Dec
20

Os 7 segredos da prospecção de clientes

por: Afonso Bazolli
fonte: Agendor
19 de dezembro de 2018 - 18:03

Os-7-segredos-da-prospeccao-de-clientes-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Você tem um processo de prospecção de clientes bem estruturado? Conheça os 7 segredos para uma prospecção de sucesso

A grande maioria das empresas reconhece que a prospecção de clientes é fundamental para a manutenção da competitividade e sobrevivência no cenário econômico atual, onde prospectar clientes que está cada vez mais difícil.

Neta postagem, vamos mostrar o que é a prospecção de clientes e como essa técnica possibilita ampliação de mercado, geração de leads qualificados, fechamento de novos contratos e, consequentemente, geração de receitas futuras, tudo isso por meio de 7 dicas de prospecção de vendas que você precisa implementar em seu negócio.

7 dicas de prospecção de clientes para aumentar suas vendas

Apesar disso, muitos vendedores ainda sentem-se inseguros na hora de prospectar clientes. E isso pode ocorrer por vários motivos, que vão desde a falta de treinamento até o completo desinteresse do próprio funcionário em procurar clientes novos e novas formas de prospecção.

Se você se enquadra em qualquer um desses casos, saiba que está na hora de mudar!

Prospectar clientes é importante até mesmo para os vendedores mais experientes e bem-sucedidos, que contam com carteiras volumosas e lucrativas. Enquanto eles se acomodam diante de uma situação de trabalho confortável, a concorrência está inquieta e disposta a oferecer algo mais ao mercado, um diferencial competitivo.

Portanto, o vendedor que deseja acompanhar os novos tempos, deve abordar potenciais consumidores com frequência, esforçando-se ao máximo para concretizar essas iniciativas. Afinal, o que é prospecção de clientes, se não estar sempre atento e este tipo de oportunidade?

O processo e as formas de prospecção de clientes lhe parece complicado? Fique tranquilo, pois listamos abaixo algumas dicas da prospecção de clientes! Colocando-as em prática você conseguirá melhores resultados financeiros, altos indicadores de desempenho e também mais motivação e produtividade para o trabalho! Confira!

1. Conheça o seu mercado

Antes de começar a prospecção de clientes, você deve estudar o mercado. Será que já parou para pensar que o consumidor de hoje não é o mesmo de quando você ingressou no ramo de vendas, há 10, 15 ou 20 anos? Os tempos mudaram e os hábitos de consumo também!

Procure se informar sobre o seu nicho de atuação e, especialmente, sobre o perfil do público-alvo da empresa. Assim, você conseguirá agir de forma correta na hora em que for abordar novos clientes.

2. Ofereça soluções e não produtos

Todo bom vendedor já compreende que, no mercado atual, não é mais possível prospectar clientes para produtos. O segredo, na hora de procurar clientes novos, é oferecer-lhes soluções para suas demandas rotineiras.

O que isso quer dizer? Que para ser eficiente, a prospecção de clientes exige que o vendedor faça uma pesquisa sobre a empresa a ser contatada, de forma que possa esclarecer como seus produtos ou serviços poderão ser úteis no dia a dia da mesma.

3. Use a tecnologia

A prospecção de clientes também deve ser feita com a ajuda da tecnologia. Utilize os buscadores (como o Google) e as redes sociais para realizar suas pesquisas.

Faça uma lista de nomes e inicie os estudos (conforme itens 1 e 2 dessa lista) para que posteriormente possa partir para captação de clientes.

Além disso, converse com a empresa e fale sobre a necessidade de colocar no ar um site bem construído, com informações completas sobre a marca. Fazer um site custa menos do que se imagina. E lembre-se: depois que você abordar clientes novos, a primeira coisa que eles farão é pesquisar sobre a empresa na internet.

4. Peça indicações para clientes atuais

Você tem uma carteira volumosa, com clientes antigos e satisfeitos? Peça-lhes indicações de nomes com quem você possa entrar em contato! Essa é uma das mais efetivas formas de prospecção.

Além disso, também é interessante prospectar clientes segmentados, indicados por associações e organizações em geral.

Por exemplo: se você fornece para contadores, entre em contato com o sindicato e faça uma proposta. E na hora de fazer a captação de clientes, não se esqueça de informar de onde partiram as indicações.

Esse tipo de abordagem vai tornar a prospecção de clientes mais fácil e eficiente!

5. Esteja bem preparado para encontros e reuniões

Até aqui você viu o que é necessário para identificar consumidores em potencial. Mas, afinal, como agir na hora em que for efetivamente prospectar clientes?

Fique atento a mais esta dica de prospecção: É essencial que você esteja bem preparado para reuniões, com apresentações bem elaboradas sobre a empresa e o produto ou serviço a ser oferecido.

Agora, atenção: você também pode captar clientes por telefone ou, sem que esteja esperando, em eventos ou feiras.

Então é importante estar preparado para abordar novos clientes em qualquer situação ou local.

6. Use técnicas de follow up e mantenha contato depois que abordar novos clientes

A prospecção de clientes não se resume ao primeiro contato. É muito importante que o vendedor cative o consumidor até que efetivamente feche o contrato.

Para prospectar clientes com sucesso, você deve criar um procedimento padrão a ser executado após a primeira conversa. Mande e-mails, coloque-se à disposição para atendimentos futuros, envie apresentações virtuais do produto ou serviço, ligue de tempos em tempos perguntando se pode ajudar de alguma forma.

Essas técnicas de follow up podem ser preciosas para sua captação de clientes.

7. Trace metas e objetivos

Procurar clientes novos pode ser um desafio e tanto, mas ficará mais fácil e motivador se o vendedor traçar metas e estratégias para aumentar a rentabilidade da empresa.

Você pode estabelecer um número x de contatos a serem realizados diariamente e, inclusive, estipular objetivos pessoais para novos contratos e seus respectivos valores de comissões.

Os resultados vão valer a pena e incentivá-lo ainda mais a colocar em prática os planos para prospectar clientes.

E então, você está pronto para procurar clientes novos? Como pretende fazer isso? Conte para a gente através dos comentários!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: