Oct
09

O que é uma scale-up?

por: Afonso Bazolli
fonte: Endeavor
08 de outubro de 2024 - 17:00

O-que-e-uma-scale-up-televendas-cobranca-3

Neste artigo, você vai conhecer o que é uma scale-up – ou, como chamamos aqui na Endeavor: as empresas que mais crescem no país.

Uma scale-up é uma empresa madura, com modelo de negócios escalável, que já superou o momento de Product/Market Fit e, agora, escala com velocidade.

Isso significa que uma scale-up é um negócio marcados pela alta velocidade de crescimento. E que usam esse rápido crescimento para transformar o país.

Como uma scale-up transforma o país?

Dessa forma, o papel de uma scale-up é mostrar novos caminhos para lidarmos com problemas cada vez mais complexos, sistêmicos e globais. É por isso que a nossa responsabilidade é maior do que jamais foi. Porque são as scale-ups que estão, neste momento, reinventando todas as indústrias. Na mobilidade, na agricultura, na moda, no varejo.

No Brasil e em outros mercados emergentes, tecnologia é mais sobre inclusão do que disrupção. Sendo assim, uma scale-up é uma empresa que constrói o futuro pra milhões de pessoas.

A Solfácil já evitou a emissão de 21 mil toneladas de CO2 na atmosfera nos últimos 4 anos.

O Neon tem o propósito de diminuir desigualdades, ajudando quase 10 milhões de pessoas a gerir o próprio dinheiro.

No último ano, 180 mil brasileiras e brasileiros tiveram acesso ao seu primeiro cartão de crédito com o will bank.

A Sallve está revolucionando o mercado de beleza e continua crescendo, com presença em lojas físicas e com a aquisição da Contém1g.

Agora que você sabe o que é uma scale-up, vamos te apresentar as principais características das empresas que mais crescem no Brasil:

1. Scale-up é uma empresa grande enquanto pequena

Sabe aquela história de que todo mundo um dia foi pequeno? Pois é, com as empresas acontece a mesma coisa. As scale-ups são justamente as empresas que estão mudando de faixa, se tornando grandes – só 8% delas têm mais de 250 pessoas empregadas. Os outros 92% das scale-ups são pequenos e médios negócios, que estão só começando.

2. Uma scale-up não é uma startup

A idade média de uma scale-up é de 14 anos. Ou mais impactante ainda: mais de 90% das empresas com crescimento acelerado têm mais de 5 anos de história. Ou seja, se você está começando um negócio agora, sonhe grande, mas saiba que existe um caminho a ser trilhado.

3. Existem scale-ups do Oiapoque ao Chui, literalmente

Mais da metade do total de municípios brasileiros é sede de scale-ups, inclusive o Oiapoque (AP) e o Chui (RS). Além disso, quase 60% dessas empresas estão em cidades com menos de 500 mil habitantes. Ou seja, antes de se mudar para uma grande cidade achando que só isso vai transformar a sua empresa, pense se não é mais importante criar um produto ou serviço melhor, que tenha clientes em todo o país, do Oiapoque ao Chui.

4. O Mark Zuckerberg é exceção

Histórias como a dele, que largou a faculdade e aos 23 anos criou uma empresa bilionária, são a exceção da exceção. Os jovens de até 28 anos representam apenas 5,5% de empreendedoras e empreendedores à frente de scale-ups no Brasil. Sendo assim, a idade média de uma empreendedora e empreendedor de alto crescimento, na verdade, é muito mais alta: 47 anos.

5. Ter patente não é garantia de crescimento

A grande maioria das scale-ups brasileiras também não depende de patentes para crescer: só 139 delas têm essa proteção, menos de 0,27% do total. Além disso: esse tipo de diferencial no Brasil é coisa de gente grande. Dos mais de 16 milhões de CNPJs do país, só 2.264 têm patentes (0,01% do total!), sendo que, em média, essas empresas têm 1.326 pessoas empregadas, quase 100 vezes mais que a média geral.

6. Homens ainda são a maioria

Seis em cada dez de empreendedoras e empreendedores brasileiros são homens. Nas scale-ups, essa relação é ainda maior: quase 70% das lideranças das empresas que mais crescem são homens. Mas, estramos trabalhando para mudar esse cenário.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: