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15 de abril de 2024 - 17:01

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Atrair leads e ampliar as conversões são metas presentes no planejamento de todas as empresas e isso é realmente algo muito positivo. Mas, como anda o seu pós-venda?

Como já disse o autor e especialista em marketing, Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Por isso, analisar, melhorar e monitorar o pós-venda do seu negócio é, antes de tudo, um investimento assertivo que a sua empresa irá fazer para aumentar as vendas e fidelizar cada vez mais clientes. Se você já percebeu que o pós-venda da sua empresa precisa melhorar, mas não sabe por onde começar, continue acompanhando esse artigo e confira algumas dicas que irão te apoiar nesse importante processo.

Busque conhecer a experiência do cliente

Seu time se dedica para atrair mais leads e ampliar as conversões. Porém, esses consumidores dificilmente voltam a comprar da sua empresa? Se a resposta for sim, é fundamental que você reveja urgentemente o seu pós-venda.

Entender como foi a experiência do cliente de ponta a ponta é uma das tarefas que o pós-venda pode realizar. Hoje, há diversas formas de se aproximar do cliente e buscar entender o que ele mais gostou e o que é preciso melhorar na jornada de compra.

Utilizar a metodologia NPS (Net Promoter Score) é essencial nesse processo, pois ajuda a mensurar o desempenho da empresa no seu relacionamento com o cliente, a qualidade dos serviços e produtos e o nível de satisfação que essa jornada gerou no consumidor.

Simples, rápida e prática, a pesquisa NPS dará uma visão mais clara de como o pós-venda pode atuar de forma estratégica para aumentar as vendas e fidelizar mais clientes.

Não adie a resolução de problemas

É comum que o pós-venda se apresente também como um canal no qual o consumidor relata problemas, falhas e incômodos gerados pelo produto ou serviço. Nesses casos, ter uma atuação ágil e resolutiva é fundamental para reter esse consumidor e proporcionar uma experiência diferenciada com a marca.

Porém, quando não há um olhar estratégico para o pós-venda, o que pode acabar acontecendo é uma demora excessiva para solucionar o problema do cliente, pois na fila de prioridades ele não tem destaque. Isso geralmente ocorre em empresas que focam somente em conquistar novos consumidores e acabam não dando a atenção necessária para os clientes que precisam de atendimento no pós-venda.

Utilize o melhor da solução omnichannel para fortalecer o seu pós-venda

Aprimorar o pós-venda é como um desdobramento de todas as iniciativas e investimentos que as empresas fazem para melhorar o relacionamento com os seus clientes. Sendo assim, uma solução omnichannel de excelência certamente é uma aliada e tanto para um pós-venda de sucesso.

Com todas as informações dos clientes centralizadas em uma mesma plataforma, é muito mais fácil entender a jornada e ajudá-lo no pós-venda. Além disso, as integrações da plataforma possibilitam o envio automático da pesquisa NPS assim que é finalizado o ticket, inclusive via WhatsApp.

Outro recurso que auxilia no fortalecimento do pós-venda é o envio de mensagens em massa, que são direcionadas para segmentos de clientes específicos com base em seus dados exclusivos, como pedidos, localização ou CSAT. Com isso, sua empresa pode melhorar a retenção atenuando problemas, enviando ofertas de construção de marca ou reconquistando clientes insatisfeitos.

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