Apr
25

Por que determinadas metas fracassam?

por: Afonso Bazolli
fonte: Administradores.com
24 de abril de 2016 - 14:10

Por-que-determinadas-metas-fracassam-televendas-cobranca

“Mais de 2.000 anos atrás, Aristóteles definiu que o nosso mundo é regido pelo Princípio da Casualidade, ou seja, nosso mundo é regido pela ordem e existe uma razão para tudo o que acontece”

Por: Sergio Ricardo

Com certeza você conhece alguém que vive falando “Ah, se eu tivesse nascido em outro país”, “Ah, se eu tivesse nascido em uma família rica”, não é verdade?

Mais de 2.000 anos atrás, Aristóteles definiu que o nosso mundo é regido pelo Princípio da Casualidade, ou seja, nosso mundo é regido pela ordem e existe uma razão para tudo o que acontece.

Hoje, chamamos esse entendimento como a “lei da causa e efeito”, onde cada efeito ocorrido em nossa vida existe uma causa específica.

Isso não quer dizer que alguns sonhos não se realizam porque determinada pessoa é incapaz ou não possui um “dom especial”.

Muito pelo contrário, essa lei permite que qualquer pessoa alcance qualquer sonho, a partir do momento que identificamos as causas necessárias para gerar o efeito desejado (também pode ser lido como sonho ou objetivo).

Se desejamos emagrecer, mais produtividade no trabalho, melhor qualidade de vida, equilíbrio financeiro (efeito) precisamos entender quais os fatores geradores (causas).

Ao direcionarmos nossa energia, a partir de uma correta definição de metas para gerarmos essas causas, consequentemente, vamos conquistar esse efeito.

É como uma fórmula matemática, onde independentemente das variáveis (efeitos desejados e causas que precisão ser seguidas) o resultado vai ser obtido.

Essa lei também funciona para o seu reverso: Caso você não queria mais um efeito (excesso de peso, baixos resultados, relacionamentos nocivos), você precisa identificar quais as causas geradas para eliminar ou minimizar essa causa, assim, você poderá viver em conformidade e equilíbrio com seus desejos.

O nosso mundo é redigo pela lógica e não pelo acaso, quero deixar claro que não estamos abordando questões religiosas, ok?

Tudo ocorre por uma razão: Ao repetirmos as causas, podemos alcançar os efeitos relacionados, independente de quem somos, onde nascemos ou quem acreditamos ser.

Pode parecer um pensamento lógico e que todo mundo sabe, mas na verdade, não é. Como prova disso, certa vez Albert Einstein disse que “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e querer resultados diferentes”.

Agora, podemos entender porque tantas pessoas estão insatisfeitas com suas vidas, mas não conseguem mudar seus resultados ou a causa da infelicidade. Por mais que desejam mudar, ainda estão fazendo a mesma coisa. Isso não é culpa delas.

Grande parte das pessoas está acostumada a colocar a responsabilidade pelos sonhos e objetivos não se realizarem, em outras pessoas ou circunstâncias. Isso ocorre muito porque esse costume é ditado por nossa sociedade, não sendo culpa da pessoa.

O nosso dia a dia é muito corrido e muitas vezes somos desestimulados a pensar e analisar nossa vida, assim grande parte das pessoas ainda não conseguiu identificar quais as causas que precisam ser feitas para gerar os efeitos que desejam.

Após analisarmos as causas que precisamos incluir ou tirar de nosso dia a dia para conquistar os efeitos desejados (nossos sonhos e objetivos), devemos definir corretamente uma meta.

Caso, você ainda não siga um método testado e comprovado de definição de metas, fique tranquilo.

Eu passei anos estudando em livros e treinamentos, além de aplicar e testar o que eu aprendia até entender como é um bom método de definição de metas e quais os cinco obstáculos que impedem a conquista de metas.

Eu escrevi um e-book com esse aprendizado e você pode aprender gratuitamente quais os 5 obstáculos que impedem a conquista de metas ao clicar nesse link.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Texto excelente, parabéns, no dia a dia da vida é exatamente assim; aquele que quiser evoluir e alcançar resultados melhores e positivos precisa agir e reagir com atitudes diferentes. E ainda se perguntar o que quer porquê, onde está e onde quer chegar em que tempo.etc. é a vida…

    Reginaldo paz em 26 de abril de 2016 - 11:05
  2. Ótimo texto, de fato somos acostumados a colocar a colocar a culpa nos outros em tudo que dá errado em nossas vidas, tenho refletido muito sobre, e achei muito interessante um artigo que fala exatamente desta reflexão, muitos brasileiros precisavam ler este artigo e entender que; o que passamos seja bom ou ruim, depende muito de nossas escolhas.

    Carina em 25 de abril de 2016 - 14:56
  3. Acredito que este conceito pode ser bem aplicável a diversas áreas de nossas vidas, porém no mundo financeiro e de cobrança esta realidade não se aplica, durante 25 anos foram raros os casos que bancos, financeiras entre outras criaram metas coerentes com a realidade, embora o assunto seja direcionado para uma questão profissional para crescimento é que quando ouvimos falar em metas muitos acham que bastam estabelecer um numero e pronto, todos devem correr atrás, e não é por ai, concordo que temos de fazer coisas diferentes, mas as metas devem ser reais casos contrario sera uma eterna frustração.
    Aguinaldo Silva

    guina em 25 de abril de 2016 - 13:38

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: