Sep
13

Por que precisamos de técnicas de vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: ADVB
12 de setembro de 2018 - 18:07

Por-que-precisamos-de-tecnicas-de-vendas-televendas-cobranca

Por: Alfredo Duarte

Vender é o ato intencional em que o fio condutor depende de interação, influência, convergência de interesses e grandeza humana.

Parece pomposo, mas isso descarta de cara a visão condicionada de que vender é dar um golpe no Zé.

Pode ter sido e pode subsistir em culturas e mercados, mas é ultrapassado e pouco inteligente. Simplesmente, mais caro e mais obtuso.

O ato intencional é o primeiro fundamento da venda. O vendedor precisa querer vender, a vendedora precisa acreditar na sua capacidade de fechar o negócio. Esse querer honesto, essa crença construtiva, são energia da venda.

A interação, o contato humano ou por meio físico ou virtual que o substitua, cria o fluxo e a troca de informações, a consideração de opções e alternativas, estabelece vínculos e liberta o ego no exercício de criar empatia, produzir segurança e estabelecer confiança mútua. A interação é a arte da venda.

Influência é o processo humano impresso em nosso DNA desde que os primeiros humanos começaram a fazer trocas. Podem existir exceções, mas no fundo todos somos persuasores natos, seja para negócios seja para as demais situações em que não somos autossuficientes. A influência é o poder da venda.

Negócios acontecem, produzem boas consequências e se repetem quando ocorre convergência da vontade, do processo e de decisão negocial. E é por isso que precisamos das técnicas de venda.

Técnicas de vendas são representações intelectuais e comportamentais de intenção, interação e potencial de influência. Boas técnicas canalizam a emoção, organizam o fluxo de informação e agilizam o momento de decisão. Concorda?

Intelectualmente, técnicas de vendas se manifestam e provocam reações emocionais, racionais ou uma síntese desses aspectos, ao mesmo tempo em que consideram necessidades presentes, possibilidades latentes e priorizam soluções valorizadas pelos clientes.

Mas nem sempre é assim, porque técnicas de venda não têm bula, nem receita.

Mas podem e devem ser estudadas, aplicadas e reavaliadas com senso crítico construtivo, tornando vendedores e vendedoras melhores profissionais. Você tem consciência do efeito das técnicas de vendas que usa mais regularmente?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: