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Os segredos para um plano de vendas bem elaborado

por: Afonso Bazolli
fonte: Redação
02 de julho de 2012 - 0:00

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Quem trabalha na área comercial sabe que um planejamento de vendas elaborado estrategicamente é fundamental para atingir os resultados esperados. Periodicamente, é necessário rever ou criar condições para que o planejamento de vendas possa ser facilitado. Isto quer dizer que o planejamento deve começar antes da distribuição de uma carteira de contas para o vendedor trabalhar e antes da identificação das oportunidades.

Quem aposta nesta tática é Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo, que desenvolveu seu plano de vendas baseada em vários fatores como territórios, clientes, contatos, ofertas, oportunidades e ciclos de vendas. Abaixo, Enio Klein utiliza seu próprio exemplo para descrever as questões relacionadas à dimensão de planejamento, comentando os principais conceitos e como eles são aplicados na SalesWays.

- Um dos segredos de um plano de vendas é, primeiramente, definir quem será o alvo de suas ações e identificar onde encontrá-lo, ou seja, quais os territórios de venda e como atuar em cada um deles. Atingir o país todo é tentador, mas requer uma capacidade de investimento que poucos têm. Daí a importância de atuar de forma direta nos mercados mais próximos e com capacidade de formação de opinião.

- Limitar a extensão do território de vendas e torná-lo compatível com sua capacidade de cobertura é uma das primeiras métricas a cumprir em um plano de vendas, principalmente quando se precisa investir muito em disseminação e aculturamento antes que seja possível realmente vender alguma coisa.

- É preciso também criar condições para que sejam identificadas as oportunidades de venda. Para isso, são criadas ações de marketing que procuram aproximar o cliente potencial definido à oferta que melhor atenda seu perfil.

- Outra ação importante no sentido de preparar a empresa para a execução é a capacitação de profissionais, seja por treinamentos internos ou formação executiva e de negócios. Com esta iniciativa, a empresa pode ter profissionais capazes de entender e relacionar as necessidades dos clientes com o que a empresa pode oferecer para suprir e atender a estas demandas.

- Não basta ter produtos vencedores e de qualidade para obter sucesso com um plano de vendas. É necessário compreender como este produto será oferecido, tanto em termos de preço quanto em proposição de valor. É preciso ter claro que benefícios tangíveis os clientes terão com o uso de seus produtos e serviços. Mais do que isto, é importante entender porque estes benefícios serão maiores e mais consistentes do que os do concorrente.

- O planejamento de vendas exige cuidado com os objetivos para que as necessidades de investimento não ultrapassem o orçamento ou a capacidade estabelecida. É bem mais prudente fazer bem feito com um plano mais compacto do que tentar abraçar o mundo com as mãos de forma precária por falta dos recursos necessários.

- Imprevistos como crises econômicas, fatores mercadológicos e outros podem exigir revisões periódicas no planejamento de vendas. Estes fazem parte e precisam ser tratados na medida em que são identificados. Também há os imprevistos positivos que podem proporcionar oportunidades interessantes aos planos de vendas.

“Ter um planejamento de vendas bem definido não é um diferencial, é uma premissa. Só assim é possível ter destaque frente à concorrência, garantindo boa performance, produtividade e, por consequência, credibilidade e a proximidade de clientes e prospects”, finaliza Enio Klein

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Comentários (2)
  1. Muito interessante a matéria, de conteúdos, perspectivas, principalmente, para quem atua no ramo.
    Apesar de já ter algum tempo de atividade como Atendimento ao Cliente no segmento de prestação de serviços é sempre importante obter ideias novas com conteúdo, ajuda a se profissionalizar com qualificação para nosso dia a dia.
    Parabéns!!!

    marco a. silva em 04 de dezembro de 2012 - 11:25
  2. Gostei , realmente devemos ficar atento as nuances geral do mercado, porém, não desfocar das exigências que impõe cada concorrente, considerando as regiões e cidades, assim podermos ajustar a politica de negociação da empresa com base na cultura local.

    Parabéns pela matéria.

    Reginaldo paz em 02 de julho de 2012 - 11:04

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