Um dos principais medos que afligem um empreendedor, de qualquer segmento de negócio, é a imprevisibilidade. Ou seja, fechar as contas do mês sem saber como será o próximo.
Claro, a partir do momento que um empreendimento ganha robustez e reconhecimento de mercado, fica cada vez mais claro como projetar metas e entender como as sazonalidades afetam as vendas do negócio.
Ainda assim, é sempre uma aposta a performance do mês seguinte, tudo sempre pode acontecer – a pandemia de 2020 está aí para provar isso.
Mas você já percebeu que há modelos de negócios digitais que conseguem prever as vendas do mês seguinte com muito mais clareza, tal como se fosse a mensalidade de uma escola particular?
Essa é uma sacada genial, chamada recorrência, que, talvez, possa ser usada no seu e-commerce.
O que é uma venda recorrente?
A recorrência já faz parte do nosso dia a dia enquanto consumidores e, na maioria das vezes, nem nos damos conta disso. Um exemplo muito palpável são os serviços de streaming. Qual foi a última vez que você pagou a sua Netflix, você se lembra?
No momento da assinatura, você cedeu os seus dados de cartão de crédito e, mês a mês, esse serviço é acrescido na sua fatura, sem maiores dores de cabeça ou preocupações.
Então, uma venda recorrente é aquela em que a cobrança é feita de forma automática para o consumidor, partindo do pressuposto de que ele vai usufruir do produto e/ou serviço periodicamente, de acordo com a assinatura feita.
Como operacionalizar isso?
Para que a recorrência ocorra sem erros de lançamento ou prejuízos financeiros para o negócio, é preciso automatizar essa operação. Isso é feito através dos meios de pagamento.
A partir do agendamento de transações futuras, é possível fazer de maneira automática uma cobrança com frequência pré-determinada, sempre no mesmo dia e com o mesmo valor. Essa frequência pode ser anual, semestral, mensal, quinzenal ou, até mesmo, diária.
Vale lembrar que também é possível configurar diferentes formas de pagamento para a cobrança via pagamento recorrente. Mas o mais usual e seguro é o cartão de crédito.
Qual a diferença entre recorrência e parcelamento?
Achou a recorrência parecida com o parcelamento? A grande diferença entre essas duas funcionalidades oferecidas por um meio de pagamento é a comodidade para o consumidor final.
A recorrência não compromete o limite do cartão de crédito do cliente. Os lançamentos são feitos mês a mês, como se fosse uma compra pontual.
Além disso, é possível configurar a recorrência para que a cobrança seja feita por outros métodos de pagamento, como Pix e boleto bancário, e não somente por cartão de crédito.
Vale lembrar ainda que a venda recorrente pode e deve estar atrelada a outras funcionalidades do meio de pagamento, como é o caso do card updater.
O card updater atualiza os cartões de crédito expirados que foram reemitidos de maneira automática, eliminando a necessidade de atualização manual por parte do consumidor final.
Essa funcionalidade é muito útil para mitigar os churns involuntários, ou seja, a suspensão do plano por falta de pagamento quando um novo cartão é emitido e não é atualizado na base de dados da cobrança.
Quais modelos de negócio podem usar a recorrência?
Até agora, falamos muito da recorrência aliada a serviços, mas como isso pode ser útil para a venda de produtos no seu e-commerce?
Cada vez mais, entra em pauta no mercado a necessidade de personalização e identificação do público com as marcas. Nesse sentido, os consumidores, sobretudo os jovens da geração Z, não adquirem produtos apenas pela sua função ou baixo preço.
Isso significa que há um novo modelo de negócio que pode ser explorado: a oferta de produtos como serviços, com foco na customização e na entrega de valor e comodidade.
Há poucos anos, estourou o modelo de negócios de boxes de assinatura: curadoria de vinhos recebida mensalmente em casa, cafés, livros, produtos de beleza e, até mesmo, produtos pet.
Esse modelo de assinatura para receber itens-surpresa ainda é muito explorado e rentável. Mas, pensando que o consumo consciente é o futuro do consumo, não é sustentável a longo prazo. Afinal, o consumidor paga para receber em sua casa itens que, por vezes, nem precisa.
Então, a oferta de produtos como serviço tende a dar um passo à frente. Os e-commerces de produtos pet já vêm dando uma aula disso.
Se você tem um animal de estimação, sabe que, recorrentemente, precisa comprar ração, tapete higiênico, remédio de pulga etc. Nos aplicativos e sites de e-commerces de produtos pet, é possível configurar uma assinatura para esses produtos, definindo a periodicidade que precisa que os itens cheguem até a sua casa.
Além dessa comodidade, os produtos recorrentes costumam ter descontos. Afinal, é muito vantajoso para o lojista saber que pode contar com aquela compra de tanto em tanto tempo e, por isso, é viável e benéfico oferecer um desconto para o cliente para garantir essa recorrência.
Dito isso, você já parou para pensar em quantos itens são de uso recorrente dos seus clientes e que seria possível oferecer via recorrência?
Dessa forma, você consegue agregar comodidade e valor para o seu consumidor final e, de quebra, fazer uma gestão de fluxo de caixa muito mais assertiva.
Produtos de cabelo, cosméticos, produtos infantis, produtos de nicho profissional, descartáveis, entre outros, são somente algumas das muitas potencialidades de produtos como serviço para se trabalhar com a recorrência.
Vantagens da recorrência
Para o seu negócio, a recorrência permite ter um maior controle de entradas e saídas, bem como fazer um melhor controle de estoque. Isso porque é possível estimar o quanto você estará vendendo por alguns meses.
Já para o cliente, não ter que pensar naquela compra todos os meses nem ter o trabalho de refazer o pedido é uma comodidade que contribui para a satisfação e a fidelização desse consumidor ao seu negócio.
E se você ainda não se convenceu de que a recorrência é uma boa ideia, saiba que 19% dos brasileiros optam por cadastrar uma compra recorrente online quando têm a possibilidade. Os dados são da pesquisa E-commerce Trends da Octadesk e do Opinion Box.
Então, agora é hora de refletir se a recorrência e a transformação dos seus produtos em serviços são um caminho viável para o seu e-commerce. Tenho certeza de que, se for aplicável ao seu modelo de negócio, será um caminho muito frutífero para o seu empreendimento a longo prazo.
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