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13 de fevereiro de 2022 - 12:10 - atualizado às 16:36

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Ferramenta gratuita de mensagens possibilita a criação de perfis comerciais para MPEs

Meio de comunicação comum para troca de mensagens no dia a dia com a família, amigos e colegas de trabalho, o WhatsApp pode funcionar também como uma ferramenta essencial para o seu negócio, principalmente com o WhatsApp Business, versão do aplicativo criada em 2018.

A pesquisa “O impacto econômico do WhatsApp no Brasil” realizada pela MorningConsult, revela que 87% das micro e pequenas empresas acreditam que o aplicativo auxilia na comunicação com os clientes. Outras 75%, que utilizam a ferramenta, afirmam que ela viabiliza vendas em outras cidades, Estados e países.

O levantamento mostrou ainda que 81% concluem que sua utilização contribui para o crescimento da empresa e 61% dos pequenos negócios que participaram da pesquisa afirmaram ter contratado mais colaboradores após o uso do WhatsApp Business.

Esteticamente, o WhatsApp Business é muito similar ao WhatsApp tradicional, o que proporciona uma maior comodidade e navegação, já que seu uso se torna intuitivo. Entretanto, ele possui funcionalidades diferentes que facilitam a vida do empresário. Confira algumas delas:

:: COMO FUNCIONA ::

PERFIL COMERCIAL

É possível criar um perfil com informações básicas de sua empresa, tais como horário de funcionamento, site, redes sociais, e-mail, descrição da empresa e seu endereço físico, até mesmo utilizando um link direto para um mapa.

FERRAMENTAS DE MENSAGEM

O recurso possibilita a criação de mensagens instantâneas e permite salvá-las para usar posteriormente. Faça isso com as mais usadas, por exemplo. Se um cliente mandar um “boa tarde”, é possível deixar registrado um texto de boas-vindas com as informações básicas. Esse texto pode ser personalizado de acordo com seu negócio e enviado para todas as pessoas que entrarem em contato, para todos os novos contatos que ainda não estão na sua agenda, para apenas um grupo de pessoas da sua lista ou até mesmo para aquele cliente específico tornando a sua comunicação muito mais rápida e eficaz. O aplicativo também permite a criação de mensagens de ausência temporária e até respostas rápidas que vão agilizar o atendimento para as perguntas mais frequentes.

RÓTULOS

Aqui é possível organizar os contatos ou bate-papos para que sejam facilmente encontrados. Os rótulos ajudam a organizar contatos ou conversas com etiquetas de identificação. Cada etiqueta terá uma cor diferente e pode ser personalizada de várias formas diferentes.

CATÁLOGO DE PRODUTOS

Essa é uma funcionalidade que permite ao empreendedor criar listas de produtos/serviços, colocando imagens, títulos, descrições, códigos e até link para pagamento.

ESTATÍSTICAS

Não adianta nada disparar mensagens sem mensurar os resultados. Esse recurso oferece as estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e até recebidas, permitindo um maior controle sobre a efetividade das ações.

:: BOAS PRÁTICAS ::

SEJA COMUNICATIVO

Responder rapidamente às dúvidas dos seus clientes é importante. A ferramenta oferece um selo pela agilidade que aparece em destaque na página da empresa. Sabemos que a correria do dia a dia pode não permitir respostas instantâneas, mas responder o mais rápido possível pode gerar uma conexão mais fluída com os clientes.

MONITORE TENDÊNCIAS

Notou que há várias pessoas fazendo as mesmas perguntas, como qual é o seu horário de expediente ou sua política de devolução? Sempre que perceber uma tendência nas perguntas, será interessante pensar em criar repostas salvas com a ferramenta de mensagens instantâneas. Elas podem ajudar a minimizar o grande volume de mensagens com perguntas semelhantes.

DEFINA EXPECTATIVAS

Algumas pessoas podem enviar mensagens esperando receber respostas a perguntas que não são possíveis de responder por mensagens. Em casos assim, a mensagem de saudação é uma alternativa. Uma padaria, por exemplo, pode incluir na saudação a informação de que os pedidos de bolos personalizados são recebidos por telefone em vez de online. Isso ajuda a definir as expectativas antes de seus clientes enviarem a primeira mensagem, poupando o tempo de todos os envolvidos.

SAIBA COMO RESPONDER A PERGUNTAS DELICADAS

Quando as perguntas são simples, como o horário de funcionamento, é sempre melhor responder publicamente para que todos recebam a informação. Contudo, quando o assunto envolve questões delicadas, como cobranças e reclamações, por exemplo, o ideal é usar as respostas privadas.

ESCREVA COMO SE FALA

Deixe as formalidades de lado, mas também tome cuidado para não parecer indelicado. O melhor tom das mensagens é aquele amigável e respeitador, como se o atendimento estivesse sendo presencial ou por telefone. No WhatsApp Business, a linguagem pode ser mais simples e próxima. Vale usar emojis e figurinhas, até mesmo criando as próprias do estabelecimento. Seja criativo!

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