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O que vale mais? Um cliente ou uma venda?

por: Afonso Bazolli
fonte: ABC Da Comunicação
25 de abril de 2024 - 17:02

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Conhecimento e estratégia são sinônimos da área de vendas, principalmente, porque envolve os consumidores e as características de cada um. Em um mercado competitivo, onde novidades surgem a todo momento e os clientes têm valorizado cada vez mais os atendimentos personalizados, a comercialização deve ser realizada de maneira inteligente, dando atenção não apenas a compra de determinado produto ou serviço, mas também a experiência que isso envolve, para que as pessoas voltem a consumir.

Diante de um cenário focado mais na jornada de consumo do que em venda por si só, os vendedores devem pensar muito além de apenas um contato. Apesar de uma conversão grande ser importante, a fidelização é o que vai gerar ainda mais lucro para os negócios de forma contínua, abrindo inclusive, a possibilidade de negócios obterem mais clientes por meio de indicação.

Segundo levantamento realizado em outubro de 2020 pela Hibou, empresa que oferece pesquisas visando o consumidor, 98% dos brasileiros disseram buscar por qualidade dos produtos que estão comprando e 94% afirmaram procurar pelo bom atendimento. Portanto, produto e experiência têm o mesmo peso e necessitam da mesma atenção.

O ótimo relacionamento com os clientes já é uma realidade que não tem prazo limite e, por isso, os profissionais da área precisam estudar o público e adquirir conhecimento sobre técnicas diferentes de atendimento. Atualmente, não faz mais sentido que vendedores sejam insistentes apenas para bater meta ou garantir comissão. É preciso se colocar no lugar do outro e perceber que faz mais sentido se tornar um parceiro.

Por isso, especialistas da área precisam entender que, mesmo que a compra não aconteça naquele momento, vale mais a pena construir um relacionamento, o qual vai gerar muitas vendas futuras e constantes. Além disso, é importante destacar que ótimos produtos somados ao excelente atendimento geram fãs das marcas, e as consequências além da fidelização são inúmeras, como maior engajamento e propaganda espontânea.

Posso concluir, portanto, que principalmente neste cenário, a pressa é inimiga da perfeição e, hoje, mais do que nunca, os clientes são o elemento mais importante do processo, exigindo cuidado por parte dos profissionais. Um bom atendimento gera boa reputação – e reputação dá lucro.

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