eles que essa é a sua última oportunidade de fazer negócios com você.

Em segundo lugar, pare de contatar e irritar os leads qualificados.  Os vendedores não tendem a manter contato com os prospects não qualificados em seu funil e, assediar em excesso seus leads qualificados é a prova de que os vendedores não tem nada para fazer.

Em terceiro lugar, corte todo o trabalho que você faz para evitar a prospecção. A maioria dos vendedores é muito bom em evitar o trabalho duro.

Por isso, é muito comum vendedores agendarem consultas médicas e outros itens pessoais durante o horário de trabalho para evitar as ligações de prospecção. Não faça isso.

Finalmente, agende o seu tempo de prospecção e mantenha o cronograma. Por exemplo, bloqueie das 8h às 10h e das 14h às 16h para prospectar e não permita que nada faça com que você mude o seu horário.

Mas, por outro lado, se você não está fazendo muita prospecção por aí, as 4 horas podem ser um grande problema no início. Por isso, inicie com 2 horas e vá caminhando em direção às 4 horas de prospecção a partir daí.

#2. Seja consistente

Um grande problema que vemos com a prospecção é a falta de coerência. Um vendedor faz muita prospecção até que ele tenha compromissos o suficiente para parar de prospectar.

Quando os negócios e compromissos diminuem, eles voltam a fazer mais um monte de prospecção novamente.

Para ser bom e ficar bom em prospecção e ter um fluxo constante de clientes potenciais você precisa ser consistente. Independente de você ter toneladas ou abundâncias de negócios, é muito importante que você dedique tempo para prospecção.

#3. Escolha atividades de prospecção ativa

Telefonemas, pedidos de referências, visitas a clientes são exemplos de prospecção ativa porque você controla o contato.

Quando se trata de prospecção, você quer estar no controle dos números e a única maneira de fazer isso é através da prospecção ativa.

Embora seja bom ter aspectos de prospecção passiva e ativa, não esqueça de prospectar ativamente diariamente.

#4. Faça o melhor em prospecção

Obviamente que você tem que ser cada dia melhor em cada etapa do processo de vendas e na prospecção não deve ser diferente.

Quando você começar a trabalhar melhor a prospecção você pode fazer menos chamadas e trabalhar menos e ao mesmo tempo qualificar melhor seus prospects.

Por isso, nunca deixe de estudar prospecção para conseguir fazer o seu melhor e cada vez conseguir prospectar melhor e de maneira mais eficiente.

#5. Faça o que você tem que fazer para conseguir o que você precisa

Você precisa estar comprometido com o número de prospects que você quer conseguir para ser bem sucedido.

A questão aqui é: você precisa estar disposto a fazer milhares de telefonemas, bater em milhares de portas e falar com centenas de pessoas para conseguir atingir os prospects que quer.

#6. Mantenha o controle sobre os números

Se você vai a um evento por 4 horas e fala com 1 ou 2 prospects médio, isso não é um bom uso do seu tempo de prospecção.

Se você pegar o telefone e conseguir 10 prospects qualificados, isso sim seria um bom uso do seu tempo de prospecção. Você tem que saber que o seu tempo é precioso e deve gastá-lo com as atividades certas.

A prospecção é um jogo de números

Quanto mais pessoas você contactar, mais prospects você terá. Se você conversar com pessoas o suficiente durante o dia, você acabará esbarrando em alguém que diz que precisa do que você tem.

Se você quer conseguir um monte de prospects, você precisa falar com um monte de pessoas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: