Apr
16

Por que as pessoas fracassam em vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: Venda Mais
15 de abril de 2015 - 18:06

Por-que-as-pessoas-fracassam-em-vendas-televendas-cobranca

Por: Paulo Ferreira

1) Entram na profissão achando que será fácil.

Pensam somente em ganhar dinheiro como vendedor, esquecem do trabalho que é necessário fazer para conseguir resultado. Decidem pelo dinheiro, não pelo trabalho em si como representante ou vendedor.

2) Baixa maturidade para enfrentar os desafios.

Os problemas que são normais na rotina de quem vende tornam-se o centro da desmotivação. Quando deveriam buscar aprimorar sua competência para enfrentar os desafios, preferem dar desculpas e procurar por culpados.

3) São desorganizados.

Falta a organização mínima para se trabalhar em vendas. Não carregam consigo os materiais imprescindíveis em uma visita, por exemplo, cartões de visita e uma pasta com folderes atualizados. Não é raro esquecerem do nome da pessoa que lhes atendeu na última visita.

4) Focam apenas no resultado.

O resultado torna-se o principal objetivo, isto significa que o trabalho necessário para conseguir o resultado fica totalmente em segundo plano. Esse erro de foco faz com que tenham baixa capacidade de lidar com objeções e questionamentos por preço.

5) Sofrem frente à rejeição.

Qualquer questionamento faz com que sofram e desistam do propósito de quem trabalha em vendas. Persuadir e fazer com que o cliente se interesse pelo produto ou serviço que se vende deve ser o objetivo maior de quem trabalha em vendas.

6) Têm muita dificuldade com as objeções.

A recusa, os questionamentos e as objeções desencorajam quando na realidade deveriam ser a alavanca da motivação de quem atua em vendas. Além de fazer negócios com quem já deseja comprar, a função das pessoas que vendem é contornar objeções e mudar a percepção do cliente para conseguir vender. Se esse não for o papel fundamental do vendedor, então bastaria ser apenas um atendente ou contato comercial.

7) Geram influências negativas.

A característica que mais leva ao fracasso em vendas é tornar-se uma influência negativa dentro da profissão. Além de não conseguirem vencer os desafios mais simples ao profissional de vendas, tentam influenciar outros colegas de profissão com suas convicções negativas sobre preço, situação econômica, etc.

8) Reclamam da empresa que representam.

As pessoas que trabalham em vendas e já tiveram sucesso sabem que é fundamental ter sinergia com a empresa e, principalmente, com o gerente. Aprenderam também a acatar as decisões comerciais da diretoria. O papel da pessoa que atua em vendas não é dirigir a empresa. O papel da pessoa que vende é superar os desafios do trabalho e vender.

As pessoas que fracassam em vendas têm uma característica em comum: reclamam da empresa, do gerente, do supervisor, do preço e do produto, enfim, de tudo que deveria ser visto como motivos para vender, que se torna motivo para reclamar e é visto como empecilho à venda.

9) Não reconhecem suas deficiências.

O caminho mais rápido para fracassar em vendas é negar que o problema está em você. Se outras pessoas estão vendendo o mesmo produto e serviço e você não, é claro que o problema está com você. Aqueles que fracassam nunca assumem a responsabilidade pelo fracasso. Se fizessem isso naturalmente, passariam a ter sucesso porque procurariam aprimoramento naquilo que ainda precisam melhorar.

10) Têm medo dos desafios.

Todas as pessoas foram iniciantes um dia, até um presidente da república nos primeiros meses é um amador como presidente, tem medos e receios como todo mundo, mas se prepara arduamente. Ele não quer desistir, ele quer vencer os desafios e ter sucesso. O que é inaceitável para uma pessoa que atua em vendas é achar que já sabe tudo. Aqueles que fracassam agem como quem não precisa aprender mais nada, embora quando perguntados neguem isto com veemência.

Quando uma pessoa decide vencer os medos, como o de enfrentar um cliente ou negociação difícil, de persuadir um cliente cético, de trabalhar arduamente para ter sucesso ou melhorar sua argumentação, ela sai do grupo dos fracassados em vendas e começa um caminho para o sucesso.

Ter sucesso em vendas não significa apenas ganhar muito dinheiro, significa, sim, dominar todas as situações que envolvem o ato de vender e sentir prazer pelo que se está fazendo.

Se você se viu em algumas das situações acima, repense a maneira como você encara o trabalho na área de vendas. Quem sabe esteja apenas faltando entender que vender é tão difícil quanto ser médico, dentista, advogado, presidente ou caminhoneiro. Tem o ônus e o bônus. Decida pagar o ônus para colher o bônus.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: